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Organograma de empresa: principais tipos e como criar um

Você já parou para pensar sobre as responsabilidades de algum departamento da sua empresa, ou da organização em que você trabalha? Sabe para quem reportar determinadas atividades? Sua organização deixa clara essa estrutura para todos os colaboradores?

Essa é exatamente a função do organograma de empresa. 

De forma geral, ele faz parte da estratégia de qualquer empresa e serve para definir responsabilidades, organizar os setores, áreas, departamentos, planejamento de cargos e hierarquias.

Principalmente, para promover a visualização geral da empresa, como um esqueleto. Isso garante que cada um dos funcionários conheça suas responsabilidades e permite que eles entendam a estrutura da empresa.

Assim, desempenhando suas tarefas com mais segurança e confiança e garantindo uma boa comunicação entre todos os que trabalham na instituição.

Mas afinal, quais são os principais benefícios do uso?

A partir da utilização do organograma de empresa, seu negócio pode se beneficiar se inúmeras formas. Algumas delas são:

  • Irá permitir que os funcionários conheçam bem seu trabalho e funções, de que forma elas se encaixam dentro da organização e quais resultados ela ajuda a atingir;
  • Os líderes poderão gerenciar seus colaboradores de maneira mais eficaz no repasse e cobrança das atividades, além de permitir mudanças;
  • A comunicação entre os colaboradores irá melhorar, tendo em vista que o organograma de empresa permitirá que eles saibam exatamente quem procurar ou a quem se reportar ou reportar algo;
  • Separa bem as responsabilidades de cada colaborador e área do negócio;
  • Ajudará na apresentação dos mais diversos tipos de informações, como estruturas de negócios e hierarquias.

Tipos de Organograma de Empresa

Sabemos que cada empresa possui uma estrutura específica, e isso pode influenciar no tipo de organograma de empresa que deve ser escolhido para representá-la melhor. 

De forma geral, existem cinco modelos principais que geralmente são utilizados. Cada um deles possui características únicas que podem trazer vantagens ou desvantagens.

Por isso, é importante que a sua empresa conheça todos eles e escolha o que mais se adeque a realidade dela.

Pensando nesse ponto, falaremos um pouco melhor sobre cada um deles a seguir.

#1 Clássico ou Vertical

O modelo clássico, ou vertical, é considerado o mais comum e funciona através da demonstração da hierarquia de cima para baixo. 

Nessa estrutura, é possível identificar a diretoria por estar localizada no mais alto nível, enquanto seus subordinados vão surgindo nas camadas a seguir até chegar na parte mais baixa, muitas vezes funcionando como uma pirâmide. Quanto maior for a autonomia e responsabilidade do cargo, mais alto ele estará.

Além da hierarquia de cima para baixo, o modelo de organograma de empresa vertical também permite demonstrar interligações entre os cargos ou setores levando em conta as características administrativas da organização.

Podemos tomar como exemplo um organograma de empresa em que o presidente está no topo, sendo seguido pelos diretores de produção, comercial e administrativo e abaixo seus colaboradores.

organograma de empresa

#2 Horizontal

O modelo horizontal possui uma essência bem parecida com o vertical, contudo a representação ocorre de forma lateral, com os cargos mais elevados estando localizados no lado esquerdo enquanto os menores ficam no lado direito.

De forma geral, a ideia é fazer com que projetos ou departamentos sejam melhor representados e permitir que a visualização dos cargos se torne mais igualitária, sem a forte representação hierárquica do primeiro.

#3 Circular ou Radial

O organograma de empresa circular ou radial é um modelo que não se preocupa em demonstrar especificamente a estrutura de hierarquia, mas sim representar uma ideia de cooperação entre as diferentes funções, com a participação das áreas nas atividades.

Para isso, ele funciona basicamente com um círculo inicial no centro que representa a gerência ou diretoria e vai se espalhando com base nos cargos que estão diretamente ligados as suas atividades. 

Geralmente esses tipos de organograma de empresa estão sendo mais utilizados em empresas modernas e que desejam ressaltar o trabalho em equipe entre os setores do negócio.

#4 Linear de Responsabilidade

O organograma de empresa linear possui um modelo diferente, e tem como objetivo representar a relação dos cargos com as atividades que cada um deles desempenha na empresa, ou seja, as pessoas que são responsáveis por cada tarefa.

De forma geral, essa estrutura permite que quem observa de fora possa realizar uma análise, e pode ser mais complexa devido a variedade de atividades que cada função pode desempenhar na empresa.

Geralmente, esse modelo de organograma se adapta melhor e é mais utilizado por empresas que possuem atividades mais rígidas e com uma estrutura formal, onde cada profissional executa sua atividade e tem responsabilidades fixas, sem tantas modificações ou inovações.

#5 Matricial

O organograma matricial possui uma grande semelhança com a estrutura do organograma comum, contudo com uma finalidade diferente.

Sua função principal é representar aquelas empresas que não possuem grupos de unidades funcionais bem determinados e atua com grupos de trabalho que podem ser temporários e voltados a projetos.

Como ponto positivo, ele acaba permitindo uma maior flexibilidade e funciona muito bem em organizações que são mutáveis e bem dinâmicas, como de consultoria ou engenharia, por exemplo.

Como montar um organograma de empresa?

Agora que você já conhece alguns tipos de organograma, já pode tentar implementar no seu negócio.

Por mais que pareça simples, é importante conhecer bem a situação administrativa da sua empresa e como ela funciona no seu dia a dia e assim aplicar o modelo que melhor se encaixa. 

A seguir, elencamos alguns passos necessários para a implementação:

  1. Elenque as funções de todos os funcionários da empresa e os cargos em que elas estão lotadas. Uma boa ideia é conversar com os líderes e colaboradores ligados a execução das atividades para que eles possam falar sobre o dia a dia e a realidade das tarefas;
  2. Separe todos esses cargos de forma hierárquica ou, caso não possua, por projeto, desde o nível mais alto até o mais baixo. Uma boa dica é separar os níveis por cores para facilitar a visualização.
  3. Apresente o organograma em sua empresa distribuindo em todos os setores e o deixando em um local de fácil acesso para que todos entendam suas atribuições e saibam também quem procurar.

Viu? Não é tão difícil, e a ferramenta ainda pode trazer diversos benefícios no processo administrativo e para os colaboradores da sua empresa.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • outubro 10, 2020
  • 11:25 am
  • Sem Comentários

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Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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