Mix de Marketing: Conheça tudo sobre os 4Ps do Marketing

março 13, 2018 9:30 am

Você conhece os 4Ps ou Mix de Marketing? Sabe como utilizá-lo para potencializar sua Estratégia de Marketing?

O mix representa de forma simplificada a essência da estratégia de marketing da sua empresa. Dentro do seus 4Ps ele abrange as principais informações que serão utilizadas na sua Inteligência de Mercado.

Continue lendo e conheça tudo sobre essa ferramenta e como aplicar ela na sua empresa hoje!

Mix de Marketing - 4Ps

O Mix de Marketing Resumido

O Mix de Marketing agrega várias maneiras de fortalecimento da marca e de impacto do público, sendo dividido em 4 pilares – os 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Primeiro, vamos resumir um pouco sobre os 4Ps e depois explicaremos detalhadamente cada um:

P de Produto

Produto é o que se oferece, o que se vende, e todas suas características envolvidas, baseado no segmento da empresa e no público-alvo.

P de Preço

O segundo P é o Preço, a fonte física de receita, é o valor cobrado pelo produto ou serviço, analisando custo-benefício de acordo com as necessidades da clientela.

P de Praça

O terceiro P é a Praça, um pouco difícil de entender só pelo nome. Esse P surge originalmente do inglês placement, que quer dizer “colocação”, seria, então, como a empresa se coloca frente ao mercado, o lugar, maneiras de distribuição do produto ao consumidor.

P de Promoção

O quarto e último P é a Promoção, no sentido de divulgar, promover a marca, são estratégias que encorajam e atinjam os clientes certos, como por exemplo, a publicidade.

A lógica por trás dos 4Ps

Há uma sequência ideal dentro dos 4Ps. Primeiro, determina-se o produto, logo depois, dá-se um preço a ele, em seguida, estuda-se os locais mais adequados para loja física ou como deve ocorrer a distribuição do produto. Por fim, criam-se estratégias visando a promoção do negócio.

Seguir essa sequência ao elaborar o seu Mix de Marketing te permite encontrar pontos que estava deixando passar desapercebido, ou mesmo surgir com novas ideias.


Agora que você já conhece todos os 4Ps do Mix de Marketing por alto, vamos nos aprofundar em cada um desses itens:

Produto

É extremamente importante a definição do produto, sempre conforme com a empresa e com o público-alvo.

O produto é o pontapé inicial do negócio – e lembrando que a prestação de serviço também se encaixa nessa etapa.

Necessita-se entender quais as características do produto ofertado baseando-se em o que o cliente deseja ou necessita consumir.

Para isso você pode responder a essas perguntas orientadoras?

  • Quais são as características físicas do produto?,
  • Quais funções se destacam? Qual é o diferencial?,
  • Qual é a marca associada e qual é o seu valor?,
  • Qual variedade de modelos está disponível?,
  • Para qual público-alvo ele está direcionado?,
  • Existe alguma sazonalidade no consumo?,
  • Qual o nível de qualidade – ele é durável ou descartável?,
  • O rótulo ou embalagem comunica bem a mensagem desejada?,
  • Qual o posicionamento desse produto no mercado e frente às alternativas dos concorrentes?

Meu principal produto é: Notebook de 14 polegadas que pesa 1300 gramas, com tela touch-screen, disponível em 3 tipos de cores. O público-alvo são estudantes que precisam de portabilidade e visam custo benefício, por isso existe uma preocupação na redução do custo de produção. Existe um aumento de vendas no começo dos semestres devido ao início dos períodos escolares – principalmente em Fevereiro.

Preço

O preço talvez seja o item mais delicado do Mix de Marketing: é a fonte de receita da empresa. Não só isso, mas ele também comunica uma mensagem psicológica para o cliente, sobre o valor do produto/serviço.

O preço deve cobrir todos os gastos com a produção e ainda gerar lucro. Para defini-lo deve-se analisar vários fatores:

  • Qual o poder de compra do público-alvo?
  • Quanto o cliente está disposto a pagar?
  • Qual o preço mínimo para não tomar prejuízo caso haja descontos,?
  • Qual o custo benefício?
  • Quais os preços praticados pelos concorrentes diretos e indiretos?
  • Qual o preço para diferentes consumidores – clientes fiéis, por exemplo?

