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Value Proposition Canvas: Conheça o Canvas de Proposta de Valor e Crie Valor para Seus Clientes

Se você quer focar na proposta de valor que o seu negócio tem a oferecer para os seus clientes, você está no lugar certo. O Value Proposition Canvas foca naquilo que é essencial para criar valor e acertar na hora de desenvolver sua ideia de empresa ou produto.

O Canvas de Proposta de Valor pode te ajudar a entender melhor a realidade do cliente e entregar uma solução que está alinhado com o que ele espera.

Resultados ruins podem ser contornados se você utilizar as ferramentas certas. De acordo com a Entrepreneur, 72% dos novos produtos não alcançam a receita necessária para atingir suas metas. Você não quer que isso aconteça com você, não é?

Continue lendo o artigo para aprender sobre e baixar um modelo do Canvas!

Conheça o Value Proposition Canvas

O Value Proposition Canvas foca em duas estruturas principais: a Proposta de Valor e o Segmento de Clientes.

Ele utiliza essas duas perspectivas para mostrar em detalhes como o valor é criado pelo produto, percebido pelo cliente e como os dois se conectam.

Você conhece o Business Model Canvas? Ele é uma ferramenta utilizada para se obter uma visão geral do funcionamento da empresa.  O Value Proposition Canvas foca em duas áreas do Business Model Canvas: clientes e proposta de valor.

Esquema simplificado do Value Proposition Canvas

Existe uma linha lógica para ser preenchido: o ideal é que se comece da direita para esquerda. Desta forma cria-se empatia com as necessidades do cliente primeiro, para entender seu produto pode atender às necessidades deles.

O Business Model Canvas e o Value Proposition Canvas são muito utilizados no universo das Startups, junto com outras ferramentas como por exemplo o lean canvas.

Continue lendo para entender como preencher cada uma das partes do Canvas de Proposta de Valor.

Baixar: Canvas de Proposta de Valor

A melhor forma de utilizar o Canvas Proposta de Valor é visualmente! Por isso, disponibilizamos também um modelo em PDF para você baixar.

Faça o download agora:

Clique e baixe o Value Proposition Canvas

A Perspectiva do Cliente

Começando pela área da direita, vamos preencher as três áreas relacionadas com o seu cliente.

Nesta parte do Canvas você deve anotar tudo aquilo que está relacionado com o seu cliente, seguindo a estrutura do Canvas. Assim você vai passar pelos pontos mais importantes que você precisa saber sobre o seu cliente, e pode pensar em uma solução ideal para a realidade dele.

Liste as Tarefas do Cliente

As Tarefas do Cliente são os trabalhos, ações, tarefas que o seu cliente precisa executar no dia a dia, que estão relacionadas com o seu serviço. Para o Value Proposition Canvas, agrupe-as em três grupos:

Tarefas Funcionais

Estão relacionadas estão relacionadas a problemas específicos que podem estar relacionados ao trabalho que seus clientes executam ou algum objetivo pessoal.

Um exemplo disso são produtos que auxiliam na organização de afazeres, listas de compras, anotações entre muitos outros.

Tarefas Sociais

Envolvem a imagem que seu cliente tem dentro do seu círculo social e/ou profissional. Redes sociais, sites de relacionamento, consultorias de muda representam bem esse tipo de segmento.

Tarefas Emocionais

Tocam diretamente na percepção pessoal que seu cliente tem do mundo.

Empresas de segurança são um exemplo disso, visto que o principal valor que elas se propõem a dar para o cliente é a sensação objetiva de segurança.  

Você deve usar uma escala para priorizar quais tarefas o seu cliente julga como mais relevantes. Assim você pode dedicar maior tempo nelas.

Utilize uma escala de 0 a 10 ou de 1 a 5, variando de de Insignificante a Importante.

Mapeie as Dores do seu cliente

As dores do seu cliente estão relacionadas a resultados não desejados, características e problemas relacionados às tarefas que ele executa ou pretende executar. 

Um exemplo de dor é a preocupação com a poluição devido à queima de combustível. Os carros elétricos são um exemplo de solução para essa dor.

Os obstáculos que impedem seu cliente de realizar determinada tarefa também devem ser entendidos como dores.

Estes obstáculos podem surgir por falta de tempo, recursos, entre outras razões. Cabe a você como empreendedor diminuir esses obstáculos ao máximo.

Outra fonte de dores são os riscos. seu cliente pode não estar disposto a fazer algo ou comprar determinado produto pois os riscos envolvidos são altos.

Assim como nas tarefas, você deve utilizar uma escala para priorizar as dores. Coloque as dores numa escala que vai de Moderada a Severa.

Este é um dos espaços que merece mais atenção em todo o Value Proposition Canvas, pois é de onde surgirão boa parte das ideias de solução ideais para os seus clientes!

Defina os Ganhos do seu cliente

Os ganhos do seu cliente são os resultados e benefícios que eles exigem, esperam ou desejam obter. Nesta categoria também entram os ganhos que que eles não estão esperando, mas ficariam satisfeitos de receber.

