Gestão Estratégica: Entenda a Importância para a sua Empresa

abril 3, 2018 9:00 am

Um bom Planejamento e Gestão Estratégica são essenciais para o sucesso de sua empresa. Devem ser pensados com objetivos estratégicos coerentes e bem definidos para cada departamento.

A Gestão Estratégica é importante para garantir o sucesso do seu Planejamento Estratégico. Integrar os objetivos de todos os departamentos da empresa e garantir que as metas sejam alcançadas. 

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é Gestão Estratégica: Seu Objetivo e Importância
  • Aplicabilidade: Como implementar uma Gestão Estratégica na sua Empresa

Gestão Estratégica: A Implementação do Planejamento Estratégico

O QUE É GESTÃO ESTRATÉGICA?

Gestão estratégica é o gerenciamento dos planos de ação e objetivos definidos para o sucesso de uma empresa. Na gestão estratégica ocorre a elaboração de projetos e de mudanças estratégicas, além do acompanhamento e gerenciamento do que foi implementado.

Resumindo, a gestão estratégica é responsável pela execução do que foi estabelecido no Planejamento Estratégico.

Mas o que é o planejamento estratégico?

O Planejamento Estratégico em resumo é o estabelecimento de metas, os principais objetivos da empresa e os planos de ação para alcançá-los. É importante dominar as boas práticas para definir objetivos e metas para sua empresa.

Objetivos e Importância da Gestão Estratégica

A gestão estratégica busca gerenciar as ações e objetivos definidos anteriormente no planejamento estratégico. Sempre levando em em conta os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos estratégicos.

Tudo o que envolve estratégia é de extrema importância para uma empresa por ser o que guia para o sucesso.

A gestão estratégica é o que engloba tudo o que está relacionado a estratégia e a forma com que essa estratégia deve ser executada.

Passos para Implementar a Gestão Estratégica na sua Organização

Como citado anteriormente, para que uma gestão estratégica seja colocada em prática é preciso que tenha sido elaborado um planejamento estratégico.

Esse planejamento envolve a necessidade da criação de metas e indicadores de desempenho, que servirão de auxílio para que a organização cumpra seus objetivos e alcance seus resultados.

Sendo assim, uma gestão estratégica está diretamente relacionada à prática da utilização de métricas e de mensurações de resultados.

1º – ANÁLISE DE AMBIENTES

Para agir de forma estratégica frente ao mercado, uma empresa deve conhecer de forma profunda tanto o seu ambiente interno quanto o ambiente externo – o mercado em que a empresa atua.

Portanto, nesse primeiro passo é importante a utilização de metodologias e ferramentas que auxiliem a análise dos ambientes.

Uma dessas ferramentas é a Matriz SWOT ou matriz FOFA: uma metodologia que auxilia na análise e na compreensão do posicionamento da organização frente aos ambientes que a envolvem.

São feitas duas análises: das características internas da empresa (forças e fraquezas); e das características externas à empresa (ameaças e oportunidades).

2º – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É nessa etapa que ocorre a formulação de um plano com metas, prazos e objetivos, que ajudarão na mensuração dos resultados quando a estratégia for executada. O Gerenciamento Pelas Diretrizes é uma das ferramentas para a elaboração de um Planejamento Estratégico.

Além disso, é realizada uma revisão ou criação das políticas institucionais da empresa. A Missão, Visão e os Valores da empresa são importantes e irão guiar toda a empresa em busca de seus objetivos.

3º – IMPLEMENTAÇÃO

O momento da implementação da estratégia é o mais arriscado e suscetível a falhas, portanto é crucial que que haja um acompanhamento periódico dos indicadores de desempenho nessa etapa.

A partir desse acompanhamento é preciso identificar erros e elaborar correções imediatas para que a organização caminhe como planejado.

É importante que a empresa tenha em mãos estratégias alternativas para cenários e situações inesperadas, de modo que seja avaliada a necessidade de reformulação do planejamento estratégico. Existem metodologias para gerenciamento de riscos, que identificam e mitigam os impactos de cenários inesperados.

4º – REFLEXÃO E APRENDIZADO

Esse é o momento de entender tudo o que deu certo e de errado na execução do planejamento estratégico. Portanto, é o momento de aprender com o passado, a partir da identificação das causas dos problemas apresentados durante a execução do planejamento estratégico.

Essa é a parte mais importante da implementação. Com os resultados destas reflexões você será capaz de definir metas e objetivos mais coerentes e realistas para a sua empresa.

Conclusão

Manter uma posição de destaque é um desafio, principalmente em mercados competitivos. Uma gestão estratégica com qualidade é condição fundamental para o sucesso e manutenção de uma empresa no mercado.

A estratégia sem a gestão estratégica torna-se apenas uma ideia no papel.

A Gestão Estratégica  é o processo, que cuida do que foi planejado e do que está sendo implementado. Indispensável para garantir que os objetivos definidos sejam alcançados de forma coerente.

“O que não é medido não é gerenciado.”

Para medir indicadores relevantes para sua empresa aprenda tudo que você precisa saber sobre Indicadores de Desempenho Essenciais. Leia o nosso artigo: 

O que é KPI: Conheça Tudo Sobre os Indicadores Chave para Sua Empresa.

 

Texto escrito por Rafael Schmidt – Consultor da UFMG Consultoria Jr.

Categoria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *