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FALE COM UM ESPECIALISTA

Metas e Objetivos: Veja as suas diferenças e exemplos

Na vida, todos temos sonhos e desejos. É super comum almejar coisas, sensações, anseios e/ou resultados ao longo da nossa trajetória, seja na vida pessoal ou profissional. 

Ascensão profissional, viagens, comprar uma casa na praia ou na cidade, ou um carro, crescer espiritualmente, entre os mais diversos, são alguns exemplos dos desejos que queremos realizar ao longo da nossa existência. Mas, para que isso aconteça é fundamental que tenhamos as nossas metas e objetivos devidamente traçados e organizados. Ou seja, precisaremos planejar. 

Trazendo para a vida empresarial, definir os objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, verificar se sua empresa e os envolvidos nela estão sendo produtivos tem como resultado saber se o que foi planejado está sendo cumprido ou necessidade de ajustes. 

Toda empresa sabe que precisa alcançar seus objetivos e metas periodicamente, ou pelo menos deveria saber já que essa é uma etapa da gestão de alta qualidade. 

No entanto, será que está claro o que são metas e objetivos, como defini-los e alcançá-los? É importante entender que objetivos e metas são diferentes e explicar o que os difere.

Objetivos e metas: o que são?

As metas e objetivos podem ser facilmente confundidos. Embora pareçam sinônimos, não o são. Cada um têm funções distintas, mesmo que o resultado seja alcançar os resultados pessoais, profissionais ou empresariais. 

Saber diferenciar metas de objetivos é realmente importante, pois lhe dará clareza para compreender e planejar o que é necessário fazer para alcançar de forma precisa o que você ou sua empresa almeja. 

Confira agora o conceito de cada um:

Objetivos

Basicamente, o objetivo fornece uma direção para a gestão. Trata-se do propósito de realizar algo. 

Além de ser conceituado como algo a ser alcançado, o objetivo pode ser considerado o resultado esperado de um trabalho, de uma tarefa e/ou ação. O objetivo é estratégico e abrangente.

Ao que se refere a sua abrangência, tem muito a ver com o lugar onde queremos estar daqui a alguns anos, ao longo de nossa jornada evolutiva.

Tem como função e o próprio conceito já diz, apurar a finalidade ou o porquê de um projeto e também dar rumo e orientá-lo. 

Os objetivos são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente. Sendo assim, é essencial que estejamos preparados para traçar nossas metas e objetivos, e realizar ações no sentido de concretizá-los, seja ele uma nova faculdade que gostaria de cursar, emagrecer, melhorar a vida financeira, casar, ter filhos, começar um hobby ou uma atividade física, entre tantos outros que você deseja realizar. 

Já no ambiente corporativo, deve ser visto como o motivo ou a razão para execução de um trabalho, tarefa ou projeto. O objetivo deve ser identificado no início da execução de determinada atividade, assim ele possibilitará uma melhor orientação ao trabalho, afinal sabendo o resultado a ser alcançado e o porquê é bem mais fácil de nortear tal demanda. 

Um bom exemplo de um objetivo empresarial é o aumento das vendas. Este será o seu objetivo central. Mas como irá fazer para conquistá-lo?

A implantação de um novo sistema na  empresa, ou um novo software, com a estipulação de uma data de entrega, reduzir custos, aumentar a produtividade, também podem ser exemplos de objetivos. 

É essencial que o objetivo seja claro, específico e com prazos estipulados para serem alcançados, evitando assim que haja procrastinação ou atraso na entrega. 

Metas

Anda em conjunto com os objetivos. A meta  cumpre o papel de quantificar o objetivo. 

Quando  se fala em metas, nos referimos a tarefas específicas, que precisam ser realizadas regularmente para alcançar os objetivos que foram determinados inicialmente para aquela demanda. 

A meta é o caminho a ser percorrido para que se possa atingir determinado objetivo. São as etapas percorridas para esse fim. 

As metas são tarefas e estratégias para o desenvolvimento de um empreendimento. Compreendem o tempo e os meios que serão utilizados para desenvolver. 

Trata-se de pequenos objetivos a serem alcançados, em um curto ou médio espaço de tempo, que farão com que, gradualmente, estejamos mais próximos do objetivo macro que queremos conquistar.

