Um dos departamentos mais essenciais de uma empresa é o setor de Recursos Humanos (RH), já que será a partir dele que irá partir todas as ações e atividades de gestão e integração do pessoal da empresa. Deste modo, é muito importante que se faça uma gestão de qualidade dos recursos humanos.
Para isso, é necessário que o gestor tenha o apoio de profissionais qualificados, que irão ajudar a tomar as decisões mais importantes em relação ao pessoal. Além disso, a gestão de recursos humanos também é responsável pelo alinhamento dos objetivos da empresa com os colaboradores, promovendo também a satisfação profissional.
Assim, a ausência de uma gestão de recursos humanos bem estruturada e alinhado com as diversas áreas da empresa causa diversos prejuízos para a empresa, fazendo com que a produtividade e agilidade muito abaixo da necessária para a empresa se manter competitiva no cenário econômico.
Esse fenômeno de grande importância da gestão de recursos humanos tem tornado o setor de RH em um departamento extremamente estratégico para a saúde da empresa. Onde o RH deixa de ser simplesmente o setor responsável apenas pela contratação, treinamento e demissão, passando a assumir o papel de suporte e de facilitador do alcance de metas da organização por meio de estratégias inovadoras de gestão de pessoas.
O que Gestão de Recursos Humanos?
Antes de iniciar a explicação do que é a gestão de recursos humanos, precisamos alinhar o conceito de Recursos Humanos em uma empresa, assim como sua função e objetivos.
O que é o RH de uma empresa
Os Recursos Humanos são o conjunto de colaboradores da empresa. E o departamento de recursos humanos é o setor responsável pelas funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e os benefícios dos trabalhadores.
Inicialmente, durante a primeira revolução industrial, o objetivo do setor de RH se limitava a garantir o cumprimento das decisões dos patrões, no entanto, com o passar do tempo ganhou uma posição muito mais estratégica para a empresa.
A partir do surgimento das leis trabalhistas e a mudança de postura da sociedade diante das relações trabalhistas, o RH passou por diversas mudanças, se tornando responsável por zelar pelas boas relações profissionais, vendo o colaborador como parte importante do patrimônio da empresa.
Agora que temos o conhecimento acerca do setor de RH, podemos falar melhor sobre a gestão de recursos humanos na empresa, assim como essa área influencia as decisões que serão tomadas na empresa.
A gestão de recursos humanos se trata de um conjunto de tecnicas, habilidades e estratégias utilizadas para proporcionar satisfação aos colaboradores, e juntamente a isso, auxiliar a empresa a atingir os seus objetivos.
Portanto, temos que a gestão de Recursos humanos tem como objetivo ser a mediadora entre a organização, com seus interesses de desenvolvimento da empresa, e os funcionários, com sua necessidade de segurança e anseios salariais, para que ambas as partes tenham seus interesses atingidos e se desenvolvam com uma relação mutuamente vantajosa.
Podemos então resumir que os Recursos humanos de uma empresa são todos os funcionários desta empresa, o setor de Recursos Humanos é a área da empresa responsável pela administração desses colaboradores e, por fim, a Gestão de Recursos Humanos se refere a função estratégica no setor de RH. No setor de recursos humanos se tem diversas atribuições, e a cada dia estão se tornando mais essenciais para as organizações. Ferramentas que antes eram pouco utilizadas, como a pesquisa de clima organizacional e a gestão comportamental da empresa, agora estão se tornando muito mais importantes.
Importância da gestão de recursos humanos
Como já foi dito, a gestão de recursos humanos é uma área estratégica dentro das organizações, que tem como missão fazer com que a empresa e seus colaboradores alcancem as metas propostas e mantenham uma relação trabalhista positiva para ambos.
Dado a observação dos benefícios de uma gestão de recursos humanos de qualidade, ela tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente empresarial, se tornando uma peça vital para a sustentabilidade de muitas empresas. Já que seu foco será voltado às pessoas, buscando ajudá-las a alcançar os melhores resultados.
Vamos agora conhecer alguns dos benefícios da adoção de uma gestão de recursos humanos de qualidade na empresa, com estratégias montadas por profissionais qualificados:
Contratações mais assertivas
Com uma Gestão de recursos humanos qualificada, podemos contar com contratações muito mais assertivas por meio de processos seletivos eficientes. Isto é, os processos seletivos irão ser muito mais eficientes ao escolher profissionais que irão melhor se encaixar nas necessidades das vagas que surgirem na empresa.
Além disso, a empresa terá a garantia que os processos seletivos serão mais eficientes desde sua divulgação das vagas nos locais corretos, entrevistas mais produtivas, de modo que se possa identificar as características importantes e se estão alinhados com a cultura organizacional.
Maior motivação e produtividade
A partir do momento em que o colaborador percebe que a companhia se preocupa com ele e que seu trabalho causa impactos positivos para a empresa, ele se torna muito mais motivado a trabalhar, o que também aumenta a sua produtividade.
A gestão de recursos humanos irá bolar estratégias para garantir esse aumento na motivação. Sendo possível utilizar diversa técnicas, desde as mais básicas, como caixinhas de sugestões, em que o colaborador poderá dar sugestões para melhorias na empresa, até as mais complexas como a técnicas de gestão que tanto mostram como deve ser executada cada atividade, como também explica como cada atividade impacta os resultados da empresa.
Melhor clima organizacional
Outra vantagem de se ter um gestão de recursos humanos atuante na empresa é a melhora do clima organizacional. Já que a aplicação de boas práticas dos gestores de RH poderá mostrar o valor de cada profissional e como suas atividades causam interferência nos resultados de seus colegas e da empresa na totalidade.
Com esse conhecimento também são reduzidos os conflitos entre funcionários e gestores, impactando a motivação e a qualidade de vida de todo o pessoal da empresa.
Retenção de talentos
Uma boa gestão de recursos humanos irá, ao implantar treinamentos, capacitações, planos de carreira e benefícios, fazer com que a empresa seja vista com bons olhos por bons profissionais. Com isso esses talentos são atraídos para a empresa a se tornar parte dela e crescer na empresa.
Além disso, essas estratégias também servem como ferramentas para identificar aqueles profissionais com grande qualidade e apresentam o alinhamento com a cultura da empresa. O que faz com que se possa aplicar métodos que irão reter esses talentos na empresa, garantindo um crescimento gratificante para esse profissional.
Alinhamento dos objetivos da empresa
Uma parte muito importante das estratégias da gestão de recursos humanos é o investimento em ações de comunicação, eventos internos, reuniões, feedbacks, integração de novos funcionários entre diversos outros métodos que permitem que a empresa possa obter grandes melhorias no engajamento do time.
Onde os trabalhadores necessitam saber o que será esperado de cada um deles, assim como o modo de trabalho e cultura da empresa. Esse alinhamento permite a melhor integração de novos funcionários e a cativação daqueles que já fazem parte da equipe.
E também, é a partir desse alinhamento que as metas organizacionais e individuais são passadas e acertadas de modo que trilhem o mesmo caminho, impulsionando os colaboradores rumo ao proposito desejado pela empresa.