Administrar uma empresa não é tarefa fácil, e a boa realização dessa atividade é considerada como peça chave para que empresários, comerciantes e profissionais liberais obtenham sucesso em seus empreendimentos.
Pensando nisso, o objetivo deste artigo é, explicar a grande importância de se ter uma boa administração em seu negócio, que possa guiar a empresa rumo ao sucesso almejado. Vamos lá?
O que é a administração de empresas?
O termo “administração” tem como significado a palavra direção, gerência. Assim, é possível defini-lo exatamente como a atividade de administrar ou gerir pessoas, recursos ou negócios almejando o atingimento de metas pré-definidas.
A função vem da ciência social que estuda as práticas de administrar e está fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções criadas para gerir os meios de produção de forma que serviços sejam prestados de forma adequada e geralmente com o principal objetivo de maximizar os lucros de uma organização.
Nessa área da ciência é possível trabalhar desde a gestão de pessoas de uma empresa até a sua área financeira, utilizando sempre as melhores estratégias para extrair o máximo de valor de cada uma dessas áreas, permitindo assim que a organização seja gerenciada com qualidade.
Para que essas atividades sejam realizadas de forma eficiente, a administração é amparada por quatro pilares principais: planejamento, organização, direção e controle. A pessoa que ingressa nessa área irá obter um conjunto de conhecimentos relacionados a cada um desses quatro pilares para guia-lá no processo de gerenciamento e irá ajudá-la a se tornar um bom profissional.
O que um administrador estuda?
Como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos, ele possui uma lista de matérias abrangente e fundamentais para a melhor realização de suas atividades.
A princípio, as principais matérias serão relacionadas a cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas, todas elas com conhecimentos amplos. Com o decorrer do curso, é possível que o estudante passe a buscar estudar matérias mais específicas, inerentes às suas atividades principais, e ele pode até mesmo selecionar matérias que tenham mais a ver com suas preferências para seguir um caminho específico e se especializar melhor.
Principais áreas de atuação da administração
Conforme sinalizado anteriormente, um administrador pode atuar em várias áreas diferentes de uma mesma empresa. Isso ocorre porque durante seus estudos e experiências ele vai poder desenvolver inúmeras competências que podem permitir essa flexibilidade. Algumas das principais áreas são:
Logística
Responsável pelo alinhamento entre estoque, produção e transporte de produtos, nessa área o administrador é pode comandar os processos inerentes às atividades iniciando desde a compra da matéria-prima que serão utilizadas nos produtos ou serviços até a entrega da mercadoria final ao cliente.
O principal objetivo do profissional de logística é garantir que todos os processos sejam realizados com qualidade maximizada e custos reduzidos, buscando sempre a aplicação de novas tecnologias, presentes no mercado e sempre passando por atualizações.
Vendas
Um dos mais importantes em qualquer empresa, o setor comercial será o canal para que as vendas aconteçam e o negócio se mantenha em atuação.
Nele, o profissional de administração será responsável por gerir todas as informações que são fundamentais para a execução de uma venda, partindo desde o conhecimento detalhado sobre quem é o cliente chave ou persona do negócio, realização de controles específicos de clientes e até a elaboração utilização de técnicas de abordagem para realização de vendas aos consumidores principais.
Marketing
Muito unido à área de vendas, o setor de marketing é responsável principalmente pela elaboração de táticas que auxiliem no crescimento de uma empresa.
De forma geral, seu principal objetivo é descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo, e para que isso ocorra é responsabilidade do profissional de administração que atua nessa área a elaboração de estratégias de negócios que atinjam esses objetivos.
Recursos Humanos
Parte fundamental de qualquer empresa, a área de Recursos Humanos é responsável por realizar a seleção, recolocação e dispensa de colaboradores, além de estudos relacionados à pesquisa de clima, elaboração de treinamentos para melhorar o desempenho de seus funcionários ou integração nas áreas.
Sendo assim, o administrador precisa estar qualificado para realizar cada uma dessas tarefas e também preparado para lidar com bastante relacionamento, objetivando sempre desenvolver não apenas as próprias competências e habilidades, mas também de todos os outros profissionais que fazem parte do negócio.
Além disso, cabe ao profissional dessa área atividades inerentes não apenas a harmonia das equipes e desenvolvimento de cultura organizacional, mas também a realização de funções operacionais relacionadas a planos de carreira, benefícios, salários, entre outras.
Gestão Financeira
Um dos setores mais tradicionais da administração, ele funciona como o principal canal de gerenciamento das finanças e receitas de um negócio.
Para o administrador que atua nessa área são designadas atividades relacionadas a mexer com todo o dinheiro que entra e sai da empresa, sejam lucros ou gastos. Além disso, é importante também a elaboração de análises financeiras, aplicação de estratégias específicas nas finanças e acompanhamento do mercado econômico e financeiro voltado a área de atuação, tudo isso para dar suporte a tomada de decisões de outros setores e ajudar a empresa a manter sua saúde financeira em dia.
Planejamento Estratégico
Para atuar nessa área, o administrador terá que ser bom em realizar atividades voltadas a criação de estratégias de negócios para que a empresa atinja todos os seus resultados desejados.
Uma forma de se destacar nesse setor é possuir uma forte capacidade de realizar análises e projeções de futuro a partir de uma visão de longo prazo e de um conhecimento aprofundado sobre a empresa e sua área de atuação, já que conhecer a situação atual do negócio é importante para saber até onde ela pode chegar e como fazer com que isso ocorra.
Consultoria
Atuar na consultoria já é uma área que demanda mais experiência por parte de um administrador. Isso ocorre porque o trabalho consiste em fazer com que todos os recursos do negócio, sejam financeiros, humanos ou materiais, sejam utilizados da melhor maneira possível.
Para isso, será importante a análise da situação atual, o desenvolvimento de novas estratégias e o fornecimento de um conhecimento de mercado que irá permitir uma melhor tomada de decisão.
Características de um bom administrador
Atender as expectativas de um mercado cada vez mais exigente demanda muita dedicação na área de administração, e uma forma de atingi-las é buscar as características de um bom administrador para si, como:
- Ser organizado com informações, dados e resultados para ter tudo sempre ao alcance;
- Possuir boa comunicação para alinhar estratégias sem gerar dúvidas e fazer com que os diversos setores sigam aos comandos necessários;
- Ser um bom líder para que as pessoas ao redor confiem, se inspirem e se sintam motivadas a realizar suas atividades da melhor forma possível;
- Ter espírito empreendedor para manter sempre objetivos em mente e buscar alcançá-los;
- Trabalhar bem em equipe com flexibilidade, sabendo ouvir os outros, ter empatia e reconhecer bons trabalhos.
Viu só?
Sem um foco na administração existem riscos muito altos de não conseguir fazer o negócio prosperar.
Para que isso não ocorra, é importante estar sempre de olho na administração da sua empresa de forma que ela seja possibilitada de alcançar todos os seus resultados de forma eficaz e sustentável, sempre seguindo um norte sem se perder.