O que Esperar de um Projeto de Consultoria Empresarial

fevereiro 27, 2018 9:00 am

A procura por diferenciais competitivos e um administrativo eficiente é uma preocupação de qualquer empresas. Para isso, conte com a ajuda de uma Consultoria Empresarial.

Das indústrias às Startups, toda organização possui pontos de melhoria que se trabalhados geram benefícios. Estes benefícios podem vir por uma redução de custos, aumento de faturamento ou uma redução de riscos.

Neste artigo você verá o que deve esperar de um projeto de consultoria:

Projeto de Consultoria Empresarial

O que é Consultoria Empresarial

Uma consultoria empresarial é um serviço prestado por profissionais especializados em diagnosticar pontos de melhoria de uma empresa e criar planos de ação para que eles sejam resolvidos.

Seja nas vendas ou até em processos administrativos burocráticos, um projeto de consultoria busca solucionar as dores já existentes de uma empresa. Ou então, identificar oportunidades para inovações e mudanças. O foco principal é reduzir os custos ou aumentar o faturamento das empresas.

Para reduzir riscos, são feitos estudos para validar a viabilidade econômica da abertura de uma empresa. Ou estruturar Planos de Negócios para empresas que buscam atender um novo segmento de mercado. 

Um projeto de consultoria é quebrado em etapas, sendo todas complementares para o resultado final a ser entregue.

Etapa: Diagnóstico e Alinhamento de Expectativas

Em um primeiro momento, antes mesmo da venda, devemos estar certos de que todos estão na mesma página. Um alinhamento entre o cliente e a consultoria é primordial para que o projeto seja bem-sucedido.

Nas primeiras reuniões a consultoria busca realizar uma imersão na realidade da empresa do cliente. Essa parte é fundamental para um bom entendimento da situação atual, que possibilita o diagnóstico dos potenciais pontos de melhoria.

Além disso, é de extrema importância que o cliente esteja sempre ao lado da equipe de execução, validando todas as entregas e dando feedbacks quanto ao que esperava e o que está sendo entregue de fato.

Etapa: Criar Planos de Ação

Uma vez identificados os pontos de melhoria de uma empresa, o próximo passo é traçar planos de ação para trabalhar nestes pontos. A equipe responsável pela execução do projeto partirá para o desenvolvimento das soluções.

Nesta etapa várias análises e estudos são feitos, para identificar os melhores planos de ação a serem tomados. A execução destes planos de ação também é priorizada com base no seu impacto, tendo maior prioridade aqueles que geram maior resultado.

Assim, nesses meses de duração do projeto, a consultoria se imerge no cotidiano da empresa, buscando entender a sua realidade e propondo melhorias.

Por exemplo, são criados planos de ação para:

  • Gerar melhorias nos processos administrativos ou produtivos,
  • Entender sobre o mercado em que a empresa trabalha,
  • Elaborar o Planejamento Estratégico para os próximos anos,
  • Validar a aceitação de um novo produto ou serviço no mercado,
  • Diminuir o retrabalho e desperdícios de materiais.

Etapa: Implementação

Vale ressaltar que todas as alterações propostas por um projeto de consultoria empresarial precisam ser implementadas. Devem também ser gerenciadas para validar os resultados gerados pelas mudanças.

Existem duas maneiras de se implementar um projeto: durante a execução, pelos consultores, ou posteriormente pelo próprio cliente.

A implementação durante o projeto é realizada pela própria equipe no decorrer de sua execução, etapa por etapa. Esse serviço aumenta a assertividade da execução, porém estende o período do projeto.

Caso o empresário queira implementar ele mesmo as mudanças, será necessário seguir o Plano de Ação elaborado pelos consultores, combinando com as informações de suporte entregues no final do projeto.

Colhendo os Resultados

Hoje é claro que contratar um uma consultoria empresarial se tornou um investimento.

Os resultados obtidos ao final da execução de um projeto de consultoria ultrapassam as entregas e mudanças pontuais realizadas, e se estendem como benefícios para a empresa ao longo dos anos.

Seja a diminuição de custos ou desperdícios, o aumento do faturamento, da qualidade dos serviços, ou a redução dos riscos de um novo investimento. Todos os projetos de uma Consultoria Empresarial colhem resultados por longos períodos, e podem levar sua empresa a um novo patamar.

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Na UFMG Consultoria Jr diversas soluções são aplicadas às demandas dos clientes.

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Texto escrito por Angélica Coelho Mendes  – Gerente de Negócios da UFMG Consultoria Jr.

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