Alcance o Sucesso em sua Empresa através do Propósito

outubro 14, 2016 10:00 am

proposito

Nunca se falou tanto em propósito empresarial. Vivemos em uma era onde o produto da empresa não é suficiente para alcançar o sucesso. É necessário, portanto, de um objetivo para mover as empresas. Este argumento é confirmado através de um recente estudo realizado pela Deloitte©, que revela que empresas com um alto senso de propósito obtiveram melhores resultados financeiros que empresas que não o tinham.

Propósito Empresarial – O que é?

Ser guiada por um propósito quer dizer que as empresas trabalham direcionadas de dentro para fora, ou seja, internalizam o motivo pelo qual querem atuar e, a partir disso, geram resultados necessários para alcançá-lo. Concomitantemente, o resultado financeiro é gerado como uma consequência, não como uma causa.

O exemplo de empresas como a Apple©, que conquistaram público através do seu propósito empresarial fica latente na frase de seu fundador, Steve Jobs, que certa vez disse:

 “Estamos apostando na nossa visão. Preferimos fazer isso a fabricar produtos iguais aos outros. Vamos deixar outras empresas fazerem isso. Para nós, o objetivo é sempre o próximo sonho.”.

As empresas com um propósito estão sempre dispostas a seguir caminhos cada vez mais desafiadores, pois apenas assim atingirão as potencialidades que as fazem crescer de dentro para fora. Além disso, os resultados entregues pelos funcionários são sempre acima da média, uma vez que o propósito, de fato, reflete as motivações dos mesmos

Mas, afinal, porque esse propósito faz tanta diferença?

A resposta está no comportamento dos consumidores. Pesquisadores norte-americanos mostram que os consumidores estão suscetíveis a comprar um produto não pelo que ele é, mas sim o que ele representa. Utilizando o exemplo anterior, as pessoas não compram um Apple© simplesmente porque ele tem um design atrativo e simples de usar. Pessoas compram um Apple porque o seu produto tenta desafiar a tecnologia existente, revolucionando em cada projeto, afinal esse é o seu sonho.

Com isso, chegamos à conclusão que pessoas não desejam simplesmente o que você faz e sim o porquê você faz. Portanto, para obter maior sucesso é necessário um propósito. O objetivo central não deve ser negociar com todos que precisam do que você tem – pois, esse público facilmente encontrará outra empresa – o objetivo é fazer negócios com as pessoas que acreditam no que a sua empresa acredita.

E então, no que sua empresa acredita? Qual é o seu propósito?

Palavras-chave: , ,

Categoria: ,

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *