9 Dicas para Redução de Custos na sua Empresa

outubro 26, 2015 7:12 pm

Os bons resultados das empresas não dependem apenas da melhora do faturamento e do lucro consistentemente ao longo do tempo. A Redução de Custos é estratégica para obter vantagens competitivas

Neste artigo você irá conhecer 9 dicas práticas para aplicar na sua empresa e iniciar já a redução de custos.

Continue lendo e veja como uma empresa conseguiu lucrar três vezes mais que seu concorrente, graças a uma boa redução de custos.

Redução de Custos

Redução de Custos: Um case de Sucesso

O fato ocorreu em 2005 na indústria automobilística. Neste ano a General Motors obteve um faturamento de US$ 193 bilhões e a Toyota faturou US$ 172 bilhões.

Enquanto a GM lucrou US$ 4 bilhões a Toyota lucrou quase US$ 12 bilhões – mesmo tendo faturado menos!

Como a empresa que faturou 10% menos conseguiu obter um lucro 300% maior que a sua concorrente? O motivo dessa diferença que se repetiu diversas vezes nesse mesmo mercado é explicada pela diferença na gestão dos custos.

A gestão dos custos deve ser parte da rotina da empresa, sendo ainda mais essencial em momentos de crise. A redução dos custos torna a empresa mais competitiva e propicia um aumento dos lucros.

Redução de Custos Diretos ou Indiretos?

Muitas vezes, no momento da escolha a primeira opção é cortar os custos diretos. Estes são os ligados ao core business da empresa, e normalmente são mais monitorados.

Porém o seu potencial de ganho é pequeno e apenas de longo prazo e pode arriscar a qualidade da empresa.

A melhor estratégia muitas vezes é cortar custos indiretos: aluguéis, contas de água, telefone, dentre outros.

9 Dicas para começar a Redução de Custos:

Para te ajudar a alcançar vantagem competitiva e aumentar seus lucros, listamos 9 maneiras práticas de como reduzir os custos:

Analisar de forma efetiva e periódica seus custos

Em um movimento de desespero para reduzir custos, é comum que as empresas comecem a fazer cortes sem critérios, o que acaba por não otimizar o processo de redução de custos.

Para isso não acontecer, deve-se fazer um levantamento de todos os custos da empresa e manter um histórico deles, realizando cortes naqueles que têm menos participação no lucro.

O que deve ser cortado é aquilo que não afeta nem a produtividade da empresa e nem o bem-estar dos funcionários.

Otimizar a jornada de trabalho

Aumentar a produtividade da sua equipe traz benefícios mútuos. A empresa economiza com horas extras, energia elétrica, e o trabalhador tem mais qualidade de vida.

“Em vez de trabalhar por longas horas, fazemos um período mais compacto e eficiente”

Uma forma de aumentar a produtividade na sua empresa é utilizando a Metodologia 5S, que explicamos melhor nesse post aqui.

Faça um processo de recrutamento e seleção efetivo

Hoje sabemos que investir em recrutamento e seleção fica muito mais barato do que pessoas selecionar apenas pelo seu conhecimento técnico elevado, porém sem perspectivas de permanências ou crescimento da empresa.

Coloque no papel os custos da rescisão de contrato e some a isso os gastos com contratação e treinamento de novo pessoal em um processo cíclico. Passe a selecionar pessoas que se identifique e tenha os valores da sua empresa, criando um time que vai se perpetuar por mais tempo e sempre trabalhando para o melhor da sua empresa.

Negocie as tarifas bancárias

Uma grande parte da receita da empresa é usada para pagar tarifas bancárias. O que poucos sabem, no entanto, é que essas tarifas podem ser renegociadas com o banco. Para conseguir uma redução, é necessário ter controle do caixa e estar em dia com os pagamentos. Essa é uma excelente forma de reduzir custos.

Procure os menores preços

Não compre sem pesquisar. Aposte nas pesquisas de fornecedores mais baratos (na medida, é claro, que não perca qualidade) e tente sempre barganhar preços. Estudos mostram que fornecedores de materiais similares podem apresentar uma discrepância de preço de 100%.

Atente-se aos Materiais de escritórios

Você sabia que a grande maioria das empresas conseguiria funcionar perfeitamente com 60% dos materiais de escritório que ela possui? Faça um estudo nos materiais de escritório utilizados corte nos seus materiais, se não for de 40% que seja de um pouco menos, baseado em suas análises sobre os recursos das empresas.

Em certas empresas é o próprio fornecedor que faz os levantamentos dos materiais a serem comprados. Salve raras exceções, nunca deixe que um fornecedor orce os próprios produtos que vai vender.

Analise o fluxo de caixa

Analise o seu fluxo de caixa dos últimos anos e detecte em quais meses houveram queda nas vendas ou recebimentos, tentado encontrar alguma sazonalidade na qual sua empresa está sujeita.

Com essa informação, você pode negociar melhores prazos de pagamento para suportar esses meses de baixa sem ter que pagar juros mais altos, aumentando sua margem de lucro.

Fornecedores

Normalmente eles correspondem a uma grande parcela dos gastos, em muitas companhias essa proporção chega a ser de 50% à 70%. Raramente ela é inferior a 20%.

Supondo que os bens e serviços comprados por uma determinada empresa correspondem a 50% de seus gastos, e você faça uma economia de 8%, sua margem de lucro será aumentada em 4%. Em termos de lucratividade apresenta um grande impacto.

Portanto é importante que seja adotada a prática de negociar melhores preços, evitando aceitar reajustes de preços de forma frequente.

Faça cotação de preços com outros possíveis fornecedores. Descubra de quem seus concorrentes compram e que preço pagam, e tente usar essa informação para barganhar com o fornecedor de seu concorrente.

Cuidado com contratos: assine apenas os necessários e importantes. Estes representam custos fixos que podem se tornar um problema mais tarde.

Adote um software de gestão integrada 

Em vez de manter diversos softwares para gerenciar estoque, finanças, recursos humanos e outras funções da empresa, considere o uso de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

São programas para fazer a gestão integrada do negócio. O uso de apenas um software otimiza os processos e reduz a oneração, uma vez que evita-se pagar várias licenças de uso, centralizando este tipo de gasto com apenas uma ferramenta.

Infográfico: 8 Passos para a Gestão de Custos

Para complementar as 9 dias que você aprendeu neste artigo, nós criamos um Infográfico com os 8 Passos para uma Gestão de Custos eficiente!

Acesse o link para baixar o arquivo:

INFOGRÁFICO: 8 Passos para a Gestão de Custos

 

 Por: Marina Perrupato Mendonça e Yule Mares

 

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