Se o seu objetivo é ficar rico, por exemplo, sua meta será traçar caminhos que te levarão à riqueza: administrar melhor seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos.

No âmbito empresarial e considerando o primeiro exemplo com o objetivo de aumentar as vendas da empresa, podemos dizer que a meta seria aumentar as vendas em 20% até dezembro de 2021. 

 A meta deve ser expressa em quantidade e prazo, facilitando o monitoramento e avaliando se há necessidade de ajustes ou correção. 

Outro exemplo de meta: se tornar sua empresa mais conhecida no mercado. Esse é o seu objetivo principal. Suas metas serão criar meios de comunicação entre sua corporação e o público-alvo e investir em um marketing eficaz por seis meses.

No planejamento de uma empresa para alcançar um mesmo objetivo podem ser definidas várias metas, criando um percurso bem definido para alcançar o sucesso do empreendimento.

Metas x Objetivos 

Em resumo: o objetivo é o que eu quero ter, e a meta definirá como alcançar isso.

A diferença entre meta e objetivo é a amplitude de cada um. As metas são os meios para alcançar uma finalidade. Essa finalidade é o objetivo.

  • Objetivo – o que você quer fazer;
  • Meta – quanto e até quando você pretende fazer.

Método para criação de metas

Metas S.M.A.R.T.

De maneira fácil e intuitiva, o sistema utiliza práticas para planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais ou empresariais.

Nesse método, os objetivos e as metas são baseados em cinco pontos centrais. Vejamos:

  • Specific (específico) – O objetivo ou a meta deve ser simples, claro e objetivo, isenta de ambiguidades e evitando dúvidas. Perguntas que podem auxiliar neste item: “O quê? Por quê? Quem? Onde? Qual é?”;
  • Measurable (mensurável) – O sucesso da meta ou do objetivo deve ser algo simples de ser medido. Se a meta não pode ser medida, quer dizer que ela nunca será alcançada. Perguntas que podem te auxiliar neste item: “Quanto custa? Baseado em que valor ou informações eu saberei que essa meta foi atingida?”;
  • Attainable/achievable (atingível/alcançável) – As metas e objetivos devem ser alcançáveis, metas improváveis geram frustração e desmotivam. Perguntas que podem auxiliar a definir este item: “Como saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”;
  • Relevante (Relevant) – Metas e objetivos devem ser bem pensados, serem reais, possíveis a partir da organização e da estratégia. Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos à empresa ou ao indivíduo.  Alguns critérios que podem ser considerados são: o impacto nas métricas (faturamento, número de clientes, etc.), timing e se o conjunto de metas faz sentido para o planejamento;
  • Time-based (temporal) – É necessário haver um tempo determinado para o sucesso do projeto, não pode ser uma “busca eterna”. É importante colocar prazo em cada um dos passos. Se você não organizar o seu tempo, com toda certeza, o final será prejudicado.

5W2H

Além da ferramenta S.M.A.R.T., a 5W2H é uma maneira prática e bastante eficaz de definir suas metas. 

Trata-se de uma sigla em inglês, que se baseia em uma série de questões que devem ser respondidas para o desenvolvimento do projeto. Vejamos:

  • 5W
    • What? – O que será feito? – Definir o objetivo; 
    • Why? – Por que será feito? – Motivações; 
    • Where? – Onde? –  Local do projeto (setor, departamento);
    • When? – Quando? –  Duração; 
    • Who? – Quem? – Responsáveis ou equipe.
  • 2H 
    • How? – Como? –  De que maneira; 
    • How much? – Quanto? –  Definição dos gastos.

Como trabalhar com metas e objetivos dentro de sua empresa?

  1. Planeje;
  2. Dedique-se;
  3. Coopere;
  4. Tenha foco e disciplina;
  5. Acompanhe os resultados. 

Com esses 5 passos é possível traçar objetivos e metas capazes de alavancar o crescimento e o sucesso da sua empresa. 

Eles têm a grande capacidade de nortear as ações e a jornada evolutiva de quaisquer tipos de pessoas ou negócios, fazendo com que estas sintam-se, diariamente, motivadas, a tornar seus objetivos reais.

Trace agora os objetivos e metas que mudarão tudo!

  • admin
  • abril 2, 2021
  • 2:35 pm
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

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Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

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● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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