Eficiência na gestão empresarial: As soluções do Excel

setembro 1, 2017 3:14 pm

Aposente o lápis e a caderneta na gestão de sua empresa

Não é algo incomum encontrar lojas no centro da cidade com os dizeres “Fechado para balanço”. Além de um incomodo para o consumidor, que deverá retornar em outro dia, para o gestor, fechar as portas – por mais breve que seja o período – representa perda de tempo, vendas e, mais diretamente, dinheiro. Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização do tempo torna-se fundamental. Assim, o gerenciamento dos dados da entidade tem, no setor tecnológico, seu principal aliado. Nesse sentido, destacam-se aplicativos como o Excel, que apresenta, além de um fácil acesso, diversas ferramentas que possibilitam uma gestão automatizada da empresa.

Motivos para trocar registros a lápis pelo Excel:

GERENCIAMENTO FINANCEIRO

Com a possibilidade de um registro de estoque, caixa diário e fluxo de caixa, apurar os resultados apresentados torna-se algo realizável em minutos, em vez de dias. Com isso, o planejamento dos investimentos a serem realizados pela empresa tornam-se mais assertivos, maximizando acertos e, consequentemente, lucros.

VENDAS

O cadastro de clientes e fornecedores – pessoas chave para a empresa – torna-se algo simples e de fácil acesso. Oferecer promoções para o cliente certo, de acordo com seus hábitos de consumo, ou negociar descontos com um fornecedor parceiro da empresa há muito tempo são atividades que são de simples realização quando se tem o controle. Além disso, com o registro de entradas e saídas de produtos, planejar promoções em épocas cuja saída, historicamente, é menor faz com que a empresa consiga se planejar e controlar seu estoque de forma efetiva.

RECURSOS HUMANOS

Nem só de finanças vive o Excel. O controle de informações trabalhistas, além do cálculo do custo do empregado de acordo com o regime tributário, ou até mesmo custo de demissão, são resultados chave obtidos com o preenchimento e acompanhamento de dados. Com isso, o melhor momento para contratar ou, até mesmo, enxugar a folha salarial são evidenciados de acordo com as situações já expostas acima, já que existe a possibilidade de criação de:

PLANILHAS AUTOMATIZADAS

Como é algo perceptível, as ferramentas apresentadas são interdependentes no dia a dia da empresa. Com relação a esse fato, o Excel permite a exposição de todos esses dados de forma interligada, possibilitando – além da elaboração de gráficos – o acompanhamento de registros históricos da empresa e facilitando, tanto o gerenciamento, quanto a mensuração e previsão das demandas ou dos gastos da entidade em um certo espaço de tempo.

Em 2010, 60% das empresas mineiras – segundo o SEBRAE – fecharam as portas até o segundo ano de funcionamento por falta de planejamento e de conhecimento administrativo. Não trilhar o mesmo caminho é fundamental, e nós podemos te ajudar. Se identificou com esse artigo? Conheça nosso blog, entre em contato conosco. Estaremos à disposição para entender sua demanda.

Pedro Dias – Consultor UCJ

Categoria: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *