Endomarketing: 7 Exemplos de Ações Para Marketing Interno em Empresas

junho 12, 2018 9:00 am

O Endomarketing, ou Marketing Interno, é uma estratégia que flui de dentro para fora da empresa. Com essas ações de comunicação empresarial é possível obter melhores resultados agindo na motivação e satisfação dos funcionários.

DesmotivaçãoClima Pesado e Baixa Produtividade são problemas que podem aparecer em qualquer empresa, independente do tamanho.

Ações de Marketing Interno proporcionam maior engajamento dos funcionários, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade e redução da rotatividade. O maior sentimento de pertencimento à empresa pode inclusive tornar os funcionários promotores da sua marca!

Continue lendo e conheça 7 exemplos de ações de Endomarketing que você pode já pode implementar na sua empresa.

Endomarketing: Exemplos de Marketing Interno

O que é Endomarketing?

A própria palavra traz um pouco de seu significado: é um conjunto de ações voltadas para a comunicação empresarial interna. É uma estratégia de Marketing Institucional que abrange aspectos variados, desde a comunicação interna até políticas de benefícios e de reconhecimento.

O Marketing Interno trabalha dois pontos principais: a percepção dos colaboradores acerca da empresa; e sua identificação com a cultura da organização. Os funcionários passam a ter suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos, de modo que se tornam promotores da imagem da empresa.

Exemplos de Cases de Marketing Interno

O Funcionário Promotor

Um funcionário de uma empresa de seguros está satisfeito com o emprego. Ele percebe que tem participação nas decisões e que tenha seus esforços e conquistas valorizados.

Está sempre atualizado sobre os produtos e serviços que a sua empresa presta, e quais benefícios estão gerando para seus clientes. Além disso também acompanha os resultados administrativos, e sabe que é uma empresa sólida e confiável.

Esse funcionário tende a falar bem do local para familiares e amigos. Esse é o funcionário promotor, que atrai clientes e pode conseguir inclusive boas indicações de profissionais para a sua empresa.

Como a BestBuy aumentou a Satisfação dos Funcionários

A BestBuy – multinacional de venda de eletrônicos – enfrentava uma taxa de rotatividade (contratação e demissão de funcionários) alta: em torno de 60%.

Nesse cenário foi feita uma pesquisa entre os colaboradores da empresa, que resultou em uma rede social interna,  a Blue Shirt Nation, pela qual os funcionários passaram a trocar dicas, experiências e informações entre si.

Com a comunicação mais horizontalizada e sem hierarquias, a rotatividade da empresa foi reduzido em 12%, além de aumentar a motivação e produtividade dos funcionários.

Como a Brandili Reduziu seus Custos com Demissões e Contratações

A Brandili, marca brasileira de vestuário infantil, viu seu número de demissões cair 20% quando criou o programa Valeu!. Demitir pode ser algo bem caro no Brasil, principalmente quando somados os custos com a demissão e com a contratação de um novo funcionário. Além disso, afeta o clima da empresa, criando um estigma negativo!

O programa Valeu! estimulava a troca de elogios pelas boas ações executadas. Era uma forma de os próprios funcionários reconhecerem uns aos outros, que obviamente resultou em um aumento do clima da empresa!

Além disso, foram implementadas outras pequenas mudanças, como votações para melhor funcionário do mês, e um novo uniforme reconhecia os funcionários como “gente que faz a diferença”.

Interface entre o RH e Marketing

A aplicação de ações de Endomarketing não é responsabilidade exclusiva do setor de Marketing ou do Recursos Humanos. Ambos são importantes aliados para a implantação dessa estratégia.

O setor de Recursos Humanos contribui identificando as necessidades e anseios dos colaborador e pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

O setor deve buscar sanar tais informações constantemente, a fim de garantir ótimos clima e ambiente dentro da organização. O acompanhamento mais personalizado e individual possível é essencial para que o colaborador se sinta peça importante dentro da empresa.

Já o Marketing contribui direcionando ações e pensando estratégias de comunicação empresarial. Os profissionais de Marketing sabem a melhor maneira de comunicar as mensagens desejadas, gerando os estímulos certos e os resultados desejados.

Uma alinhamento entre os dois setores é indispensável para que possam alcançar os melhores resultados com as pessoas.

8 Exemplos de Ações de Marketing Interno

São muitas as possíveis ações de Marketing Interno. Todas precisam contemplar, porém, os interesses da equipe, que é o público-alvo da estratégia.

Aqui listamos 8 exemplos, para que você já possa começar a implementar na sua empresa:

Pesquisas de Clima

A Pesquisa de Clima organizacional serve como primeiro passo antes de se selecionar as outras ações a serem praticadas. Ela gerará ótimos insumos para as demais ações de Endomarketing.

Os resultados desejados de uma pesquisa de clima são:

  • O perfil das equipes – conforme suas preferências e hábitos.
  • Identificar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • Identificar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Identificar problemas de relacionamento dentro das equipes;
  • O encaixe do perfil dos funcionários com a cultura da empresa;

Dentre outros outputsA partir do resultado da pesquisa as outras estratégias de Endomarketing podem ser melhor pensadas para o contexto em que se insere a equipe. É importante tornar as rodadas de pesquisa um hábito, seja semestral ou anual, por exemplo, para que os resultados possam ser melhor acompanhados e comparados.

Você pode ler mais sobre as Pesquisas de Clima clicando aqui!

Comunicação Interna eficiente

É essencial que sua empresa, seja qual for seu tamanho, tenha uma comunicação interna estruturada. Pode ser via intranet, newsletter, grupo no WhatsApp/Slack, ou mesmo na parede da empresa.

O uso de ferramentas é importante para que os colaboradores saibam onde encontrar informações. Pode-se compartilhar conquistas, dar recados, ouvir sugestões e estabelecer desafios.

