Neste conteúdo, iremos explicar um pouco sobre modelagem de processos de negócios, um assunto que dá o que falar no mercado empreendedor, e que ajudam diversas empresas a conquistar o tão esperado sucesso!
Aqui, você verá um pouco mais sobre estes processos e também vai poder ver os benefícios que ele pode oferecer para o seu negócio.
Está pronto para a leitura?
O que é modelagem de processos?
A Modelagem de Processos de Negócios é a representação dos processos de negócios de uma organização com a finalidade de documentar, entender e analisar os processos, permitindo a transformação e automação.
Os fluxogramas fornecem uma visão lógica das atividades e mostram de forma fácil e intuitiva como o trabalho deve ser feito em uma empresa.
A modelagem de processos pode produzir diagramas, mapas ou modelos, dependendo do nível de detalhe necessário para fins de modelagem. Em alguns casos, um diagrama simples, como um fluxograma, resolverá o problema.
Cada um dos modelos mencionados representa um estágio diferente de desenvolvimento do processo, adicionando mais ou menos informações ao layout.
Diagrama, mapa ou processo? Qual escolher?
Ao contrário dos modelos, os diagramas de processo retratam os principais elementos do processo, simbolizando atividades em nível macro, mas omitindo detalhes.
Por outro lado, um mapa pode ser classificado como uma evolução do chamado diagrama, pois mostra detalhadamente o processo ativo (fluxos de trabalho) agregando eventos, regras, resultados, ou seja, com maior precisão no projeto.
O processo é o mais completo dos três! É a versão final com alto nível de detalhamento abrangendo recursos, fluxo de informações, instalações, finanças e muito mais. E geralmente é feito usando ferramentas de simulação.
5 benefícios da modelagem de processos para o seu negócio
Separamos 5 benefícios da modelagem de processos para você entender o quanto ele é valioso!
#01. Visão compartilhada do negócio
Ter um fluxograma facilita a documentação e a divulgação do processo, alinhando o entendimento de todos os colaboradores e colocando todos na mesma página.
Basta consultar a representação gráfica para que todos saibam como o trabalho deve ser feito. Dessa forma, o conhecimento sai da cabeça de uma pessoa e é repassado para todas as partes envolvidas.
#02. Melhora a comunicação da equipe
Você conhece aquela frase “Estou falando grego?” Você nunca a usará. A modelagem de processos melhora a comunicação da equipe, pois todas as informações estarão visíveis em um só lugar!
Além disso, ela ajuda a melhorar essas lacunas na comunicação, atuando como um guia para as pessoas.
#03. Evita atrasos e desperdícios no processo
A modelagem de processos é usada em projetos de transformação de processos e auxilia diretamente na análise de processos, pois fornece uma compreensão clara do mesmo.
O layout do processo atual permite gargalos e outros problemas que antes eram difíceis de perceber. Portanto, as ações necessárias podem ser tomadas para corrigir esses problemas e, em seguida, o processo pós-transição pode ser documentado.
4. Auxilia no treinamento e desenvolvimento de colaboradores
Na hora de contratar novos funcionários ou treinar profissionais que já estão na sua empresa, fornecer material de apoio é o correto a ser feito, não é? Se você tiver um modelo de processo, ele será um guia ideal para dar a essa pessoa uma visão geral do trabalho.
Com isso, ela pode esclarecer suas dúvidas por meio da revisão de documentação intuitiva e útil, liberando tempo para que o professor aborde questões mais complexas.
5. Facilita a automação de processos
Dependendo da notação utilizada, os diagramas produzidos pela modelagem de processos podem ser traduzidos para uma linguagem compreendida por ferramentas de automação de processos, denominadas BPMS.
Essas ferramentas utilizam diagramas mapeados em BPMN para criar fluxos de trabalho automatizados que facilitam o dia a dia dos funcionários e aumentam o controle sobre o processo.
Nossa dicas práticas de modelagem de processos
Você sabia que os profissionais proficientes em design de processos se perguntam qual é o propósito de um determinado design antes de perguntar se ele está correto? O desenho do processo é um meio, não um fim.
A modelagem é a melhor maneira para quem quer automatizar. No modelo está a representação completa do processo. Eles só não são indicados quando você não deseja automatizar.
Abaixo, segue algumas dicas excelentes para um processo de modelagem sem dor de cabeça:
- Sempre definir um objetivo claro;
- Atenção para não exagerar em detalhes o seu processo;
- Entretanto, cuidado para seu processo não faltar detalhes;
- Revise seu modelo várias vezes;
- Peça a um colega para ajudar na revisão.
Conclusão
Como viram no conteúdo acima, a modelagem de processos é primordial para a organização das estratégias de um negócio, facilitando a jornada rumo ao sucesso!
Nós, da UCJ, prezamos muito em nortear o melhor caminho para os nossos clientes. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas que estamos pronto para te ajudar.
Até o próximo conteúdo!