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FALE COM UM ESPECIALISTA

Gestão de mudanças organizacionais: Como implementar mudanças na sua empresa!

A Gestão de Mudanças Organizacionais são o conjunto de técnicas que vão te auxiliar a implementar mudanças na sua empresa!

Mudar e inovar constantemente é indispensável para qualquer empresa que queria ser competitiva. O mundo global com padrões de consumo e níveis de concorrência mudando frequentemente exige isso dos empresários!

Neste artigo você aprenderá o conceito, como implementar e gerenciar as mudanças organizacionais da sua empresa!

Blockbuster e Blackberry: empresas que não mudavam!

Dois bons exemplos de empresas que falharam nesse processo são a Blockbuster e Blackberry. Em ambos os casos, essas empresas, além de não serem capazes de perceber as mudanças de contexto, não foram capazes de inovar em relação ao novo ambiente.

A falta de capacidade resultou na ruína de empresas que já comandaram o mercado na qual estavam inseridas. Isso evidencia a importância de estarem sempre buscando o novo!

Para entender como gerir o processo de implementação as mudanças empresariais é necessário entender o que de fato são estas mudanças e quais são as motivações.

O que é a Gestão de Mudanças Organizacionais

“A empresa em movimento”.

Um dos principais conceitos de mudanças organizacionais pode ser resumido nesta simples expressão de Grouard e Meston. Mudar significa evoluir, de modo que isso vem fazendo parte do dia a dia das empresas mais bem-sucedidas do globo.

As motivações para as mudanças organizacionais podem ser divididas em dois grupos:

Motivos relacionados a fatores internos;

Em relação aos fatores internos, têm-se as mudanças cujas as iniciativas ocorrem de dentro da empresa. Isto é, são colocadas pelo corpo estratégico de modo a alterar a empresa no que se refere a sua estratégia.

Motivos relacionados a fatores externos.

Em relação aos fatores externos, têm-se mudanças que surgem fora da empresa, ou seja, são aquelas mudanças oriundas no mercado como um todo.

As mudanças causadas por fatores externos mais comuns a são a mudança nos padrões de consumo, a invenção de novas tecnologias e o surgimento de novos concorrentes.   

As mudanças organizacionais em si podem também ser divididas em dois grupos:

Mudanças Voluntárias

As mudanças voluntárias dizem respeito àquelas responsáveis por melhorar o desempenho da companhia e/ou prevenir possíveis riscos.

Mudanças Involuntárias.

As involuntárias são aquelas diretamente relacionas a sobrevivência da empresa, de modo que o motivo dela foi identificado tardiamente.

Conhecendo estes conceitos trabalhar com a gestão das mudanças organizacionais torna-se muito mais fácil e coerente!

O Desafio de Implementar e Gerir as Mudanças Organizacionais

A Implementação e Gestão de Mudanças Organizacionais é complexas, e precisa se basear em dois pontos fundamentais:

Mudar envolve pessoas

Fazer com que todos os funcionários identifiquem a importância da mudança e de fato implementá-la não é uma tarefa simples. Neste momento entra um importante papel das lideranças de sua empresa, e da sabedoria de utilizar a cultura da empresa para o seu sucesso!

Não existe uma receita de bolo

Além disso, cada empresa funciona de um jeito e este processo não pode ser engessado, mas sim um adequado à realidade de cada organização.

Estes dois pontos são muito simples mas importantes! Se negligenciados, podem arruinar o processo de implementação e gestão de mudanças.

Os 5 Passos para a Gestão de Mudanças Empresariais

Para a implementação de mudanças identificamos 5 passos fundamentais que podem ser seguidos e adaptados pelas empresas:

1º Passo:  Diagnóstico do Contexto Atual

Identificar a necessidade da mudança, considerando os fatores internos e fatores externos.

É necessário identificar quais são as mudanças involuntárias que são indispensáveis para que sua empresa se mantenha competitiva. Ao mesmo tempo, é preciso sugerir novas mudanças voluntárias, para que sua empresa possa ser uma líder de mercado!

2º Passo: Análise dos Riscos

Mudar envolve muitos riscos, e por vezes estes inclusive impedem que as empresas tenham uma mentalidade de inovação.

Arriscar mais é cada vez mais importante e indispensável para as empresas. Para reduzir o impacto destes riscos na sua organização é preciso implementar um bom gerenciamento de riscos.

Você pode aprender tudo sobre o que é gerenciamento de riscos no nosso artigo:

Gerenciamento de Riscos – Tudo que você precisa saber

3º Passo: Planejar o Processo de Mudança

Planeje os diagnóstico, crie planos de ação, realize testes e acompanhe indicadores chave. De forma simplificada estes são os passos necessários para um bom gerenciamento de projetos – e implementação de mudanças é um projeto!

4º Passo: Uso da tecnologia a seu favor.

As evoluções tecnológicas são ágeis, sempre surgindo novas alternativas que podem potencializar o seu resultado. Escola um software para gerenciamento de projetos que se adeque às suas necessidades e que te ajude a organizar e gerenciar a mudança organizacional.

5º Passo: Comunicação eficiente

Os problemas de comunicação podem ser fatores decisivos de fracasso do seu projeto. As informações podem chegar incompletas às equipes, ou barreiras de comunicação que levam à desmotivação dos funcionários.

Uma estrutura de comunicação eficiente é importante para que a gestão de mudanças organizacionais seja implementada com agilidade e eficiência.

Acompanhar é tão importante quanto Implementar

Após a implementação é um fato que problemas surgirão, limitando o sucesso da nova implementação. Dificilmente as coisas acontecem exatamente como planejamos.

Ferramentas para a gestão das mudanças organizacionais são ainda mais importantes a partir do momento da implementação. São duas as principais ferramentas para reaizar esse gerenciamento:

  • PDCA (Plan Do Check and Act)
  • BSC (Balanced Scorecard).

O PDCA é ideal para lidar com os eventuais gargalos; Já o BSC facilita o gerenciamento, da mudança e dos planos de ação criados.

PDCA – Planeje, Faça, Cheque, Corrija!

O ciclo PDCA atua no planejamento, execução e padronização dos planos de ação.

Desse modo, caso alguma mudança implementada não apresenta os resultados que deveria esse processo de “Plan Do Check and Act (PDCA)” pode ser usado para gerar o plano de ação mais coerente e seguro possível.

Balanced Scorecard – Um Resumo Gerencial

O BSC tem como o foco o acompanhamento dos pontos principais, os indicadores chave de desempenho ou KPIs. Essa função é chave para a Gestão de Mudanças Organizacionais! 

Sua eficácia é garantida pelos seus indicadores, que de maneira estratégica conseguem balizar o sucesso operacional e estratégico da implementação. O BSC também é muito utilizado no gerenciamento da estratégia da empresa.

Combinando as duas metodologias é possível gerir de forma organizada e padronizada qualquer mudança empresarial, e solucionar de forma rápida eventuais problemas.

Seguindo estes passos e orientações sua empresa estará preparada para encontrar o sucesso por meio das inovações e mudanças!

Aumente o Engajamento com a Gestão à Vista

Para melhorar o engajamento de seus funcionários com os projetos de mudança, implemente simultaneamente um sistema de Gestão à Vista! Exponha resultados e facilite o acompanhamento, gerando motivação e propósito nos envolvidos.

Clique e leia o nosso artigo:

Gestão à Vista: Uma Ferramenta de Comunicação e Direcionamento de Resultados

Texto escrito por Matheus Lara, Consultor da UFMG Consultoria Jr

  • maio 29, 2018
  • 9:00 am
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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