Vamos começar este conteúdo com uma pergunta bem simples: os seus consumidores enxergam o seu negócio como você deseja?
Se a resposta for sim, parabéns! o seu negócio está tendo um bom posicionamento de mercado e você está caminhando para o lugar certo, o coração do consumidor.
Se a resposta for não, bom, este conteúdo foi feito exatamente para você!
Está pronto para ter um posicionamento de mercado estratégico e levar o seu negócio para outro nível?
Então vamos lá!
Afinal, o que é um posicionamento de mercado!
Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere a como sua marca é ocupada e vista na mente dos consumidores.
Posicionar sua empresa no mercado significa diferenciá-la de seus concorrentes, ocupando uma posição de liderança e uma posição fixa na mente dos consumidores.
Como Philip Kotler escreveu em seu livro Administração de Marketing (Prentice Hall, 2000):
“Posicionamento é o ato de projetar os produtos e a imagem de uma empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo.”
Portanto, determinar quais valores, símbolos e comportamentos devem ser associados a uma marca para diferenciar a empresa dos concorrentes e atender às expectativas e preferências do consumidor é fundamental.
E não somente isso, mas transmitir o diferencial da marca em uma só mensagem e resumir a essência da empresa, concretizando plenamente a percepção dos consumidores também deve ser nosso foco.
5 vantagens de fazer um posicionamento de mercado!
Ter um posicionamento de mercado estratégico é fundamental para o sucesso de um negócio, sem contar com as inúmeras vantagens que só ele pode proporcionar.
Separamos 5 que te ajudarão a enxergá-lo de uma forma diferente.
Fidelização do cliente
Fidelizar o cliente é uma das principais vantagens do posicionamento de mercado, pois uma marca deve permanecer firme na mente dos consumidores.
Uma vez feito isso, sua empresa estará indo na direção certa.
Maior autoridade
Quando uma marca é lembrada, ela acaba se destacando das concorrentes, com maior impacto na mente dos consumidores e no conhecimento do mercado.
Ao menor sinal de ameaça, uma empresa bem posicionada pode usar suas habilidades de comunicação para reverter rapidamente a situação e manter sua reputação intacta.
Aumento da competitividade
Obviamente, a posição que ocupa no mercado determina o nível de competitividade de uma empresa em relação aos seus concorrentes.
Quanto melhor o posicionamento, melhor a capacidade de superar as ofertas dos concorrentes e competir pela atenção dos consumidores.
Conexão com o público
Entrar na mente dos consumidores é uma grande conquista, mas você já pensou em entrar no coração deles?
Conectar-se com os consumidores é uma grande oportunidade de entrar em contato com seus estilos de vida, comportamentos e emoções.
Uma marca bem conectada é aquela escolhida para criar uma conexão genuína com seu público.
Clareza nas decisões
Outra vantagem do posicionamento de mercado é a maior clareza na tomada de decisões e na definição dos objetivos da empresa.
É muito mais fácil desenvolver uma estratégia de crescimento do negócio e saber o caminho a seguir se você conhece bem o seu setor e tem uma posição de destaque.
Como montar um posicionamento de mercado eficaz!
A definição do posicionamento de mercado deve começar com o planejamento estratégico, pois é uma decisão fundamental para um negócio.
Basicamente, você tem que escolher o espaço que sua empresa ocupa em relação aos consumidores e concorrentes para buscar a liderança no segmento.
Pesquise seu público, mapeie seu mercado e entenda a jornada do consumidor.
Nessa fase inicial, pesquisas de mercado para entender como o público percebe sua marca e uma análise completa da concorrência são essenciais.
Com os dados em mãos, você pode fazer seu mapa de posicionamento como ensinamos e saber exatamente onde você está atualmente no mercado.
Liste todas as suas diferenças e compare com seus concorrentes com base nas necessidades, preferências e comportamento do seu público-alvo.
Por meio deste exercício, você identificará o local mais vantajoso e desenvolverá uma estratégia para chegar lá.
Por exemplo, se você opera no mercado de software e estipula que o melhor caminho é um atendimento diferenciado, basta orientar sua dedicação para o relacionamento com o cliente e comunicar esse diferencial.
Bônus: o posicionamento de sucesso da Coca Cola!
É impossível falar sobre posicionamento de mercado e não mencionar a Coca-Cola. A famosa e querida globalmente por milhões de consumidores!
Além dos conhecidos anúncios de Natal, a marca já criou campanhas impactantes como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da Vida” e, mais recentemente, “Coca-Cola é Para Todos”.
Seu posicionamento é inteiramente baseado na emoção, com a associação da bebida a valores universais como amizade, felicidade, união e empatia.
Conclusão
Já sabe como fazer a sua marca ter um posicionamento de mercado estratégico? Vimos neste conteúdo o quanto ele é essencial para a sua marca ser lembrada pelo consumidor.
Hora de tirar todos os seus sonhos do papel e dar os primeiros passos para isto virar realidade. Nós, da UCJ, pensamos muito e desejamos te ajudar com isto.
Fale com um de nossos especialistas e se surpreenda com as nossas soluções!
Nos encontramos no próximo conteúdo.
Até mais! (: