Atraia mais clientes com o Marketing Social

dezembro 8, 2016 10:00 am

clientes

 

Com as significativas mudanças que percebemos nas últimas décadas referentes à dinâmica do acesso à informação, já está claro que cada vez mais as pessoas apresentam senso crítico e questionamentos que antes não eram tão recorrentes. Dentre esses questionamentos se destaca a responsabilidade que o consumidor toma para si ao comprar um produto ou se associar a uma marca de alguma maneira.

Sendo assim, os consumidores têm exigido das empresas posturas que sejam condizentes com seus valores, não bastando mais que a empresa oferte produtos e serviços, mas sim, sendo necessário ter uma postura que busque se alinhar com as preocupações dos clientes.

Entender quais são essas preocupações tem se mostrado um grande desafio para as empresas. Deve-se alinhar os valores das empresas com os valores dos clientes, e então distinguir quais as causas irão representar melhor esses valores. Nesse contexto, surge o conceito de Marketing Social, que emprega um planejamento de mercado, estratégia e técnicas gerenciais, para o bem do indivíduo e da sociedade. Esse planejamento, muitas vezes, pede a construção de longo prazo de um conceito, um valor diferencial para a marca, que só será efetivamente percebido quando a iniciativa surtir efeito. Também é possível trabalhar em ações pontuais, que terão um efeito mais discreto na sociedade mas que geram empatia nos clientes atingidos.

Um dado interessante que mostra a crescente preocupação dos consumidores com as causas sociais vem de um estudo realizado pelo Instituto Ethos, mostrando que 50% dos consumidores brasileiros se declaram adeptos à prática de prestigiar ou punir as empresas com base em sua participação social. Desta forma, a responsabilidade social se mostra uma oportunidade de diferenciação no mercado, já que se a empresa conseguir mostrar que compartilha valores com os clientes, essa empatia criada será muito forte e difícil de ser quebrada.

Alguns interessantes exemplos da ações de marketing social, são o McDia Feliz, que já arrecadou mais de 200 milhões de reais para instituições que trabalham na melhoria da vida de crianças com câncer, o Ambev Recicla, que melhorou a gestão e a estrutura de mais de 60 cooperativas em 10 estados do Brasil, e o Adotar É Tudo de Bom, campanha da Pedigree para conscientizar as pessoas sobre a adoção de animais de estimação abandonados.

Com os exemplos, é possível perceber o alinhamento das iniciativas com a própria operação da empresa, mitigando as expectativas negativas que suas atividades poderiam gerar e criando empatia com seus consumidores. As iniciativas de Marketing Social são uma boa ferramenta para captar, de forma eficiente, a empatia dos consumidores para com a marca, sendo importante uma divulgação intensa de suas atividades e do impacto gerado pelas mesmas para engajar ao máximo seus clientes.

 

Escrito por Thalvaner Dolabella – Gerente de Negócios UCJ

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