Como o Facebook pode Alavancar suas Vendas

outubro 25, 2016 10:00 am

facebook

O mercado tem evoluído cada vez mais e uma prova clara disso é a importância que tem sido dada ao Marketing Digital e ao Marketing de Conteúdo. As mídias digitais e sociais, principalmente, têm feito toda a diferença no desempenho da maioria das empresas atualmente. Destacar-se, portanto, tem sido um dos grandes desafios do mercado, pois são milhares – se não milhões – de concorrentes que disputam, dia após dia, o mesmo público.

A web se tornou cada vez mais atrativa e as pessoas têm passado cada vez mais tempo em frente ao computador. Diante disso, as empresas decidiram adotar algumas estratégias que visassem alcançar esses consumidores. Muitos estudos voltados para o comportamento do consumidor na internet possibilitam uma atuação nas mídias digitais ainda mais eficiente e consistente. Dados como horários de pico de acesso, tempo médio de navegação de cada usuário e perfil do público que mais acessa a internet, por exemplo, podem possibilitar uma estratégia mais efetiva.

Segundo relatório da Rock Content®, empresa líder do segmento de marketing no Brasil:

“Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais.”

Dentre algumas ferramentas utilizadas, temos que o Facebook® pode ser a mais vantajosa dentre elas.

Mas, por que tamanha vantagem? O Facebook permite, além de uma divulgação e venda de serviços e produtos, a identificação do perfil dos consumidores, proporcionando uma maior aproximação com o público-alvo.

O primeiro passo antes da criação de qualquer publicação é a definição do objetivo que você deseja atingir. Qual é seu objetivo principal com a página? Se a página no Facebook for nova é importante, antes de tudo, conquistar seguidores e “curtidas”. Portanto, é vital priorizar a qualidade do conteúdo a ser publicado para atrair o maior número de pessoas.

Para aumentar a taxa de conversão e de acessos da página é preciso atentar-se aos horários em que mais há atividade online, ou seja, horários de pico de acesso, lançando conteúdos obrigatoriamente nestas faixas horárias. Os horários com o maior número de acessos são durante a manhã, entre 10h e 11h, e à noite, após as 20 horas, segundo o relatório da Pesquisa Brasileira de Mídias de 2015. No entanto, à medida que sua página registrar acessos frequentes, será possível definir esses horários com mais precisão e de forma mais específica para ela.

O número de publicações também é muito relevante. Estar presente continuamente nas redes sociais é fundamental para gerar e conservar o posicionamento de sua marca.

O conteúdo a ser publicado é de suma importância para atrair cada vez mais pessoas à página, reforçando a marca frente ao mercado. Mais do que publicar nos horários de pico e várias vezes ao dia, é imprescindível ter uma publicação com um conteúdo relevante, que seja atrativo e persuasivo. Buscadores e internautas dão mais valor a sites que tragam informação relevante ao público: sites que tratem de um determinado assunto de seu segmento com propriedade e responsabilidade, não procurando somente vender o produto, mas ajudando o consumidor a comprá-lo.

Além de tudo o que já foi apresentado, é importante lembrar que imagens fazem toda a diferença na mensagem que você deseja passar para o cliente e consumidor. Atente-se sempre ao que deseja atingir e em como está atuando para alcançar isso. Entender o perfil do seu público é fundamental para definir como se posicionar nas redes sociais.

Inclua o “call to action” em suas publicações, que em tradução literal significa “chamada para a ação”, o qual é literalmente seu objetivo. Ou seja, mostrar para a pessoa qual é o próximo passo a ser seguido, deixando, por exemplo, indicado um link para o seu produto divulgado na publicação, induzindo o consumidor a adquiri-lo. Dessa forma, você consegue atrair seus seguidores para sua loja e site, propiciando um aumento das vendas.

Também é preciso lembrar-se do EdgeRank — o algoritmo do Facebook — que limita o número de fãs da sua base que podem ver suas postagens (cerca de 5% apenas). Então, publique o mesmo conteúdo mais vezes em dias e horários diferentes. É interessante também investir na propulsão da página do Facebook, ferramenta disponibilizada atualmente pela plataforma e que possui um retorno muito perceptível e significativo. Com o uso da propulsão você fará com que suas publicações tenham um alcance maior dentro do grupo de seguidores da página o que fará com que ela seja mais acessada, proporcionando um alcance maior da sua marca e, consequentemente, gerando um impacto positivo nas suas vendas.

 

Escrito por: Carolina Luise – Gerente de Projetos UCJ.

 

Palavras-chave: , , ,

Categoria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *