Gestão à Vista: Uma Ferramenta de Comunicação e Direcionamento de Resultados

maio 15, 2018 9:03 am

No mercado cada vez mais competitivo, seu empreendimento precisa de um diferencial para manter-se focado e atingir os objetivos. Este é um dos maiores benefícios da Gestão à Vista!

Ela permite que os resultados sejam compartilhados entre os colaboradores do empreendimento promovendo maior engajamento entre equipes para o sucesso do negócio.

Nesse artigo, você aprenderá:

  • Os benefícios da Gestão à Vista para seu empreendimento;
  • As vantagens de cada modelo;
  • Como utilizá-lo de forma eficiente.

Quadro de Gestão à Vista

Benefícios da Gestão à Vista

A Gestão à Vista é eficiente porque parte do princípio de maior transparência da gestão e isso permite que todos tenham consciência participativa nos resultados da empresa.

A forma de apresentação dos objetivos e resultados permite à empresa obter:

Foco em metas

É possível adotar indicadores estabelecidos no planejamento estratégico para mensurar os resultados que se deseja alcançar.

Por exemplo: se sua empresa pretende aumentar o volume de vendas ou reduzir o tempo médio de atendimento, pode-se colocar um quadro comparativo.

Você expõe as metas e os resultados para cada colaborador, mostrando o prazo para fechamento do ciclo. Isso cria um sistema interno de auto-gerenciamento de atividades.

Engajamento

Como cada colaborador tem a materialização de seu objetivo através da Gestão à Vista, consequentemente cria-se o senso de responsabilização pelos resultados da empresa.

Além disso, é possível criar competições saudáveis e programas de incentivos e recompensas ao final do ciclo. Será interessante atribuir melhor pontuação àquele colaborador que também indica outro membro para reforçar os laços entre equipes e a cultura da empresa.

Resultados Dinâmicos

A atualização de resultados semanalmente permite compreender o que está sendo realizado no período e permite avaliar os fatores que podem influenciar mais rápido os processos.

Assim, a documentação das informações permite a criação de um histórico preciso que alimentará as ações estratégicas mais efetivas para o setor analisado.

Previsão de tendências

Quando os resultados são gerenciados com maior frequência, é possível capturar tendências e ciclos que ocorrem até mesmo dentro de um dia.

Isso permite que a empresa direcione os esforços naquelas ações que terão melhor impacto no resultado.

Por exemplo, sabendo que atendimento ao público é maior em determinado horário, é possível direcionar funcionários administrativos para suprir a maior demanda.

É muito importante que o gestor fique atento à Regra de Pareto para melhorar a produtividade dos colaboradores.

Prevenção de riscos

Sabendo que é possível capturar tendências, também é possível prevenir riscos no processo, já que o desempenho do setor é avaliado frequentemente.

A baixa produtividade pode diagnosticar que uma máquina está com defeito, se há desperdícios na produção, se os colaboradores estão desmotivados, se os procedimentos padrões não são seguidos.

O diagnóstico antecipado pode evitar danos à segurança dos empregados, à imagem e finanças da empresa, e ao próprio mercado.

Ações Estratégicas

A Gestão à Vista permite alinhar os processos e ações do seu negócio aos objetivos estratégicos tomados do início do ciclo.

As informações coletadas serão utilizadas como insumos para as iniciativas de correção de percurso da empresa, tornando as decisões do gestor e sua equipe mais eficientes.

Vantagens

As vantagens da Gestão à Vista dependem do modelo de negócio que você possui. Os modelos mais adequados para micro e pequenas empresas são:

  • Dashboards de indicadores,
  • Kanban;
  • Painel de acompanhamentos de Metas.

Eles podem ser construídos por ferramentas como o Excel e PowerPoint, e apresentados através painéis impressos ou monitores.

Modelos de  Gestão à Vista

Dashboards de Indicadores

Os Dashboards de indicadores abrangem uma série de indicadores que a empresa possui que podem ser visualizados através de gráficos, tabelas, termômetros, dentre outros.

