8 ESTRATÉGIAS DE MAXIMIZAÇÃO DA UTILIDADE DE SEU PRODUTO

outubro 13, 2015 3:15 pm

 

Todo produto, não importa o público alvo, tem uma vida e estratégias de divulgação para serem utilizadas.

Antes de tudo, deve-se saber o que é um produto. Um produto deve ser tangível, mensurável e comparável. Os produtos têm um ciclo de vida, que começa na sua fase de desenvolvimento, introdução ao mercado, crescimento, maturidade e declínio. Para maior entendimento, observe a imagem abaixo:

 

Imagem texto 1

imagem texto 2

 

Nas fases de desenvolvimento e introdução, tem-se um investimento maior, porque o produto deve ser inserido no mercado. Quando o produto em questão entra na fase de crescimento, percebe-se uma maior participação e lucratividade até chegar ao declínio. Ao chegar ao declínio, o empresário tem algumas opções, de acordo com a análise do mercado e ambiente. A primeira é tirar o produto do mercado, porque o produto passa a dar prejuízo e perder participação. A outra opção é fazer um estudo sobre os problemas do produto e renova-lo, como fazem as empresas de tecnologia.

Uma outra forma de entender este gráfico, é vendo a matriz BCG (Boston Consulting Group). A matriz BCG segue em quatro partes: oportunidade, estrela, vaca leiteira e abacaxi. Cada uma delas está alocada em um quadrante de um gráfico, baseado na participação de mercado e a taxa de crescimento do mercado., Como está demonstrado a
baixo:

imagem texto 3

 

Todo produto começa na oportunidade ou interrogação, ou seja, está em desenvolvimento ou está inserindo no mercado. Posteriormente ele tem duas opções: se tornar um abacaxi e sair do mercado ou tornar-se uma estrela.

O produto estrela é aquele produto chave do negócio, tomando como exemplo, seria o atual Iphone6. Quando o Iphone6 atinge o quadrante estrela, seu caminho natural é se tornar uma vaca leiteira ou mantenedora, que é aquele produto que mantém a empresa, não tem tanto investimento nele, todavia continua vendendo e mantendo a empresa no mercado. O abacaxi é o declínio do produto,quando  este se torna obsoleto e deve-se encerrar suas vendas, fazendo um estudo nele,  aperfeiçoando-o e relançando-o como uma nova oportunidade.

Contudo, como fazer a reciclagem dos produtos e como se deve criar novos produtos? A resposta não é tão complicada quanto parece.

Ao seguir estas 8 etapas, a definição do novo produto vai ser tranquila e produtiva.

  1. Geração de ideias: Nesta etapa deve-se ter com clareza as necessidades dos clientes, estudar todas as variações possíveis para o lançamento, fazer um brainstorming (como o nome diz, tempestade de ideias, em que os gestores da empresa se reúnem, extraem todas as ideias e posteriormente analisam cada uma e estudam-nas)
  2. Triagem de ideias: Depois de ter as ideias, deve fazer uma tiragem delas e analisar se encaixam-se no perfil do produto desejado.
  3. Desenvolvimento de conceitos: Aquise fazem 3 perguntas básicas:
    1. A quem o produto se destina?
    2. Qual o benefic
      io principal do novo produto?
    3. Por que e para que o publico alvo deveria usar ou comprar o seu produto?
  4. Análise de negócios: Para lançar produtos com maior probalilidade de obter sucesso, os profissionais de marketing necessitam efetuar análises sobre o negócio em que possibilitem a projeção de custos, lucros e retorno do investimento.
  5. Desenvolvimento de produto: Nesta fase é desenvolvido o produto em si (fórmula, medidas, cores, tamanhos, modelos, aromas, sabores, dimensões, embalagem, nível de preço pretendido, etc).
  6. Teste de mercado: Esta etapa é uma oportunidade para que as empresas conheçam como os consumidores e revendedores reagirão ao produto, seus níveis de experimentação, utilização e recompra.
  7. Lançamento do produto: Esta parte é de suma importância, por que aqui se analisa todo o processo no lançamento do produto. Nesse estágio a empresa deve investir altos valores no desenvolvimento de canais de distribuição e em estratégias de comunicação e promoção do novo produto.
  8. Acompanhamento do desenvolvimento do produto: Esta é a última etapa, uma das mais importantes do processo. Nesta etapa deve-se observar a receptividade do produto pelos clientes, observar os pontos negativos para desenvolvimento de novas melhorias, investir em propaganda e é nesse período que se tem um maior gasto com o produto, porque ele é o produto estrela, como foi dito logo acima.

Com essas etapas e estudo sobre produtos, a percepção de como agir e como identificar seu portfólio torna-se mais claro e coeso.

 

QUER SABER COMO FUNCIONAM AS ESTRATÉGIAS DO SEU PRODUTO? Conheça nossas soluções!


Autor: Lucas Bauth

 

Categoria:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *