Projeto Marina Contábil

setembro 11, 2015 7:55 pm

 

Contextualização

No mercado há 30 anos, a Marina Contábil atende as demandas contábeis de mais de 150 clientes nos mais diversos setores. Foi constatado que a empresa não possuía formalização em seus processos o que levava os funcionários a executarem o trabalho da forma que julgavam mais adequada. Essa falta de padronização processual na empresa gerava retrabalho, ocasionava perda de informações e dificultava o treinamento dos novos funcionários da empresa e o processo de sucessão interna. Diante desse cenário, a Marina Contábil procurou a UFMG Consultoria Jr. com o objetivo de obter auxílio na reestruturação processual da organização.

Como foi realizado

A primeira etapa do projeto foi um diagnóstico para coleta de dados que possibilitaram identificar e analisar gargalos e determinar a priorização dos processos. Após a fase de diagnóstico, a UCJ realizou o redesenho dos processos escolhidos através de fluxogramas ou POPs (Procedimento Operacional Padrão) de fácil compreensão. Em seguida passamos por uma etapa de implementação, ou seja, acompanhamento e controle dos processos recém-criados com auxílio de indicadores de desempenho e metas condizentes com a realidade da empresa. A última etapa consistiu em atrelar os novos processos aos cargos da empresa e, para isso, foram elaboradas minutas para os cargos com intuito de formalizar as atividades.

Quais foram os resultados

Entre os resultados atingidos com a melhoria dos processos internos da Marina Contábil destacamos a padronização dos serviços que garantiram o melhor aproveitamento dos insumos da empresa para ofertar um serviço da melhor qualidade. Outro ponto de destaque foi a reestruturação organizacional – delimitação das funções de cada cargo e conhecimento das relações de subordinação.

 

Categoria: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *