Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Feedback: o que é, 3 tipos e como inserir essa cultura na sua equipe interna!

Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas precisam montar estratégias para ter bons resultados. Com isso, as atividades organizacionais se tornaram cada vez mais exigentes em relação à melhoria de processos, motivação dos colaboradores e alcance das metas e objetivos para atingir os melhores resultados.

O feedback é uma resposta oferecida como forma de avaliação. Muitas vezes é responsável pela motivação e produtividade dentro de uma organização.

É uma ferramenta de comunicação muito utilizada para avaliações e para expor opiniões sobre pessoas, empresas, equipes, colaboradores nos processos empresariais e também posturas e comportamentos. Porém, vale salientar que o feedback pode ser uma via de mão dupla, afinal, tanto aqueles sendo liderados precisam recebê-lo, como também os que estão em cargos de liderança.

Por isso, nem sempre dar e receber feedback é uma tarefa fácil. Ela tem o intuito de motivar e estimular os colaboradores e se não for realizada da melhor forma, poderá gerar o resultado oposto.

O feedback pode ser realizado de diversas formas e pode servir para a reestruturação da equipe, levantamento de pontos fracos e fortes, e geração de valores. E é exatamente sobre esse assunto que iremos abordar nesse post. 

Boa Leitura! 

O que é a cultura de feedback?

A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed – alimentar e back – de volta. Sendo assim, a tradução pode ser tida como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento.

Nesse contexto, o conceito de feedback pode ser definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.

Trata-se do exercício de dar algum retorno em forma de elogio ou pontos a serem melhorados. O feedback é a ferramenta que possibilita apontar como o trabalho foi positivo e, por outro lado, em quais pontos precisa ser melhorado. É a maneira mais saudável de criar um ambiente aberto ao diálogo, do trabalho realizado com transparência e com críticas construtivas.

Um exemplo da aplicação desse conceito é quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torná-la melhor e trazer melhores resultados profissionais e para a organização. Fazendo com que possivelmente o desempenho melhore, e que a pessoa se motive ainda mais para executar as tarefas e demandas da melhor forma possível. Isso tudo através do feedback. 

É importante ressaltar que tudo deve ser feito de forma profissional, com cuidado e carinho. Por isso, precisa ser preparado minuciosamente para ser algo transformador e eficiente.

Além disso, é essencial saber também que o feedback é composto por mais do que palavras, é uma forma de comunicação. Por isso, o tom de voz que usamos está envolvido e pode ser fator decisivo para o sucesso da aplicação dessa ferramenta. Então, é necessário bastante atenção para que não soe como agressivo e traga os resultados esperados.

Outro fator importante é a expressão corporal. É algo que deve ser considerado na hora de ter essa conversa. Sendo assim, tome cuidado com os seus gestos para que eles não expressem algo inadequado.

Por que a cultura de feedback é tão importante?

Uma empresa é formada por um conjunto de pessoas. Cada pessoa executa uma série de comportamentos para construir um produto ou desenvolver um serviço entregue ao cliente. Esse conjunto de comportamentos pode ou não levar a um resultado esperado pela organização e o feedback pode ser fator decisivo nessa situação. 

A cultura do feedback tem o papel de orientar e esclarecer as atividades realizadas ou um processo em andamento. Adotar a cultura de feedback ajuda o colaborador e a equipe a entenderem como está seu trabalho em relação ao que é esperado pela organização.

Essa ferramenta deve ser utilizada pela empresa para haver um acompanhamento de perto dos colaboradores. É ela que ajudará na identificação de pontos a melhorar, evitando futuros prejuízos à empresa e possibilitando que os funcionários se desenvolvam na área que mais se identifica ou naquela que a empresa é mais deficiente. 

Além disso, ao expor os pontos positivos, o funcionário ficará mais motivado e a empresa pode usar desses pontos fortes do colaborador para conseguir melhores resultados.

A ausência dessa avaliação gera situações negativas que comprometem o andamento da empresa.

Além disso, pode causar outros impactos a serem considerados: a queda de produtividade, autoestima e motivação.Se um funcionário não recebe nenhum tipo de retorno sobre seu desempenho, ele concluirá que o trabalho que vem fazendo nem sequer é notado.

Com isso, a lealdade desse funcionário em relação ao líder e à organização será comprometida, aumentando o risco de perda do colaborador.

A falta de feedback também pode gerar comportamentos inadequados, pois há uma sensação de que ninguém irá corrigir esse tipo de atitude. Logo, isso trará um impacto maior e negativo para o ambiente de trabalho.

3 principais tipos de feedbacks

Sabemos que dar feedback nem sempre é uma tarefa fácil por isso trouxemos os principais modelos que irão te ajudar. Veja três deles:

  1. Feedback SCI

O Feedback SCI é um modelo bastante utilizado. Ele é composto por três etapas: a situação, o comportamento e o impacto.

  • Situação – na situação é onde deverá detalhar o que aconteceu.
  • Comportamento – no comportamento sua tarefa é descrever para o receptor como ele reagiu à situação que acabou de contar.
  • Impacto – já no impacto deverá mencionar qual foi o resultado desse comportamento na situação.

Ao relatar todos esses pontos, quem está recebendo a mensagem consegue entender melhor qual foi o comportamento dela numa situação específica e qual o impacto positivo ou negativo desse comportamento.

  1. Feedback sanduíche

Outro modelo bastante conhecido é o Feedback Sanduíche. Ele é dividido em três camadas: elogio, pergunta e ação.

No elogio, é ressaltado um ponto positivo sobre o colaborador. O que faz com que ele se sinta reconhecido e mais a vontade.

Na pergunta, o avaliador faz um questionamento sobre algum ponto que o colaborador poderia melhorar para ter um desempenho superior.

Por último, a ação é uma dica do que pode ser feito para que o colaborador tenha um melhor desempenho nas tarefas.

  1. Feedback Canvas

O Feedback Canvas é voltado para a avaliação de equipes. Através dele, são feitas análises individuais de cada membro de um determinado grupo.

Cada avaliação é vista por meio de uma visão macro para mensurar como está o desempenho do grupo e quais ações cada um precisa tomar para melhorar a performance do time.

Conclusão

Como vimos nesse post, o feedback é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos profissionais existentes na organização. Quando bem aplicado, tende a gerar bons resultados tanto para o profissional, quanto para a empresa.

O feedback traz melhoria no relacionamento da equipe e uma forma de solucionar os pontos cegos que passam despercebidos. Ele é crucial para aprimorar o que deve ser mais bem desenvolvido e exaltar comportamentos que precisam ser mantidos ou eliminados.

Por isso, disseminar a cultura do feedback dentro de uma organização resulta em um nível maior de satisfação do seu público interno e externo.

Sem sombra de dúvidas, um dos principais benefícios do feedback é a motivação pessoal e da equipe. A avaliação que o feedback possibilita fará com que os colaboradores tenham que fazem parte da equipe, que estão fazendo a diferença em sua função e que são peças fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • dezembro 20, 2021
  • 2:03 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

Vendedor ou Psicólogo? Como Ler Pessoas para Fechar Negócios com Ética

Leia mais »

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Como o “Empresário Salva-Vidas” Sabota o Crescimento do Próprio Negócio.

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OkPolítica de Privacidade