A importância da qualidade de processos é algo que todo empreendedor ou gestor já ouviu falar nas rodas de conversas do seu network. Embora possa até não saber que se trata, já deve ter ouvido a expressão pelo menos uma vez na vida.
Não importa qual o tamanho do seu negócio ou em que estágio de vida corporativa esteja, a qualidade será sempre algo que precisa estar presente. Afinal, esse é um fator bem relevante na atratividade do seu produto ou no serviço que presta.
O dever de qualquer gestor é prezar não somente pela boa gestão em si, mas pela qualidade de tudo que está relacionada a ela. E é aqui que a qualidade de processos entra.
A gestão da qualidade de processos é um conjunto de procedimentos que ajuda diretamente no crescimento sustentável de uma organização. Por isso, é tão essencial para seu negócio.
Para qualquer empresa, melhorar continuamente o trabalho, buscando ser uma gestão eficiente e estabelecendo a excelência como padrão de negócio, é o caminho do sucesso.
Sendo assim, a gestão da qualidade de processos é exatamente o que sua empresa pode necessitar.
No post de hoje, falaremos sobre a importância da qualidade de processos e como ele pode impactar seu negócio. Boa leitura!
O que é a qualidade de processos?
A qualidade de processos é responsável por garantir a otimização de todas as etapas da cadeia produtiva de modo a atingir o máximo de eficiência possível.
Trata-se de uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Ela está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda empresa que quer manter no mercado.
Essa preocupação com a qualidade ganhou força no Japão, durante o período pós-guerra, devido às empresas precisarem melhorar sua reputação e ganhar mercado. Com isso, passaram a investir em soluções e assim surgiram muitos métodos de gestão da qualidade.
Hoje em dia, há três principais pilares para a qualidade: a comunicação, a busca pela melhoria contínua e o uso de tecnologias.
São pilares que além de fortalecer a qualidade de processos, fortalecem a empresa na totalidade.
A importância da qualidade de processos
Hoje em dia, priorizar a qualidade não é apenas uma opção. Com a concorrência aumentando e cada vez mais acirrada, ter qualidade nos serviços e produtos oferecidos passa a ser fundamental para o sucesso de uma empresa.
As empresas sempre devem ter em vista que deverão enfrentar o mesmo cenário: todos os consumidores querem ser bem atendidos, desejam receber sua compra no prazo combinado, esperam um produto e/ou serviço de alta qualidade e claro, tudo isso a um valor acessível e compatível com a aquisição para estar valendo o custo benefício.
Diante desse cenário, as empresas estão buscando cada vez mais a implementação de sistemas de gestão de qualidade com objetivo de controlar diversos fatores internos e também externos que podem afetar diretamente a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.
Investir na qualidade de processos traz muitos benefícios para seu negócio que vão desde a satisfação do cliente até a imagem da empresa no mercado. Isso porque a qualidade de processos envolvem diversos fatores, como prazo e pontualidade de entrega, atendimento pré-venda e pós-venda, flexibilidade, condições de pagamento, etc.
Inclusive existe uma certificação internacional que serve para indicar ao mercado que uma empresa atua nos parâmetros tidos como ideais para oferecer a qualidade em seus serviços. Trata-se da International Organization for Standardization, traduzida ao português “Organização Internacional de Normalização”, também conhecida como ISO.
O objetivo desta certificação é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização consegue fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes. Além disso, que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Assim, os consumidores e fornecedores, podem estar seguros de que trata-se de uma empresa séria e comprometida.
Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos e se torne referência no mercado.
4 benefícios da qualidade de processos
Dentre os benefícios que a qualidade da gestão pode trazer, iremos citar os 4 principais:
1. Aumento da satisfação dos clientes finais
A primeira preocupação de uma empresa deve ser a satisfação dos seus clientes.
É praticamente impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto ou empresa sem qualidade. Assim como também é improvável estabelecer um bom relacionamento.
A qualidade de processo consegue implementar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes, o que mantém-nos felizes e interessados, além de transformá-los em embaixadores da marca.
2. Redução de custos por falhas
A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização que pode gerar além de prejuízos financeiros, prejuízos à imagem da empresa. Veja alguns:
- retrabalho;
- descarte;
- reclamações dos clientes;
- recall;
- danos à marca.
A qualidade de processos é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que seja cada vez mais difícil ocorrer na empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.
3. Crescimento no mercado
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter qualidade significa sair na frente dessa corrida por espaço e destaque no mercado. Com isso, organizações que não aderem à qualidade de processos e a melhoria contínua tornam-se menos competitivas e também ineficazes.
Empresas que se preocupam com a qualidade podem promover uma série de mudanças positivas, além dos processos se tornarem mais ágeis, os produtos mais potentes, os funcionários mais entusiasmados e o número de erros/acidentes caem rapidamente.
4. Melhoria da imagem no mercado
A imagem que a empresa transmite para o mercado é de extrema importância. Lembra daquele ditado popular que diz: “a primeira imagem é a que fica?”, é exatamente assim que pode ser determinado a alguém da sua empresa no mercado.
Uma empresa com qualidade de processos pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra, por isso é tão importante. É preciso cuidar da marca.
Conclusão
A atualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada.
Sem esforço, a empresa poderá se afundar em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações.
Então, está esperando o que para verificar como está a qualidade de seus processo?!