O primeiro passo para a definição de uma estratégia precisa é conhecer seu negócio. Saber com quem a empresa concorre, quais produtos ou serviços são oferecidos aos clientes e qual segmento proporciona maior lucro para a organização, concorrentes, dentre outros, é essencial para se lançar ao desenvolvimento da estratégia. Conhecendo seu negócio a fundo, é hora de começar o desenvolvimento da sua estratégia. Muito se discute acerca de quais são as ferramentas estratégicas mais relevantes para formular um método exato. A questão é: tratar de um assunto tão complexo e singular gera uma cadeia de métodos que, por vezes, são bem-sucedidos em determinada instituição e fracassam em outra. Qual seria, então, a melhor estratégia? Como defini-la? Onde está o segredo do sucesso?
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O kick-off para a definição de uma estratégia eficaz está em duas palavras essenciais: metas e objetivos. De maneira análoga, os objetivos dão direcionamento à organização, enquanto as metas são mais específicas. Os objetivos são a descrição do que sua empresa deve alcançar para se tornar o que ela pretende ser, dessa forma é importante estabelecê-los de forma correta para, em seguida, formular as metas, que são a quantificação necessária para a empresa atingir seu objetivo. As metas são indicativas e direcionais, enquanto os objetivos são precisos e exatos.
Podemos classificar os objetivos de acordo com sua natureza, prazo e forma. Entretanto, é importante levar em consideração alguns fatores para defini-los de forma correta. Por exemplo, objetivos em curto prazo são fundamentais, mas são eficientes apenas por um breve momento, dessa forma, não faz sentido preparar sua empresa apenas para competir no curto prazo e vê-la exposta a uma queda na demanda ou à intensificação da concorrência no médio e longo prazo. Deve-se dar atenção especial à formulação de objetivos orientados ao mercado ou a clientes, devido a seu fator motivacional e à sua facilidade de monitoramento, bem como objetivos operacionais, que podem otimizar processos e alavancar resultados através de uma logística mais eficaz e redução de custos. Por fim, procure adotar também objetivos financeiros, que são capazes de solucionar trade-offs na relação com acionistas e stakeholders.
Definidos os objetivos, devemos então buscar as metas. As metas são extremamente importantes na implementação da estratégia, pois mensuram quais objetivos estão sendo ou não cumpridos e refletem diretamente os resultados obtidos por sua empresa dentro do planejamento estratégico. As metas devem ser SMART:
- Específicas: precisas em relação a determinados parâmetros.
- Mensuráveis: devem ser quantificáveis e tangíveis.
- Alcançáveis: não adianta visar o improvável e ultrapassar a realidade.
- Relevantes: devem estar intimamente ligadas ao objetivo referente e condizente com a estratégia da organização.
- Definidas no Tempo: deve-se especificar o prazo para a realização de uma meta, pois além de delimitar o horizonte de tempo, ela possui efeito motivacional.
Agora que você já sabe como formular metas e objetivos, poderá definir estratégias mais exatas e condizentes com a realidade da empresa e dos serviços oferecidos. Mas atenção: busque sempre elaborar metas e objetivos simples e monitorá-los sempre, adiantando-se à mutabilidade do mercado.
Escrito por: Leonardo Kamil, Consultor – UCJ.
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