Neste Case você verá como a equipe da UFMG Consultoria Jr. inovou para montar um Estudo de Viabilidade de um modelo de negócio inédito em Belo Horizonte.
O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.
Projetos envolvidos: Pesquisa de Marketing e Estudo de Viabilidade Econômica.
O Desafio
O cliente nos procurou querendo abrir um novo negócio de diversão em Belo Horizonte: Um Escape Game.
O maior desafio era que não existia nenhum concorrente deste modelo quando a oportunidade de projeto chegou à UCJ. Como descobrir se existia mercado para isso?
Oferecer um serviço ou produto novo, nunca visto, acarreta grandes riscos. Para garantir a assertividade em uma inserção no mercado, estudos embasados e inovadores foram necessários.
A Solução
Foram levantadas informações para estimar a demanda inicial do empreendimento. Projeções para diferentes cenários de riscos foram feitas, considerando as porcentagens do crescimento de mercado de entretenimento no Brasil.
Com isso, o empreendedor pôde ter uma ideia melhor de como seu negócio se comportaria em cenários otimista, moderado e pessimista.
Foi desenvolvida uma maneira de precificação estratégica para o nosso cliente. O modelo possibilitava um crescimento intensificado e estimulava a retenção e indicação por parte dos clientes.
O Resultado
O Escape Game abriu! A BH Escape é uma prova de que inovar, por mais que seja difícil, não é impossível, principalmente com estudos e análises relevantes em mãos.
O Que Foi Feito
Pesquisa de Mercado
Além de questionários com os potenciais clientes, estudamos também possíveis parcerias com empresas. Identificamos que estas podem utilizar os desafios do Escape Game em seus processos seletivos e de promoção.
O grande diferencial desta etapa foi a necessidade e iniciativa de buscar informações sobre o modelo de negócio em outras cidades e países. Foram utilizadas projeções e adaptações com informações de mercado das cidades que já possuíam empresas de Escape Game.
Análise de Dados Mercadológicos
Após a coleta de dados, análises indicaram as estratégias de marketing: onde se localizar, a faixa de preço adequada, as melhores formas de divulgação, o perfil dos funcionários, etc.
Basicamente foi definida a maneira de entrar em um mercado novo – até então desconhecido – e obter sucesso.
Análise de Dados Financeiros
Para complementar o estudo, uma análise financeira era necessária.
Foram coletados todos os gastos de investimento inicial – para que o empreendimento se instalasse e começasse a funcionar. Os gastos mensais – para mantê-lo em operação – também foram levantados.
O objetivo é trazer previsibilidade para o nosso cliente. O desafio era traduzir todas as percepções coletadas com o público em projeções e números e deixar a tomada de decisão mais assertiva.
Pesquisa de Concorrentes: Cliente Oculto
Uma surpresa foi que no meio da execução do projeto um empreendimento semelhante foi aberto em Belo Horizonte. Para entender quais eram as estratégias utilizadas a equipe reservou um horário para realizar um Mystery Shopper.
Foi feita uma visita ao concorrente, observando cada detalhe e analisando possíveis falhas e pontos positivos. Com essas informações, complementamos nossos planos de ação.
Você quer entender a viabilidade de sua ideia de negócio? Nós podemos fazer o mesmo por você. Quer receber um relatório com projeções financeiras e definições estratégicas para abrir a sua empresa?
Entre em contato abaixo!
Texto escrito por Vinícius Neuenschwander. Diretor de Projetos da UFMG Consultoria Jr, foi um dos consultores responsáveis pela execução do projeto.