O grande objetivo é reunir as informações importantes que são interdependentes entre si, para dar uma visão ampla do andamento da empresa e permitir que ações rápidas sejam tomadas para corrigir falhas e melhorar os processos internos.

Os indicadores escolhidos para serem visualizados geralmente são aqueles definidos no modelo OKR ou BSC do planejamento estratégico da empresa.

 

Kanban

É um método muito utilizado no gerenciamento de estoques, mas é também utilizado para empresas mais dinâmicas e simples ou que já possui o planejamento OKR.

O Kanban divide as tarefas em “a fazer”, “em andamento” e “finalizado”, e ainda define as prioridades entre as tarefas.

Acompanhamento de Metas

Os gráficos de metas comparando os resultados planejados e alcançados são amplamente aceitos por equipes de alta performance. Eles incentivam as equipes para uma competição saudável, já que se cria um sistema de colaboração e cobrança de resultados.

 

5 Passos para Utilizar a Gestão à Vista na sua empresa

Se sua empresa já possui um planejamento estratégico e indicadores próprios basta eleger aqueles mais importantes para o setor da sua empresa e expor as informações aos seus funcionários.

Caso seu empreendimento ainda esteja em fase inicial é necessário estabelecer algumas etapas.

1° Defina os objetivos e indicadores

Não tem como fazer o gerenciamento de resultados sem saber quais são as variáveis que influenciam suas vendas ou prestação de serviço. Para ter um melhor direcionamento para esse passo, consulte o nosso texto sobre Gestão Estratégica.

2° Colete as informações

As vezes acontece das informações financeiras, de fluxos de pessoas, tempo médio de atendimento não são registrados de forma eficiente. Organize essas informações para construir o histórico da sua empresa.

3° Analise as informações e organize

A fase de análise e organização permite saber qual é o cenário que sua empresa ou departamento se encontra. Organize os dados em relatórios e apresentações para serem compartilhados de forma didática na forma impressa ou digital.

Aprenda a analisar informações de qualidade no nosso artigo, que cita sete ferramentas da gestão da qualidade!

Defina metas para os indicadores se manterem no padrão de qualidade ou elevar o nível de produção ou atendimento.

4° Compartilhe

Converse e convença seus colaboradores da importância de se atingir as metas, explique o quão é importante a sua função para o sucesso da empresa, isso implica o compromisso recíproco de colaboração.

5° Atualize

Reveja os dados compartilhados conforme um cronograma. Isso permite que sejam tomadas as ações corretivas, preventivas ou manutenção de objetivos.


Podemos simplificar a Gestão à vista em uma frase:

Expor os indicadores certos vai estimular os seus colaboradores a alcançar os melhores resultados!

Mas sua empresa não consegue acompanhar todos os indicadores! Simplesmente há informação demais, e você precisa priorizar.

Sabendo disso você precisa ler o nosso texto sobre KPIs – Indicadores Chave de Desempenho! São uma eficaz ferramenta de gestão, te auxiliando no foco e muito utilizados no Gestão à Vista:

O que é KPI: Conheça Tudo Sobre os Indicadores Chave para Sua Empresa

A Gestão à Vista é uma ferramenta importante para gerenciamento e compartilhamento de resultados que pode ser aplicado às Pequenas e Microempresas. Através dela é possível que os membros trabalhem em equipe para alcançar os objetivos e o sucesso do empreendimento.

As formas utilizá-la na empresa pode ser realizada facilmente com a instalação de um quadro ou painel para ampliar a comunicação interna uma vez que as informações foram mensuradas através da construção do histórico da empresa.

 

Esperamos que você consiga os melhores resultados na sua empresa, usando os conhecimentos que aprendeu aqui!

Texto escrito por Patrícia Oliveira, Consultora da UFMG Consultoria Jr

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