Projeto Lab Research

setembro 11, 2015 7:51 pm

Contextualização

A Lab Research MG é uma empresa de importação de insumos para laboratório e pesquisa, que atua no mercado desde 2013, contemplando grandes centros de pesquisa e universidades. A empresa apresentava uma precificação falha e pouco assertiva, o que acarretava em certos momentos prejuízos devido a uma venda abaixo de seus custos de produção, e em outros a perda de um cliente devido a um preço alto. Como consequência, isso impactava em problemas financeiros para a empresa, como crescimento de dívidas.

Como foi realizado

Para a correção dessa precificação, foi pesquisado como era o processo de importação e revenda dos produtos feito pela empresa, além de quais são os custos e impostos diretamente relacionados à importação. A partir desse entendimento, foi criada uma planilha que pudesse, de forma simples e rápida, criar a precificação desse processo, permitindo uma melhor análise aos vendedores de quais foram os principais custos que impactaram no preço final e qual era a margem de negociação.

Quais foram os resultados

Com a nova planilha, foi possível manter a rapidez do processo de cotação da empresa, mas tendo ganhos na assertividade do processo. O preço se tornou mais competitivo, o que contribuiu para um aumento do número de vendas frente às cotações, e a empresa começou a ter mais controle sobre os fatores que impactavam no preço final de seu produto. Por fim, também conseguiram uma melhor gestão interna ao ter delimitado qual a porcentagem do valor vendido do produto seria designado para cobrir custos internos, impostos e margem de lucro.

Categoria: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *