As transformações do mundo corporativo não param. A todo instante há uma nova mudança, uma novidade, uma atualização. Isso tudo para acompanhar as tendências do mercado e o comportamento dos profissionais, duas vertentes essenciais no desenvolvimento e resultado das organizações.
Essas mudanças têm sido cada vez mais intensas e refletem na organização na totalidade.
Um setor que passou por diversas mudanças nos últimos tempos, foi o setor de Recursos Humanos: o termo “profissional de RH”está dando lugar ao “profissional de gente e gestão”.
Essa mudança é resultado de uma evolução na forma de administrar o capital humano. O foco antes era controlar o trabalho dos funcionários. Atualmente, esse foco mudou para dar condições para que os colaboradores atinjam os resultados desejados.
Com isso, surgiu um novo desafio: de um lado, as pessoas, o recurso mais valioso de uma empresa, que por sua vez, são também um dos mais difíceis de gerenciar com sucesso.
O post de hoje vai abordar sobre esse tema e como essa área vai além do que uma relação.
Boa leitura!
As diferenças entre RH e Gente e Gestão
Alguns afirmam que o RH foi substituído pelo Gente e Gestão, outros dizem serem setores diferentes e já teve quem afirmou que um seria complementar do outro. Isso acabou gerando um conflito sobre a verdade em relação a esses setores.
Por isso, para compreender melhor sendo o setor de gente e gestão e o papel dos profissionais que fazem parte dele, precisamos resgatar o conceito da gestão de recursos humanos e entender as diferenças entre esses dois setores.
A verdade é que o setor de Gente e Gestão é similar ao de gestão de RH, porém o recurso de gestão de RH é voltado para quem faz a estratégia da empresa.
O principal papel da gestão de Recursos Humanos é avaliar o trabalho necessário para atingir os objetivos da empresa por meio do capital humano, colocando as pessoas certas nas posições certas e capacitando o pessoal para atingir os mais altos níveis de desempenho.
Trata-se de uma função de estratégia de como usar melhor o capital humano na organização.
Já o setor de Gente e Gestão, intensifica o foco nas pessoas que fazem parte da empresa e reconhece seus esforços para que os resultados sejam alcançados. Ele é voltado para captar e proporcionar garantia para o colaborador, proporcionando a cultura do reconhecimento profissional.
O profissional de Gente e Gestão tem grande foco no desenvolvimento de seus colaboradores para formar times altamente qualificados e elevar o potencial da empresa.
Com ele, as ações deixam de ser genéricas e ganham um tom de exclusividade e personalização; as recompensas realmente surpreendem, motivam e engajam as equipes; e os benefícios oferecidos são criativos e inovadores, sem deixar de atender às demandas da organização.
Embora sejam setores interligados diretamente com o mesmo propósito e objetivos similares,o setor de Gente e Gestão possui foco direto no funcionário, proporcionando benefícios, suporte e até mesmo treinamentos.
Enquanto o do RH tem foco em aliar as necessidades da empresa ao potencial do capital humano de forma estratégica e elaborar formas de se fazer isso, o setor de gente e gestão atua diretamente na identificação das necessidades da empresa que envolvem as pessoas.
Vamos utilizar um exemplo para fixar melhor essas diferenças. Vejamos:
Se a companhia precisar fazer um processo seletivo para encontrar um novo colaborador, o departamento de Gente e Gestão deverá indicar ao RH quais são as qualificações necessárias que esse profissional tenha para exercer determinado cargo.
O RH, terá a missão de planejar todo o processo de recrutamento e seleção, pois é necessário encontrar esse novo colaborador de acordo com as diretrizes informadas pela área de Gente e Gestão.
Apesar de semelhantes, as atuações das áreas embora sejam similares, diferem e complementares.
Gente e Gestão: o que é?
Embora seja um termo relativamente novo em muitas empresas, essa é uma prática já conhecida pelo RH, conforme citamos acima.
Em resumo, trata-se de uma gestão de recursos humanos com foco no desenvolvimento dos colaboradores e seus resultados.
Gente e gestão é o setor responsável por atuar em conjunto com todas as demandas do RH de uma empresa. Ele cuida do capital humano em diversas frentes: recrutamento, admissão, avaliação de desempenho, departamento pessoal e engajamento.
