No último ano, a maioria dos brasileiros – e possivelmente dos cidadãos de todos os países – sofreram algum impacto em suas finanças.
Com o aumento do desemprego, a redução do consumo em diversos setores e o reajuste de gastos devido ao novo contexto de pandemia e isolamento social, foi difícil manter os custos e receitas praticados até então a organização financeira se fez extremamente importante.
Se cuidar das finanças já era difícil antes para boa parte dos brasileiros, a situação só piorou.
Para evitar momentos de aperto e saber lidar melhor com situações de crise, o controle de finanças deve ser feito inclusive em momentos de prosperidade econômica, pois é importante estarmos preparados para qualquer tipo de cenário, minimizando prejuízos.
Por isso, separamos alguns aplicativos que podem ser extremamente úteis na sua jornada rumo à educação financeira, tomando mais consciência dos seus gastos e alocando seu dinheiro conforme suas necessidades.
Controle de Finanças: Antes de começarmos…
Por que utilizar um app para controle de finanças? Bom, dada a sua facilidade de acesso e em grande parte sua isenção de custos, os apps permitem registrar tudo o que entra e sai no mês de forma prática e rápida, sendo uma alternativa às tradicionais planilhas.
Torna-se muito mais prático controlar o orçamento pessoal, organizando todos os valores ao longo de um mês e possibilitando a preparação para momentos de crise e emergências, além de viabilizar cortes de gastos e identificar e evitar dívidas
Por estarem vinculados a dispositivos móveis, os apps são ótimas alternativas devido a sua mobilidade, fazendo com que o usuário possa ter o controle de finanças atualizado a qualquer hora e em qualquer lugar – inclusive no momento que os gastos são realizados, evitando fazer tudo ao final do dia e esquecer de algum detalhe.
Além disso, através de suas análises automáticas, os apps podem utilizar os dados fornecidos para criar gráficos e relatórios, gerando insights sobre suas finanças de forma a tomar decisões mais conscientes. Confira algumas de nossas sugestões:
1. Expense IQ (Exclusivo para Android)
Com um viés mais técnico, por meio de seus relatórios, ele permite separar as despesas por categorias e até mesmo elaborar um fluxo de caixa mensal de forma automática.
Além disso, oferece o rastreamento de despesas, cadastro de cheques e planejamento de orçamento, contando também com uma configuração de lembretes para não se esquecer de realizar os pagamentos das contas. Um controle de finanças completo.
2. Finance Plus (exclusivo para Windows Phone)
Além de controlar despesas e receitas, o usuário pode gerar parcelas, duplicar lançamentos e ver um resumo dos lançamentos por mês, fazendo backup pelo OneDrive e exibindo as informações na tela inicial do smartphone, se desejar.
3. Fortuno (exclusivo para Android)
Fácil de usar, as contas podem ser agrupadas e indicam a quantia disponível para gastar, facilitando a tomada de decisões.
Ele realiza um balanço financeiro mensal na forma de gráfico, avisa quando as contas estão prestes a vencer, salva as informações na nuvem e oferece diversas opções de personalização.
4. Google Keep (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Apesar de não se destinar exclusivamente às finanças, e sim para a criação de notas, este app oferece uma forma bem simples de organizar suas contas: basta ir adicionando todas as despesas do mês em uma nota, na forma de caixas de seleção.
Ao final, é só somar os valores. Também é possível criar notas com as datas de vencimento das contas, programando avisos como se fossem um despertador.
5. Google Sheets (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Uma alternativa ao Microsoft Excel, apesar de ser menos intuitiva que os demais aplicativos, continua sendo um exemplo do “simples que funciona”.
Sendo gratuito e contando com o salvamento em nuvem, você tem um controle de finanças organizado de forma mensal ou pode usar os modelos já prontos, preenchendo com as descrições e valores e recebendo resultados.
6. Guiabolso (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Com a proposta de descomplicar o controle de finanças, este app se integra com os cartões de crédito e contas bancárias, levando a um gerenciamento financeiro centralizado.
Oferece, além do estabelecimento de metas e a categorização automática de despesas, uma comparação de índice financeiro com outras pessoas que possuam o mesmo perfil, levando à reflexão sobre seus gastos e nível de organização financeira em relação a outras pessoas com despesas ou estilos de vida semelhantes.
O aplicativo também permite a contratação de empréstimos e uma comparação de taxas, facilitando essa escolha.
