O objetivo de qualquer negócio é vender muito e alcançar o sucesso e a estabilidade do seu empreendimento. Porém, não existe uma fórmula certeira que garanta isso. É fruto de muita dedicação e boas campanhas.
O sucesso de uma organização tem muitas vertentes e depende de muitos fatores. Um deles é a estratégia planejada para ajudar a alavancar o negócio.
Montar uma boa estratégia empresarial não é tarefa fácil, mas totalmente possível. Pensar no tamanho, nos recursos, no público que deseja atingir e em diversas outras questões fazem parte dessa demanda. Tudo deve ser planejado antes de investir em qualquer divulgação.
O Marketing é o setor que conseguirá ajudar nessas demandas. Ele tem um papel importante na forma como as marcas se destacam no mercado e como se relacionam com seu público.
Não é à toa que boas campanhas geram resultados satisfatórios e significativos. Investir em ações de marketing se tornou cada vez mais comum no mundo corporativo.
Pensar o marketing de forma estratégica impacta na construção da imagem da empresa assim como nos resultados da organização.
Você tem planejado bem as ações de Marketing do seu empreendimento?
Neste post, preparamos 455 dicas de ações de marketing que poderão ser aplicadas no seu negócio e fazê-lo alcançar o sucesso.
O que são Ações de Marketing?
Trata-se de um planejamento das ações do marketing pessoal ou de uma empresa, buscando alcançar um objetivo específico.
É comum confundirem Ações de Marketing com Marketing.
Ações de Marketing é a parte final do conjunto de Marketing. São o meio pelo qual o plano de Marketing é posto em prática.
O Plano de Marketing é um documento que contém estratégias de solidificação e/ou promoção de sua marca. Após o plano, que trata-se de um planejamento, como o próprio nome diz, vem a próxima etapa que é criar uma campanha de Marketing, e só então executar as ações.
Seja qual for o tamanho do seu negócio, se ele está começando agora ou se já tem mais tempo, é essencial inovar e procurar estratégias para divulgar ainda mais sua marca. E para isso, as ações de marketing são vitais.
Quais objetivos das ações de Marketing?
As ações de Marketing são atividades que têm por objetivo colher informações sobre o mercado, lançar ou promover produtos e serviços e atrair e/ou fidelizar os clientes.
Listamos alguns outros objetivos das ações de Marketing. Vejamos:
- Promover e divulgar novos produtos e serviços;
- Solidificar a imagem da empresa;
- Promover a marca;
- Atrair novos clientes e parceiros;
- Fidelizar clientes;
- Maximizar as vendas;
- Vislumbrar novas oportunidades;
- Comunicar-se com clientes e clientes em potencial.
Por que eu preciso de ações de marketing?
Você deve tá se perguntando: Mas, por que preciso de ações de Marketing?
Já tenho um produto e/ou serviço de qualidade, a empresa já está estruturada e em funcionamento, tenho clientes e do que mais preciso?!
Sabemos que a maioria das pessoas toma decisões de compra baseadas no que lê, principalmente nessa era digital, o que torna a internet uma grande aliada que pode influenciar na decisão de compra das pessoas. E não somente isso, quanto mais visto, mais procurado será. Já que muitas pessoas procuram empresas referências em determinado assunto.
E como saber se sua empresa domina um setor ou mercado? Através de ações de marketing que irá promover sua empresa e elevá-la a outro patamar.
O comportamento de compras das pessoas muda a todo instante, pois depende dos objetivos e motivos que as levam a buscar por determinados produtos ou serviços. Atualmente, já sabemos que a jornada do cliente possui quatro fases:
- Motivação para comprar,
- Pesquisa/experiência,
- Decisão de compra,
- Pagamento/recompensa.
É uma cadeia que pode se repetir, constantemente, dependendo da experiência de compra. E é essa repetição que se deve querer. Afinal, um cliente satisfeito que volta e compra novamente gera lucro em dobro.
4 Ações de Marketing de sucesso para empreendedores
Agora que já entendeu do que se trata e o porquê que as ações devem ser consideradas de tamanha importância para seu negócio, é hora de descobrir quais ações se encaixam perfeitamente no seu tipo de empreendimento para destacar ainda mais sua marca e alavancar suas vendas. Vamos lá!
- Inbound Marketing
Desde 2009 que o conceito Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar pelo mundo.
Em sua tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. Trata-se do conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.
A diferença do marketing tradicional, é que no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que sua empresa seja encontrada.
- Anúncios patrocinados
É uma alternativa para uma divulgação de resultados rápidos. O investimento em anúncios patrocinados atribui um alcance maior a sua marca na internet.
As redes sociais e os buscadores são os principais canais para a implantação de anúncios patrocinados. Pode-se utilizar as ferramentas mais atualizadas do mercado: Facebook Ads e o Google Ads. Partindo de uma análise completa feita para sua empresa, definiremos o melhor método de mídia paga para utilizá-la.
Diferentemente do Inbound que é uma estratégia de longo prazo, os anúncios patrocinados servem como estratégia de curto prazo para as empresas que precisam alavancar as vendas hoje.
- WhatsApp Marketing
De acordo com a empresa de análise de mercado App Annie, o WhatsApp é a rede social com mais usuários ativos por mês. Em fevereiro de 2016, o WhatsApp atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, o que a tornou uma ferramenta de relacionamento bastante interessante para quem costuma ter boas ideias de marketing para vendas.
WhatsApp Marketing não é o nome de um recurso disponível no próprio aplicativo utilizada como estratégia que faz do app um canal específico para que marcas e empresas ampliem seu alcance e dialoguem com seus públicos.
É uma forma diferenciada de se comunicar, vender e iniciar relacionamento com os seus leads e clientes, fazendo com que suas mensagens cheguem intactas e no menor tempo possível até eles.
- Marketing digital
Ações de marketing digital são um recurso para que sua empresa se conecte de forma mais próxima com o seu público, divulgando a empresa de forma online. Afinal, na era digital, muitos consumidores usam a internet e as redes sociais todos os dias para comprar e contratar serviços. As ferramentas que podem ser utilizadas para alavancar as vendas: blog, e-mail marketing, SEM (SEO + links patrocinados), site, hotsite, redes sociais, etc.
São ações bastante comunicativas e o cliente é parte ativa de todo o processo de negociação, já que atualmente, os usuários usam sites e redes sociais para compartilhar sua experiência de compra, opiniões formadas sobre determinados produtos, serviços e marcas.
Conclusão
Viu como as ações de Marketing podem ser importantes e essenciais para se ter boas vendas e aumentar o resultado de sua empresa, gerando valor, consolidando sua marca como referência no mercado e aumentando o lucro do seu negócio?!
Por isso, se ainda não utiliza nenhuma ação, procure sua equipe de Marketing e comece hoje mesmo!