Neste case você verá como a equipe da UFMG Consultoria Jr executou um Plano de Negócios para o desenvolvimento de uma empresa de Exportação de Açaí e Superfrutas.
A Complexidade e a Qualidade do Plano de Negócios garantiram a satisfação do cliente.
O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.
Projetos envolvidos: Plano de Negócios.
O Desafio
A empresa do setor alimentício foi fundada no ano de 2018. Seu CEO atuava em uma startup americana de importação de açaí e viu no Açaí em Pó uma oportunidade.
O principal desafio era a estruturação da empresa de um modo geral e principalmente de sua produção. Esses passos eram essenciais para entender como seria feita a exportação de frutas em pó.
E para iniciar seu negócio, o CEO prospectou grandes investidores aos quais o modelo de negócio seria apresentado.
A Solução
Diante desse cenário, a UFMG Consultoria Jr realizou na empresa um projeto de plano de negócios, o qual inclui em seu escopo uma pesquisa de mercado.
O Projeto de Plano de Negócios da UCJ possui foco em entender o mercado e os concorrentes. E após esses passos, o foco passa a ser analisar a viabilidade do negócio!
Pesquisa de mercado
O projeto foi dividido em poucas etapas com um tempo curto de duração. Por isso, as etapas tiveram sprints bem rápidos.
Durante essa etapa, a equipe encontrou um ótimo Crescimento Anual do Mercado de frutas em pó (7,2% para os próximos 5 anos). O tamanho de mercado é muito promissor, previsto para 24 bilhões de dólares até 2025.
O plano de negócios foi cuidadosamente elaborado, buscando dados secundários que corroboravam com a ideia de prosperidade desse mercado. Pode-se destacar algumas tendências socioeconômicas globais, como:
- O crescimento do mercado de comida orgânica de 12% ao ano, atingindo a marca de 34,8 bilhões de dólares;
- E a onda crescente de “smart consumers”- pessoas que analisam a tabela nutricional dos alimentos, zelando por sua saúde.
Análise de concorrentes
Primeiramente, foi feito um mapeamento dos maiores concorrentes ao redor do mundo. Eles são chamados “big players” e competem pela parcela de mercado junto com a empresa do projeto.
Após esse mapeamento, foi necessário entender a estratégia de marketing dos concorrentes, com foco nos 4Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção).
Foi realizado um estudo mais a fundo sobre os métodos de produção de tais concorrentes: preço praticado pelo mercado, o modelo de negócio em que as grandes empresas estão inseridas, como é feito o produto, e quais técnicas são aplicadas.
Resultado do Plano de Negócios
– O plano de negócios foi consolidado juntamente com uma análise da viabilidade financeira feita a partir dos dados coletados.
– O pitch final para ser apresentado aos investidores foi feito todo em inglês, para poder ser apresentado mundialmente.
– A satisfação do cliente com o plano de negócios foi visível após as coletas do NPS, sendo ele um cliente sempre promotor dos nossos serviços.
Nós podemos fazer o mesmo pelo seu negócio! Toda nova ideia precisa de uma validação e você pode se beneficiar de um projeto de plano de negócios.
Se você quer reduzir as chances de problemas ao abrir seu negócio, entendendo melhor sobre o mercado e sobre seus concorrentes e/ou ainda prospectar investidores para seu negócio, fale conosco!
A partir das entregas da UCJ foi possível construir estratégias robustas.
Os resultados planejados para o longo prazo são a obtenção de um investidor para o negócio e, a entrada e a consolidação da empresa no mercado mundial de superfrutas em pó.
Texto escrito por Gabriel Carvalho, Diretor de Marketing da UFMG Consultoria Jr e Igor Sales, Gerente de Relacionamento Corporativo, que foi um dos consultores responsáveis pela execução do projeto.