Você já preparou o seu planejamento estratégico para esse ano?
A ferramenta engloba o processo de gerenciamento organizacional: análise da empresa, metas e objetivos e direcionamento de recursos para que a empresa ganhe força no mercado.
Mas será que um planejamento vale tanto esforço? Hoje nós vamos te mostrar as vantagens de desenvolver o seu plano na prática a partir do Case de Sucesso da Drogaria. Boa leitura!
Você conhece os benefícios de um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo que identifica as melhores formas de uma empresa ter sucesso. Ele sistematiza a busca pelos bons resultados.
O planejamento estabelece as ações que a empresa precisa percorrer para alcançar as suas metas, tudo com base em algumas informações: contexto do mercado, contexto da própria empresa, expectativas, análises futuras e mais.
Uma de suas maiores vantagens é a capacidade de identificar oportunidades para a empresa, estabelecendo o que deve ser feito, por qual motivo deve ser feito e como deve ser feito para conquistar o espaço.
A periodicidade do planejamento pode ser mensal, anual ou até mesmo um prazo bem mais longo, tudo depende das necessidades do negócio.
Mesmo que a sua empresa já esteja no mercado, é sempre necessário usar o planejamento estratégico para ajustar o plano de ação, identificar indicadores, encontrar ameaças e avaliar melhorias.
Assim, o planejamento estratégico gera:
- Mais produtividade e assertividade nas decisões;
- Estabelecimento de um senso de direção;
- Aumento da eficiência operacional;
- Redução de custos;
- Preparação para lidar com oportunidades e ameaças;
- Acompanhamento dos resultados;
E mais.
Você sabe como ter os custos empresariais reduzidos? Nós te ajudamos! Leia as nossas dicas.
Como implementar um planejamento estratégico?
Entenda cada etapa para construir o seu planejamento estratégico:
O diagnóstico
A empresa precisa fazer uma análise interna para identificar as suas forças e fraquezas. Você pode utilizar a análise SWOT para isso, mas não se esqueça de fazer uma pesquisa bem completa e baseada em dados.
Desse modo, você vai saber o que precisa ser priorizado no planejamento estratégico.
Os objetivos estratégicos
Onde a sua empresa quer chegar? Quais são as suas metas?
Nesse momento, estabeleça os objetivos de curto, médio e longo prazo, que devem estar conectados com as necessidades do negócio, devem ser realistas e aplicáveis.
Uma estratégia
É a hora de definir como alcançar os objetivos: a utilização dos recursos, os prazos, como o time deve trabalhar, quais as diretrizes e mais.
Nesse momento, é essencial ouvir as equipes, pois elas são quem mais sabe sobre o funcionamento do próprio departamento. Elas também devem se sentir incluídas para que engajem no plano.
A aplicação da estratégia e o acompanhamento
É a hora de implementar o planejamento, criar um plano de ação com base no que foi definido pelas outras etapas e aplicar em todos os departamentos.
Além disso, você deve fazer o monitoramento contínuo das estratégias, analisando os seus resultados para corrigir falhas e garantir sempre os melhores resultados.
Estratégias de marketing são essenciais para o sucesso do seu negócio. Você sabe como implementar a sua? Entenda!
Planejamento Estratégico na prática: Case Drogaria
Agora vamos para a prática: conheça o Case da Drogaria feito pela UCJ.
O projeto da Drogaria Ponto Alto é localizado em Diamantina – Minas Gerais. O objetivo principal foi o aumento de faturamento.
No caminho para atingir essa meta, identificamos obstáculos que causavam dificuldades de diferenciação e fortalecimento da marca em uma região com diversas empresas semelhantes, como:
- Impossibilidade de aumentar os preços (por se tratar de uma região de baixa renda);
- Drogaria concorrente de mesmo nome na mesma rua;
- Marketing ineficiente;
Em resposta, foi preciso desenvolver um planejamento de marketing que alcançasse a repaginação visual da parte externa da loja, atualização das informações dos buscadores sobre a marca, um Programa de Fidelização de clientes baseado no perfil de compra e a criação de itens personalizados, como sacolas e botons.
Além disso, criamos promoções semanais e kits de produtos, que trabalhariam para encantar os clientes.
Após a consultoria da UCJ, a Drogaria Ponto Alto alcançou ótimos resultados, como o aumento em 29% da receita total e de 87,5% na quantidade de entregas feitas.
O planejamento estratégico foi essencial para essa história. A partir dele, identificamos o que a empresa precisava, organizamos os processos e alcançamos ótimos resultados. Comprovamos neste Case os ótimos resultados do planejamento estratégico.
Quer implementar um planejamento estratégico e ter todos esses resultados positivos? A sua empresa pode ficar ainda melhor com o apoio da UCJ! Fale com um consultor.