Todas essas categorias são trabalhadas de forma que todas as etapas considerem a individualidade e personalização nas qualificações básicas para ocupar determinada função.
O profissional de gente e gestão tem um olhar atento para as capacidades individuais de cada colaborador. Com isso, irá analisar qual é a melhor forma de encaixá-las com as capacidades dos demais membros da equipe.
Além disso, a área da Gente e Gestão também é responsável por garantir as avaliações contínuas de desempenho dos departamentos, analisando bem o perfil de cada um para identificar pontos fortes e melhorias, como, por exemplo, se há necessidade de recolocação de algum colaborador.
Sendo assim, o Gente e Gestão agrega em diversos aspectos de uma empresa, desde liderança, qualidade de vida, desenvolvimento e a promoção de um ambiente de trabalho motivacional.
A visão desse profissional precisa ser estratégica e mais humanizada, a fim de garantir bons resultados e uma percepção positiva dos funcionários.
Porque o Gente e Gestão vai muito além do que uma relação?
O setor de Gente e Gestão é um dos melhores recursos para evitar a escassez de bons funcionários e rotatividade de profissionais numa organização. Ele funciona como um investimento empresarial feito para o profissional.
Esse setor é responsável pelo apoio técnico e motivacional, feedbacks, atenção múltipla à saúde mental e ao desenvolvimento corporativo. Também é responsável por manter um bom clima organizacional, mantendo o foco em produtividade, motivação e qualidade para todos os colaboradores.
Através da relação personalizada criada com os trabalhadores, o resultado é uma equipe motivada e engajada, fazendo com que se sintam mais valorizados.
Uma equipe feliz e motivada, se sente muito mais aberta a uma relação saudável com a empresa, usando assim todo seu melhor potencial para atingir os resultados almejados, seja pessoal, profissional e/ou empresarial.
Não é raro encontrar corporações que possuem lideranças de baixa qualidade e gestores cansativos, resultando em funcionários desmotivados. O setor de Gestão e Gente é responsável por dar suporte àquela situação para que o problema seja resolvido da melhor forma possível.
Relacionado ao desenvolvimento de lideranças, o setor é responsável por capacitar líderes para o foco em gente, assim como eles, pensando sempre no próximo de forma mais humana.
Com isso, é possível promover crescimento pessoal e, em simultâneo, da equipe, treinando também aspectos relacionados à inteligência emocional, para tomada de decisões e gerenciamento de possíveis conflitos, estimulando também outra cultura de liderança.
Quando se fala de conflitos, muitas vezes as equipes possuem opiniões distintas da qual o líder proporciona.
Por isso, é tão importante ter um setor com profissionais capacitados para lidar com situações de divergências entre pessoas da equipe, mostrando soluções, proporcionando estabilidade e um bom ambiente para que o trabalho ocorra.
Embora o setor de Gente e Gestão seja um trabalho ligado indiretamente com o papel do gestor de equipes, ele serve como refúgio para motivação e até mesmo novas ideias e tendências dos profissionais.
Já que é responsável por verificar de fato se a produtividade e o clima organizacional da corporação estão sendo alcançados pelos funcionários, a relação embora seja estritamente profissional, se torna mais próxima do colaborador.
É também responsável pela interação de novos colaboradores, reforçando as ações da empresa, fortalecendo o onboarding entre as equipes, além de ser responsável pela adaptação de novos colaboradores, propagação da cultura organizacional, atuando com a solução de dúvidas e apresentação de projetos já elaborados.
É um setor que também atua com o preparo dos funcionários em aviso prévio e alguns colaboradores em processo de recolocação na empresa.
Eles realizam atividades de integração com treinamentos para que o novo colaborador possa acelerar e traçar o seu desenvolvimento perante a corporação, auxiliando também em possíveis processos para outros cargos na corporação.
Conclusão
Viu como o setor de Gente e Gestão vai muito além de uma relação entre empresa e colaboradores?!
Trata-se de um setor com ferramentas e estratégias poderosas que pode impulsionar sua empresa para um patamar de alta performance e referência no mercado, não somente em relação ao seu negócio, mas como referência das melhores empresas para se trabalhar,
Está esperando o que para estruturar seu setor de Gente e Gestão?
Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!