7. Minhas Economias (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Um aplicativo simples e completamente gratuito que ajuda no controle de finanças, onde é possível inserir entradas e saídas e acompanhar os gastos através de gráficos e planilhas automaticamente elaboradas.
8. Mobills (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Um dos melhores da categoria considerando seu posicionamento e avaliações em lojas de aplicativos, o Mobills permite um controle de finanças através da geolocalização, indicando se o usuário gasta mais perto de casa, do trabalho, entre outras regiões.
Ele possibilita traçar objetivos, adicionar contas, registrar e acompanhar gastos, cartões e empréstimos, oferecendo a possibilidade de exportar relatórios como PDFs ou tabelas do Excel. Contudo, na versão gratuita, há um limite para o número de lançamentos mensais.
9. MoneyWise (exclusivo para Android)
Deixa o usuário monitorar seu saldo diário, semanal, mensal ou anual, criando orçamentos para atingir metas. Seus dados podem ser exportados para o computador ou importados de planilhas, e você pode escolher quais informações deseja incluir, categorizando-as.
10. Orçamento Fácil (Android e iOs)
É possível escolher dentre mais de 90 moedas diferentes para fazer seus cálculos, organizando as despesas e rendas diárias da forma que achar mais conveniente. A tela inicial pode ser customizada de acordo com aquilo que você preferir destacar.
11. Organizze (Android e iOs, podendo ser usado também no navegador)
Possivelmente a melhor opção para quem gosta de estipular metas pessoais buscando a poupança e entender de fato para aonde vai o dinheiro, este app centraliza cartões e contas de forma bastante intuitiva.
Além de possuir visual simples e interface amigável, o aplicativo disponibiliza relatórios financeiros, alerta de vencimento de contas e salvamentos em nuvem, possibilitando o acesso a partir de outros dispositivos. Em suma, um controle de finanças organizado e acessível.
12. Spendee (Android e iOs)
Com design simplificado e fácil usabilidade, a app possibilita adicionar contas bancárias e rastrear gastos de forma manual, perfeito para os usuários mais desconfiados que não curtem “emparelhar” o aplicativo com dados bancários, inserindo as informações manualmente.
É possível, também, classificar os gastos de acordo com a sua recorrência, criando um padrão e identificando as maiores fontes de gastos. Isso viabiliza uma reflexão sobre o que pode ser economizado em diferentes períodos.
13. Toshl Finance (Android, iOs e Windows Phone)
Um dos aspectos mais interessantes desse app é a comparação de gastos entre períodos específicos, o que permite um aprendizado através de gráficos elaborados com base no histórico de consumo.
Você pode configurar qualquer dia para ser o início do seu mês financeiro, adicionando também despesas em mais de 160 moedas.
14. Wallet (Android e iOs)
O próprio nome já é auto explicativo – em português, wallet significa carteira. O aplicativo apresenta suas informações na forma de gráficos, o que faz com que a compreensão das finanças seja muito visual e rápida, descartando a necessidade de extratos.
Uma de suas principais vantagens é o compartilhamento de informações da conta com outras pessoas, o que torna o app extremamente conveniente para casais, famílias ou amigos que costumam dividir gastos de forma recorrente.
Além disso, é possível fotografar cupons fiscais e recibos para utilizá-los em outro momento: é um ponto interessante para quem não costuma guardar esses pequenos papéis ou os perde com facilidade.
15. Wisecash (exclusivo para Android)
Além de resumir os gastos mensais, o app oferece um compilado ao final do ano. Um de seus diferenciais é o agendamento de transações recorrentes, evitando o esquecimento. Sua interface é fácil de manusear, sendo uma ótima escolha para usuários iniciantes.
Finalizando
Deu para perceber que não faltam alternativas, né? Além de aplicativos, você pode aproveitar diversas opções de cursos online para dominar melhor o controle de finanças, lidando com seu dinheiro de forma mais saudável e consciente.
Ao fazer boas escolhas, organizar suas contas e contar com a ajuda da tecnologia, o sucesso do seu planejamento financeiro é praticamente garantido!
Não existe uma fórmula que se aplique perfeitamente a todo mundo, por isso recomendamos aplicar uma metodologia que faça sentido para você e se adéque a sua realidade de gastos e receitas.
Conte com a ajuda da UCJ para conquistar seus objetivos financeiros!