Alinhamento Organizacional é a concordância dos setores e pessoas de todos os níveis hierárquicos com a estratégia da empresa. É fazer com que todos estejam alinhados com relação à missão, visão de futuro da empresa e seus objetivos.
O fortalecimento dessa conexão compõe a cultura da empresa, e é muito importante para que toda a empresa caminhe junta e em direção ao sucesso.
Se você construir um alinhamento organizacional forte na sua empresa, conseguirá toda a sua equipe motivada e com um único propósito. É com esse tipo de estratégia que gigantes como a Ambev conseguem resultados excepcionais!
Continue lendo e você verá:
- A relação entre Alinhamento Organizacional e Cultura;
- Fatores de um bom Alinhamento Estratégico Organizacional;
- O Alinhamento Empresarial na Prática!
Alinhamento Organizacional e Cultura
Com mercados se tornando sempre mais competitivos, a Cultura das Organizações assume cada vez mais um papel importante no sucesso das empresas.
Tradicionalmente, as organizações colocam maior ênfase no viés estratégico. Isto é, priorizam os esforços para definir as metas e os objetivos estratégicos.
O diferencial está nas empresas que constroem também uma ênfase no viés cultural.
Muitas empresas possuem valores definidos nas políticas institucionais, mas poucas realmente se preocupam com a existência desses valores no dia a dia da empresa. E um grupo ainda mais seleto faz um esforço contínuo de apoiar esforços e comportamentos que representam esses valores.
Contudo, a forma como executamos nosso trabalho é tão relevante quanto aquilo que fazemos. Ela compõe uma parte relevante da determinação dos resultados que iremos obter.
Fatores Fundamentais de Alinhamento Organizacional
Missão e Visão
Primeiramente, ao pensarmos em Missão e Visão, temos as duas como a representação das intenções da organização.
Ambas são essenciais para proporcionar uma orientação acerca dos objetivos da organização. Elas guiam tanto a atividade realizada por ela (missão), quanto desempenho esperado da organização (visão).
Objetivos e Valores
Os Objetivos Estratégicos e os Valores nos permitem ter uma maior noção quanto ao rumo da organização e ao caminho escolhido.
Os objetivos estratégicos são responsáveis por definir a forma como a organização direciona os esforços para cumprir a missão e visão ao longo do tempo. Os valores definem as principais “características” da empresa ao longo do caminho.
Metas e Práticas
Ao falarmos de Metas e Práticas, temos a representação da institucionalização das estratégias e dos valores. Esses dois pontos delineiam as decisões sobre a forma através da qual, tanto as estratégias quanto os valores devem ser implementados.
Assim, passamos pelos diversos tipos de objetivos e metas que as pessoas estabelecem para si próprias, além dos resultados esperados para seus setores. Passamos, ainda, pelas formas de interação com os mais diversos interlocutores, tanto dentro quanto fora da organização.
Atividades e Comportamentos
Por fim, temos Atividades e Comportamentos, que consistem na execução das intenções. Em outras palavras, são os fatores considerados determinantes do desempenho da organização.
Tais fatores representam aquilo que se passa no dia-a-dia das organizações: desde os tipos de atividades nas quais as pessoas alocam o seu tempo até a forma como as mesmas se comportam durante tais atividades.
O que significa, na prática?
Chegamos a uma conclusão: as declarações de missão e visão, valores e estratégias apenas são significativos quando convertidas em ações.
Elas servem, portanto, para apresentar a essência das organizações, além de orientar seus membros no que tange à definição de prioridades e à escolha de comportamentos.
Os Resultados são obtidos pelas organizações em função das atividades e comportamentos evidenciados.
A forma por meio da qual a organização opta por mensurar seu desempenho está diretamente relacionada à sua capacidade de se “manter no caminho”. É a sua capacidade de realizar uma gestão estratégica do que foi planejado anteriormente.
Portanto, ao falarmos de Alinhamento Organizacional, tratamos do que ocorre quando, tanto os objetivos estratégicos quanto os valores culturais se apoiam mutuamente, e quando os elementos considerados chave no modelo estão interligados, e são compatíveis entre si.
As estratégias precisam ser condizentes com os valores da organização, e devem ser vistas nesses termos pelos membros da empresa.
Assim, os objetivos do grupo devem necessariamente, derivar da estratégia da organização, e devem ser apoiados por práticas de gestão.
Além disso, tanto as atividades quanto os comportamentos diários das pessoas devem ser condizentes com a missão, a estratégia e os valores estabelecidos.
Por fim, os sistemas e políticas organizacionais devem apoiar estas atividades e comportamentos. Todos esses elementos, alinhados e em bom funcionamento, garantirão a construção de um time de alto desempenho, que alcançará resultados cada vez mais sólidos em sua empresa.
Gestão Estratégica: Conheça a Importância
Em mercados competitivos, a estratégia da empresa está exposta a variações incontroláveis, no comportamento do consumidor, nas leis ou nos concorrentes. Por este motivo você deve executar uma boa gestão estratégica em sua empresa.
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Além disso, leia o nosso texto e aprenda como conseguir sucesso na estratégia:
Escrito por: Lucas Kumaira, Gerente de Negócios – UCJ