Gestão Financeira para uma Startup: Importância e Ferramentas

fevereiro 15, 2017 2:34 pm

Um dos grandes desafios de uma startup é resistir aos primeiros anos de sua criação. Segundo uma pesquisa da fundação Dom Cabral, 25% das startups encerram suas atividades em seu primeiro ano. Se levar em conta os primeiros quatro anos, esse número chega a 50%. Dentre os fatores que explicam esses números, pode-se destacar como um dos fatores principais, falhas na gestão financeira do empreendimento.

Por meio de uma gestão financeira pautada no controle do fluxo de caixa, despesas, tributos, entre outros, empresas como Sambatech, Méliuz e Shippify conseguem obter um êxito que as permitem a realização de investimentos estratégicos, melhor captação de investidores, além de conseguirem um histórico financeiro que as auxiliam nas tomadas de decisões.

Como praticar essa gestão financeira?

Como citado, o sucesso de uma startup está atrelado a uma boa gestão financeira. O conhecimento na área de finanças ainda é pequeno por parte de diversos empreendedores. Assim, quanto maior o domínio no assunto por parte dos gestores, maiores vantagens competitivas eles adquirem para seu empreendimento. Por isso é fundamental que o empreendedor esteja atualizado sobre as melhores práticas e ferramentas disponíveis no mercado.

Além disso, é imprescindível que a gestão financeira da startup esteja relacionada com sua estratégia, portanto a empresa deve ter bem claro sua missão, visão e objetivos estratégicos. O planejamento estratégico permite que a empresa saiba aonde quer chegar a partir de onde se encontra. Também mostra os recursos financeiros, humanos e materiais para percorrer o caminho traçado. Assim, é de fundamental importância a definição de diretrizes/objetivos estratégicos relacionados às questões financeiras, assim como definir indicadores para mensurar esses resultados.

Ademais, a utilização de softwares que auxiliem na prática de uma boa gestão financeira é de grande importância para tornar a administração mais simples. Uma boa ferramenta permite um melhor controle de todo planejamento financeiro da sua startup. Nesse sentido, duas empresas se destacam ao oferecer ferramentas de qualidade que podem auxiliar todos empreendedores.

ContaAzul: Empresa brasileira que oferece sistema de gestão financeiro para micro e pequenos negócios. Esse sistema inclui funções como controle financeiro, de vendas e estoques. De modo 100% online, permite aos usuários acompanharem e acrescentarem informações por meio de smartphones e tablets, além de elaboração de relatórios para auxílio dos empreendedores. Em 2014, foi eleita entre as 10 empresas mais inovadoras da América Latina pela publicação norte-americana Fast Company.

Contabilizei: Oferece contabilidade para micro e pequenas empresa, de modo fácil, econômico e online. Por meio do contador online é possível auxílio para abertura de sua empresa de modo grátis. Entre os serviços estão emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e), gerencia folha de pagamentos, impostos e relatórios gerenciais.

Concluí-se, dessa maneira, que a realização de uma gestão financeira em um empreendimento cercado por incertezas e mudanças é indispensável para sua sustentabilidade. Portanto, para que uma startup tenha sucesso em seus primeiros meses/anos de operação, torna-se essencial estruturar as questões financeiras e controlar os resultados com o uso de ferramentas.

Pedro Kimo – Gerente de Projetos

Palavras-chave: ,

Categoria: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *