Essa é uma pergunta que todo empreendedor se faz na hora de estabelecer o quanto seu cliente irá pagar por determinado produto: como vou estabelecer o preço de venda dos meus produtos?
E sem dúvida não é para menos que muita gente chega a perder o sono pensando nisso.
Afinal, tem dois fatores muito importantes que precisam ser levados em conta: como gerar faturamento sem cuidar da satisfação do seu cliente não é mesmo?
O ideal é encontrar o equilíbrio entre essa situação. E é justamente isso que veremos nesse artigo.
Além é claro, de que iremos lhe mostrar como calcular o preço de venda do seu produto e o que você deve levar em consideração para conseguir o tão sonhado equilíbrio entre lucratividade e satisfação da clientela.
Qual a importância da definição do preço de venda?
É muito comum você e uma grande parte de empresários pensarem que a importância do preço de venda se limite a captar clientes através de valores atrativos.
No entanto, existem diversos fatores que devem ser considerados para que você entenda de fato a importância da definição do preço de venda dos seus produtos.
Alguns dos principais são:
- Público satisfeito: sem dúvida essa é uma das razões primordiais quando se estabelece o preço de venda, é através dele que você irá também atrair o consumidor.
- Competitividade de mercado: você irá ter concorrentes e com certeza irá enfrentá-los através da definição do valor de suas mercadorias.
- Definir o tipo de consumidor: o preço das suas mercadorias são um grande mostruário para estabelecer que tipo de público alvo você pretende atingir.
- Manter a lucratividade: um preço bem equilibrado, concederá a sua empresa a certeza de bons resultados e consequentemente aumentará as vendas, e assim, gerar mais lucros.
- Custear as operações: é com o lucro gerado pelo preço de venda que sua empresa poderá pagar as obrigações do dia-a-dia e manter o fluxo de caixa sempre em alta.
O que iremos te mostrar a seguir são algumas etapas que não podem ser ignoradas por sua empresa para que a sua política de preço esteja sempre a benefício da sua organização.
Entenda quais os gastos para fabricar/adquirir e manter o seu produto
A primeira coisa que você precisa saber para criar o seu preço de venda é sobre os custos e as despesas que sua empresa terá.
Porém, é importante que a diferenciação de ambos fique clara:
Custos:
Nesse caso, serão os gastos próprios da sua atividade. Ou seja, o dinheiro gasto que você usa para adquirir ou até mesmo fabricar o seu produto.
Como:
- matéria-prima;
- compra de maquinário;
- embalagem.
Despesas
As despesas por sua vez serão os gastos que você terá para manter sua empresa em pleno funcionamento.
São exemplos de despesa:
- aluguel do espaço;
- contas de água;
- luz;
- internet.
- salários dos colaboradores.
Além disso, serão divididos em custos variáveis e fixos.
Daí a importância. Pois, assim você saberá se há risco ou não caso você opte por uma política de preços baixos. Entender se os custos serão todos compensados pelas vendas.
E o lucro, como fica nessa história?
Qual é a margem que sua empresa deseja ganhar com a venda do seu produto? Claro que isso vai de cada caso e empresa.
Se você pensou em mais de 100%, não está nem um pouco errado, mas para isso o consumidor terá que está disposto a pagar.
Outro ponto que você precisa ficar atento é que o valor do lucro desejado precisa ser suficiente para não só cobrir os seus custos.
Então, monte uma estratégia de preços que garanta muito mais do que sua organização precise somente para sobreviver.
Sendo o lucro o resultado do faturamento gerado pelas vendas sobre os custos e despesas que sua empresa tem, é essencial que você adquira uma margem de lucro ideal, visando sempre uma rentabilidade sustentável.
Fique de olho no mercado
Busque manter sempre um preço competitivo, mas lembre que ele deve ser sempre compatível com o que está sendo praticado no mercado.
Para isso, é imprescindível que você faça uma análise mercadológica e de preços com os seus concorrentes para que seu preço de venda não fique distante da sua concorrência.
Além disso, utilize esporadicamente as campanhas de desconto e saldões, mas evite fazer uso constante dessa prática.
Pois, sua empresa pode ficar com a imagem de valor caracterizada somente pelos baixos índices de preço. E isso pode não ser bom para estratégias futuras de posicionamento da marca.
Também, muitas empresas vão à falência quando insistem em guerrear no campo dos preços. Por isso, analise suas condições, reveja os custos com fornecedores, tenha os valores sempre bem administrados para não correr o mesmo risco.
Como calcular o preço de venda ideal?
A maneira mais básica para calcular o seu preço de venda é manter a fórmula da soma entre o custo do produto, os percentuais desses custos, com as despesas fixas e variáveis, e o seu percentual lucrativo.
Mas existem outras fórmulas também que podem dar uma melhor definição através de cálculos mais objetivos.
Um outro exemplo para calcular o preço final se baseia através do cálculo percentual do custo fixo, onde temos a seguinte fórmula:
- % CF = média mensal de custo fixo x 100 / média mensal de vendas
Outra fórmula usada é através da conhecida TAXA DE MARCAÇÃO (ou markup):
- TM = 1 – CC + % CF + % LUCRO / 100
Onde CC significa custos de comercialização, que correspondem aos gastos para vender os produtos, entre eles estão os impostos.
Manter o equilíbrio é a chave
Fazer os devidos cálculos é de suma importância para a precificação dos seus produtos. Mas, é necessário manter esse valor equilibrado.
Afinal você não irá querer que seus rendimentos não sejam lucrativos. E muito menos vai querer assustar sua clientela praticando preços acima do normal.
Espero que você tenha gostado do artigo e que tenha lhe ajudado com as dúvidas sobre o valor a colocar nos seus produtos.