Pesquisa de Clima Organizacional: Essencial na Gestão de Pessoas

abril 17, 2018 9:00 am

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para avaliar a satisfação dos funcionários com a empresa e seu trabalho. Este acompanhamento é importante e possibilita identificar as causas e propor ações para melhorar as condições do ambiente de trabalho.

O clima organizacional desfavorável em uma empresa pode justificar a desmotivação, frustração e baixa produtividade dos funcionários. Essa situação desfavorável gera alta rotatividade, serviços de baixa qualidade e clientes insatisfeitos.

É possível evitar essas consequências, trabalhando de forma proativa com a Pesquisa de Clima.

Neste artigo você irá aprender:

  • O que é e Por que fazer uma pesquisa de clima?
  • Como rodar uma Pesquisa de Clima Organizacional.

Por que fazer uma pesquisa de clima?

O Clima Organizacional é importante: pessoas contentes com seu trabalho tendem a ser mais produtivas, trabalhando com mais qualidade. Isso está diretamente relacionado com a rentabilidade de empresa.

Cada dia mais, as empresas estão mais competitivas, e ter vantagem competitiva depende diretamente de pessoas motivadas na empresa.

Para obter isso é preciso mapear a noção geral que os funcionários têm acerca da empresa, seus pontos fortes, pontos de melhoria e aspirações dentro da instituição.

O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Clima organizacional é o que os funcionários pensam a respeito da empresa onde trabalham, suas políticas, a rotina individual,suas funções e como eles se sentem em relação a estes fatores.

A pesquisa de clima organizacional é uma maneira que o departamento de recursos humanos de cada organização tem de medir a percepção geral dos funcionários da empresa acerca dos níveis organizacionais dela.

Como fazer uma Pesquisa de Clima?

Como criar um bom Questionário

A melhor maneira de medir a analisar o clima organizacional é através de um questionário quantitativo. Todos os funcionários respondem baseado na rotina e o nível hierárquico que eles têm.

Com as respostas coletadas ficam claras as noções do corpo empresarial sobre os níveis citados.

É necessário que a pesquisa aborde diferentes fatores que influenciam a motivação: o trabalho, o salário, o gerenciamento, a comunicação, os benefícios, condições de trabalho, tomada de decisão e etc.

As perguntas são feitas por graduação dos aspectos que querem ser avaliados, e os funcionários marcam cada alternativa de acordo com o seu grau de concordância. Por exemplo:

Estive satisfeito com a quantidade de trabalho que me foi atribuída ao longo do mês.

Assinale a alternativa que melhor se aplica:

1 – Discordo totalmente

2 – Discordo mais que concordo

3 – Não discordo nem concordo

4 – Concordo mais que discordo

5 – Concordo totalmente

Vale lembrar também que, além dos dados quantitativos, é importante que a célula de RH esteja sempre disponível a ouvir a opinião dos seus funcionários. Para isso deve-se inserir perguntas abertas e espaços para sugestões no questionário.

Essa abertura demonstra que eles são valorizados, necessários e fundamentais na empresa, e que suas ideias fazem diferença no ecossistema da organização.

 

Deve ser bem claro e explicito para toda a empresa como responder o questionário, por isso, é recomendado que o Setor de Recursos Humanos dê uma breve explicação a respeito antes de começar a aplicação.

Rodando a Pesquisa e Analisando Resultados

Além disso, o prazo para preenchimento deve ser um espaço suficiente para que o funcionário possa refletir e caso tenha dúvidas pode esclarecer com o responsável pela aplicação. O intervalo de uma semana é o que normalmente é utilizado.

As análises dos dados geram insumos quantitativos sobre a percepção de cada funcionário. Para complementar é importante relacionar tais análises com os comentários qualitativos, que são registrados nos campos abertos do questionário.

Cruzar estes dois tipos de informações é que possibilita análises eficientes, que indicam as melhores mudanças na empresa.

Os Próximos Passos

A Pesquisa de Clima Organizacional permite identificar os pontos críticos de pontos críticos para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa. A partir desses direcionamentos é preciso desenvolver planos de ação que visam implementar as mudanças e melhorias.

Os resultados relacionados com um bom clima organizacional são diversos:

  • Maior retenção de talentos na empresa;
  • Maior preocupação dos funcionários com a empresa;
  • Aumento de produtividade e motivação;
  • Melhor adaptação a mudanças na rotina;

É importante que sua empresa tenha os Subsistemas de Recursos Humanos bem estruturados. Isso possibilita um bom acompanhamento em todos os níveis organizacionais da empresa.

“A análise, o diagnóstico e as sugestões proporcionados pela pesquisa são valiosos instrumentos para o sucesso de programas voltados para melhoria da qualidade do trabalho, aumento da produtividade e adoção de melhores políticas internas.”

Se dada o valor correto, a Pesquisa de Clima Organizacional pode se tornar o principal canal de mudança dentro da empresa.

Faça com que a pesquisa seja um momento em que os funcionários se sintam confortáveis para expressar suas opiniões mais sinceras, e você terá os insumos necessários para alavancar os resultados de suas equipes!

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