Existem também diferentes cenários para o preço através da necessidade do consumidor. O valor agregado pode fazer a pipoca de rua, que custa R$4,00, custar R$12 no cinema. Na rua, as pessoas compram a pipoca apenas ocasionalmente, já o cinema é quase sinônimo de pipoca, é tradição assistir aos filmes comendo um saco de pipoca.

Por isso os teatros sempre mantem uma loja bem próxima às bilheterias, e entregam um valor agregado pelo conforto e facilidade na hora de comprar pipocas para assistir a um filme.

Além disso, o valor da marca é importante. Marcas mais valiosas como a Apple conseguem cobrar mais caro pelo seus produtos, por se tornarem sinônimo de qualidade, luxo, segurança, etc.

Praça

Praça, para o marketing, remete a como seu cliente se conecta com você. É a sua localização, seus canais de distribuição, ou seu site de e-commerce – não precisa ser necessariamente um ambiente físico.

A ideia é definir como e onde ocorre o contato com o cliente. Para isso, é preciso entender onde há mais concorrentes, em qual local os clientes procurariam por aquele produto. Outras questões importantes são a proximidade com fornecedores, qual a logística de distribuição e qual visibilidade da marca naquele local.

Para alguns tipos de negócio – por exemplo, uma loja de roupas – a Praça deve ser em local com bom fluxo de pessoas, facilidade de acesso, estacionamento e frequentada pelo seu público-alvo.

Já eletrônicos podem ser encontrado tanto em lojas físicas, como em e-commerce da própria marca ou em revendas de varejo online.

Promoção

Apesar do nome estar associado com desconto no produto – que também é uma maneira de promoção), essa etapa envolve toda estratégia de publicidade e divulgação do produto. Todos os esforços de atração e de divulgação do produto entram nesse Pilar.

Existem alguns pontos aos quais é importante se atentar:

  • Onde e quando deve ocorrer a promoção?
  • Como os concorrentes divulgam seus produtos?
  • Como deve distribuir a divulgação se houver sazonalidade?
  • Quais os canais de comunicação com o público-alvo – TV, Rádio, Redes Sociais, Email?

Os canais de Promoção mais antigos e tradicionais vem dividindo espaço atualmente com o Marketing Digital, que é basicamente a promoção através da internet.

O marketing digital permite atuar de maneira mais personalizada. É possível atingir um público-alvo específico, em um horário estipulado, com conteúdo personalizado.

Estes são alguns exemplos de promoção em meios digitais:

  • Blogs,
  • E-mails,
  • Redes sociais,
  • Vídeos,
  • Anúncios no Google. 

Como Implementar o Mix de Marketing

Montar o primeiro modelo do seu Mix de Marketing não é difícil. Ao longo do artigo colocamos perguntas orientadoras que vão te ajudar a dar maior profundidade às suas análises.

A melhor forma de montar a sua primeira versão é num espaço que possibilite soltar sua criatividade. Você precisa anotar o máximo de informações sobre a sua empresa em cada um dos 4Ps para ter certeza que não está deixando nada passar. Depois você pode priorizar estes itens e até remover aqueles pouco relevantes para a análise.

Separe um momento para realizar brainstormings sobre cada um dos pilares do Mix de Marketing. Utilize ferramentas como o Excel ou o PowerPoint, onde você pode criar diferentes colunas, slides, utilizar cores, etc. Se preferir separe papel, canetas e post-its coloridos, e comece o trabalho com anotações na parede.

Agora você entende todas as características de cada um dos 4Ps do Mix de Marketing, e pode elaborar o modelo da sua própria empresa!

Mas não se esqueça de documentar todas as informações em uma versão final. No futuro você precisará consultar este documento para elaborar suas estratégias ou relembrar as diretrizes decididas no passado.

Você sabe como uma boa Estratégia de Marketing pode melhorar a sua empresa? Leia o nosso artigo:

Estratégia de Marketing: Importância e Implementação em sua Empresa

Escrito por: Gabriel Carvalho – Consultor da UFMG Consultoria Jr.

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