Ganhos Exigidos

Os ganhos exigidos são aqueles sem os quais a proposta de valor não funciona é a expectativa básica do cliente e não pode ser negligenciada.

Ganhos Esperados

Ganhos esperados são resultados básicos de um produto ou serviço que, embora a solução funcione sem eles, são esperados pelos clientes.

Ganhos Desejados

Os ganhos desejados são aqueles que vão além das expectativas que o cliente tem para um produto ou serviço, mas que o cliente adoraria ter se pudesse.

Ganhos Inesperados

Por fim, os ganhos inesperados são aqueles que vão além das expectativas e desejos do cliente. A maior parte da inovação acontece aqui. É onde está a sua oportunidade se diferenciar com seu produto ou serviço.

É importante ressaltar que você não precisa atender todas as dores do seu cliente.

Procure aquelas que são mais latentes e resolva-as da melhor maneira possível, pois assim a chance de gerar valor e deixar seu cliente satisfeito é maior.

Quando você estiver preenchendo o perfil de clientes não deixe as respostas vagas. Tente sempre ir a fundo para entender os hábitos, dores, desejos e tarefas do seu cliente (ou dos seus vários tipos de clientes) para ter certeza que sua proposta seja bem recebida.

A Perspectiva da Proposta de Valor

O Mapa do Valor é a segunda parte do Value Proposition Canvas, utilizado para delimitar o papel que sua solução vai desempenhar. Você deve se inspirar nas necessidades do seu cliente, mapeadas anteriormente.

A seção de produtos e serviços é basicamente uma lista de tudo que você oferece tanto de forma palpável e direta. Por exemplo seus produtos e serviços, a experiência obtida, o resultado esperado, atendimento personalizado, etc.

No Business Model Canvas ele ocupava uma posição central. Já no Value Proposition Canvas seu papel é tão importante quanto a área do mapa do cliente.

Ele é dividido em 3 seções: Produtos e Serviços, Criadores de ganhos e Alívio das Dores.

Produtos e Serviços

Os produtos e serviços podem ser divididos nas seguintes categorias, físicos, intangíveis, digitais e financeiros.

Atrelado ao produto temos sua “relevância”. Ela é percebida pela maneira com a qual seu cliente entende que seu produto ou serviço o ajuda a executar tarefas, aliviar dores ou simplesmente trazer algum ganho.

Alívio das Dores

O Alívio das dores é o conjunto de atividades que resolve alguma categoria de dor (resultados não desejados, obstáculos e riscos).

Lembrando que você não precisa resolver todas as dores levantadas pelo seu cliente, mas as que você se dispôs a resolver devem ser resolvidas da melhor maneira possível.

Decidir o quão importante é aquele alívio depende do quão intensa é aquela dor para o cliente. Utilize uma escala que varia de “Conveniente” para dores que são de menor intensidade até “Essencial” para dores de maior intensidade.

Criadores de Ganho

Por fim, os criadores de ganho mostram de forma explícita como os seus produtos e serviços entregam aquilo que o cliente pede. Vale lembrar que eles também estão linkados com os ganhos solicitados.

Por isso saber diferenciar ganhos essenciais de ganhos meramente complementares é importante.

Com o Canvas Preenchido, O Que Fazer?

Uma vez que você tenha preenchido todos os campos do Canvas, você deve utilizar as informações com sabedoria.

Lembre-se: o objetivo é maximizar o valor gerado para os clientes. Com o Value Proposition Canvas preenchido você estará cheio de ideias e melhorias para seus produtos e serviços. Implemente-as!

Crie planos de ação, termine de preencher todo o Business Model Canvas de sua empresa ou o Lean Canvas de sua startup.

Download: Value Proposition Canvas

Agora é a hora de você pegar caneta e colocar as mãos à obra!

Baixe o arquivo em PDF do canvas, imprima em uma folha grande e escreva todas as suas ideias.

Gastar os recursos humanos e financeiros da empresa em uma direção das expectativas do cliente traz consequências desastrosas para qualquer empresa. O Value Proposition Canvas vai te ajudar a evitar que você percorra o caminho mais difícil com a sua!

É muito importante que sua empresa frequentemente dedique tempo para trabalhos como preencher o Canvas. Faça, refaça, ouça críticas e sugestões de pessoas envolvidas com sua ideia ou que tenham uma experiência de mercado para dar suporte na forma com a qual seus setores de clientes e produtos estão se conectando.

O sucesso vem quando seus clientes encontram no seu produto alívio para as dores e ganhos esperados.

Texto escrito por Gabriel Alves Moura, Diretor de Marketing da UFMG Consultoria Jr.

Gostou do conteúdo? Se sim, confira outros textos em nosso blog.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • outubro 2, 2018
  • 9:00 am
  • 3 Comentários

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Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
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 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
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  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
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É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

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A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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