Ademais, quanto mais transparência, melhor. É bom que a equipe saiba se as metas estão sendo atingidas, se os resultados estão conforme o esperado. Para isso, pode ser utilizado um quadro de “gestão à vista”, em que os números da empresa ficam expostos diariamente à equipe, funcionando como instrumento de motivação.

Você pode ler mais sobre a Gestão à Vista clicando aqui!

Iniciativas de Integração entre Equipes

 

 

É essencial que os colaboradores se identifiquem e se sintam parte da empresa. Ações de integração servem para aproximá-los da organização e de sua cultura, proporcionando o entrosamento entre os próprios funcionários e fortalecendo o sentimento de time, o espírito de equipe.

São exemplos de integração: happy hours, festas comemorativas (junina, fim de ano etc.), celebração de aniversários. Esses momentos  promovem integração e amizade, e devem ser incentivados pela empresa.

Há a possibilidade de ações mais personalizadas, como atividades extracurriculares, de acordo com o perfil da equipe – informações obtidas na pesquisa de clima. Se gostam de futebol, podem marcar uma partida; se gostam de filmes podem ser premiados com ingressos; se a turma for mais focada, podem ser montados grupos de estudos para compartilhamento de conhecimentos e de experiências.

 

Treinamentos e Capacitações

 

Cursos e Treinamentos são ações que beneficiam ambos os lados: os colaboradores se sentem valorizados e motivados e contribuem para melhorias na empresa.

São diversas as instituições que ofertam cursos de capacitação no Brasil, alguns até grátis. É interessante que o Recursos Humanos mapeie cursos disponíveis, identificados por área de melhoria e associados a planos de carreira. Facilitar o acesso aos cursos estimula que mais funcionários busquem capacitações!

Além do ganho de conhecimento, promove-se a integração mais uma vez. Treinamentos de equipe dentro da empresa podem ser programados com periodicamente. Quanto aos cursos, colaboradores que tenham participado de cursos externos podem repassar o que aprenderam aos colegas, numa espécie de aula coletiva.

 

Política de Venefícios para os Funcionários

 

A política de benefícios de uma empresa não precisa se restringir ao vale-transporte e ao plano de saúde, e também pode ser utilizada como ferramenta de Endomarketing.

Cupons de desconto em restaurantes, auxílio a cursos de capacitação, vale-academias, ingressos para atividades culturais, descontos em salões e em barbearias são ótimas opções para valorizar, engajar e reter os colaboradores!

Outro tipo de incentivo são as bonificações. Num estilo “funcionário do mês”, os colaboradores com melhor desempenho no período podem ganhar algum bônus ou prêmio, como uma refeição num restaurante, dia de folga, viagens com a família e afins.

Assim, estimula-se a produtividade, ao mesmo tempo em que os profissionais se sentem valorizados e com seus esforços reconhecidos.

 

Reconhecimento de Bons Exemplos

 

Divulgar os bons exemplos dentro da empresa é mais uma maneira de se reconhecer o trabalho dos colaboradores e de motivar a equipe ainda mais, além de se otimizar o ambiente de trabalho.

Os colaboradores que superaram suas limitações para atingir os resultados, entregam com qualidade superior, possuem ideias inovadoras e afins, devem ter suas iniciativas destacadas em reuniões de equipe, afixadas em painéis à vista de todos e tomadas como referência. O reconhecimento é um incentivo para que os outros colaboradores a reproduzam boas atitudes..

Uma iniciativa simples é um Painel de Reconhecimento, em que exaltações e elogios são afixadas no mural da empresa e depois relidas para todos nas reuniões de equipe. Estimula-se uma competição saudável e aumenta-se a satisfação dos colaboradores reconhecidos.

 

Solicitação de Referências

 

Quando houver uma vaga de emprego em aberto na empresa, pode-se pedir referências aos colaboradores. Como eles conhecem bem os cargos, podem prospectar conhecidos que se adequem bem à função. 

Além de aumentar a probabilidade de se contratar bons profissionais que se encaixem na cultura da empresa, os colaboradores acabam percebendo alta dose de confiança neles depositada, despertando-lhes um sentimento de valorização.

 

Feedbacks

 

Para garantir que se está indo no caminho certo, é crucial ouvir o retorno dos colaboradores acerca das ações de Endomarketing implementadas.

Se foi oferecida uma capacitação para os funcionários da empresa, aplique uma pesquisa de avaliação sobre o treinamento e os resultados obtidos. Se foi criado um grupo no WhatsApp para comunicação interna, pergunte à equipe se a plataforma está sendo útil.

Formulários online são ferramentas práticas para coletar feedbacks. Basta divulga-los aos colaboradores por e-mail, por exemplo. Com os resultados obtidos as estratégias podem ser reavaliadas e melhor adaptadas ao longo do tempo. Ainda mais, os funcionários se sentirão efetivamente ouvidos pela empresa.

 

É bom ressaltar que as políticas de marketing interno devem partir de uma aproximação entre colaboradores e empresa, para que a equipe sinta que a organização se preocupa com suas condições de trabalho e com suas opiniões.

A implementação das ações, no entanto, precisa estar alinhada aos interesses e às expectativas dos funcionários, assim como sua aceitação deve ser recorrentemente validada; por isso, a parceria entre os setores de RH e de Marketing é tão importante para essa estratégia.

Em suma, a adoção de ações de Endomarketing, como as exemplificadas neste artigo, fortalece a empresa internamente, de modo a tornar seu desempenho mais consistente.

Os resultados do negócio são proporcionais aos resultados individuais e das equipes. Colaboradores satisfeitos se mostrarão mais motivados e produtivos, logo apresentarão melhor desempenho!

 

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