A CHAVE PARA REDUZIR OS CUSTOS E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA

junho 21, 2016 10:00 am

Qualidade, Produtividade e Redução de Custos 2

 

Em um contexto no qual as empresas travam uma batalha pelo consumidor e a rapidez para atender a demanda é fundamental, a produtividade se torna uma chave para o sucesso.

É partindo dessa premissa que a Metodologia 5S se tornou tão difundida nas maiores empresas mundiais. A prática japonesa de qualidade no ambiente de trabalho se baseia no sentimento de qualidade que é absorvido pelo próprio trabalhador da empresa.

A metodologia é baseada em 5 “sensos”, sendo eles: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.

O Senso de UTILIZAÇÃO

Tem como razão de ser a utilização de recursos de maneira objetiva, evitando ociosidade. Seus principais benefícios são o combate ao excesso e ao desperdício com uma grande capacidade de reduzir custos.

O Senso da ORDENAÇÃO

Apresenta a importância da organização como facilitadora da utilização e como fonte de aproveitamento de tempo. Ela propõe a organização dos recursos de forma racional como maneira de ganho de produtividade e de diminuição do estresse.

O Senso da LIMPEZA

É fundamental para melhorar o sentimento de bem-estar do trabalhador e compartilhar o sentimento de excelência apresentado para o cliente. Para que isso aconteça as melhores práticas dizem respeito à padronização da limpeza, como forma de tornar objetivo algo tão necessário.

Com a internalização dos três sensos anteriores a empresa está pronta para adotar os dois últimos:

 O Senso da SAÚDE

É uma consequência dos anteriores, somado à necessidade de preservação das condições físicas e psicológicas favoráveis das pessoas que são parte da organização e o senso da autodisciplina.

O Senso da AUTODISCIPLINA

Faz parte da necessidade de tornar as práticas anteriores algo interno da empresa, assimilada por todos aqueles que, de forma conjunta, constituem a instituição. É tornar as pessoas comprometidas com a melhoria contínua da qualidade de seu ambiente e de seu trabalho, assim como da produtividade da empresa.

Para que isso tudo aconteça e para que os ganhos, tão ricos, sejam efetivados, é necessário o papel do líder. Somente com o abraço da liderança sobre a necessidade de mudar e de tornar real as soluções para os problemas da empresa é que o 5S pode ser implementado.

A metodologia, que tem trazido tantos ganhos para pequenas e grandes empresas, é algo que necessita de tempo, apoio constante e autodisciplina. São estes os pilares para a melhoria das condições da organização e para os ganhos de qualidade.

Aumentar a produtividadediminuir custos e principalmente melhorar a qualidade de trabalho são fatores que podem fazer a empresa dar um salto em sua estrutura e conseguir, assim, se tornar uma instituição pronta para conquistar o sucesso que tanto almeja.

Com pequenas mudanças os impactos vão chegar. A melhoria no clima, o ânimo para trabalhar, o sentimento de pertencimento e a vontade para com o resultado são os fatores potencializados pelo 5S que podem fazer da sua empresa um destaque de mercado.

 

Escrito por: Ângelo Rodrigues, Vice-Presidente – UCJ

Palavras-chave: , ,

Categoria: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *