Contextualização do Projeto Lab Research:
A Lab Research MG é uma empresa de importação de insumos para laboratório e pesquisa. Ela atua no mercado desde 2013, contemplando grandes centros de pesquisa e universidades.
A empresa apresentava uma precificação falha e pouco assertiva. Isso acarretava em certos momentos prejuízos devido a uma venda abaixo de seus custos de produção. Em outros casos, acarretava na perda de um cliente devido a um preço alto.
Como consequência, havia um grande impacto em problemas financeiros para a empresa, como crescimento de dívidas.
Como o projeto foi realizado:
Para a correção dessa precificação, foi pesquisado como era o processo de importação e revenda dos produtos feito pela empresa. Além disso, estudamos quais são os custos e impostos diretamente relacionados à importação.
A partir desse entendimento, foi criada uma planilha que pudesse, de forma simples e rápida, criar a precificação desse processo. De modo a permitir uma melhor análise aos vendedores.
Agora, eles têm uma ferramenta que exibe quais seus principais custos no preço final, além de saber qual é sua margem de negociação.
Quais foram os resultados para a Lab Research MG?
Com a nova planilha, foi possível manter a rapidez do processo de cotação da empresa, mantendo ganhos na assertividade do processo.
Além disso, o preço se tornou mais competitivo, o que contribuiu para um aumento do número de vendas frente às cotações.
Ademais, a empresa começou a ter mais controle sobre os fatores que impactavam no preço final de seu produto.
Por fim, também conseguiram uma melhor gestão interna. Ao ter delimitado qual a porcentagem do valor vendido do produto seria designado para cobrir custos internos, impostos e margem de lucro.