Um dos principais pilares para o sucesso da empresa é o foco no consumidor. As empresas que ainda não se preocupam com a forma como são vistas pelos seus clientes, como são experienciadas suas interações mútuas, em satisfazer as necessidades do seu público e em aumentar suas vendas e a lucratividade através dessas ações perdem cada vez mais espaço no mercado, visto que a personalização de produtos e serviços e, principalmente, do atendimento, tornam-se alguns dos principais diferenciais de negócios bem-sucedidos.
Para tornar tudo isso possível, é fundamental ter um conhecimento aprofundado do público-alvo, entendendo seu comportamento e hábitos de consumo, a fim de oferecer aos consumidores exatamente aquilo que estão procurando. Além de ter um processo de vendas bem-estruturado, compreender o comportamento do consumidor faz uma grande diferença no desempenho da sua empresa, e é sobre isso que falaremos hoje em nosso post. Acompanhe!
O que fazer para entender melhor o seu consumidor?
O comportamento do consumidor é um estudo que descobre a percepção que os usuários têm da sua marca e o que os motiva a se relacionar com ela, seja ao comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Para entendê-lo, você deve se questionar o que, como, quando, onde e por que de ele fazer determinadas escolhas.
Dessa forma, torna-se possível fazer melhores escolhas estratégicas, antecipando-se às tendências e oferecendo um produto condizente ou, melhor ainda, que supere as expectativas da clientela, atraindo e retendo clientes através de ações de marketing assertivas. Por isso, trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração se você deseja ampliar suas vendas e investir no conhecimento dos seus clientes para multiplicar suas vendas.
#01. Demonstre interesse
Ao buscar conhecer melhor as preferências, hábitos, vontades, desejos, necessidades, dores e o perfil do seu cliente na totalidade, você consegue entender o que o motiva, como e onde ele busca as soluções para os seus problemas. Esse conhecimento pode ser adquirido através de pesquisas de mercado, que fornecem uma visão mais ampla e aprofundada de como nutrir essas necessidades: a partir dela, você pode entregar um produto que supra suas demandas e possua maior valor agregado.
Além disso, esse conhecimento também facilita ao decidir os canais de comunicação e distribuição do seu produto, bem como seu preço, sua forma de promoção e o que motiva a compra por parte do seu consumidor. Esses aspectos são fundamentais para garantir a sobrevivência do seu negócio, visto que você não quer passar a mensagem errada, usar um tom de voz inadequado, exagerar no preço ou oferecê-lo em canais onde o seu consumidor final não costuma comprar, correto?
#02. Entenda a jornada de compra
Antes de tomar uma decisão, o consumidor passa por alguns estágios, como o reconhecimento do problema, quando ele descobre que tem uma questão a ser solucionada; a busca por informações, quando ele pesquisa o que pode ser feito na situação em que se encontra; a consideração de alternativas, onde ele considera se você ou seus concorrentes suprem as necessidades dele; e, finalmente, a decisão de compra, onde, preferencialmente, ele optará por seu produto ou serviço. Entender seu comportamento ao longo desse processo e abordar seu cliente suprindo cada uma de suas necessidades em cada um dos estágios gera uma maior chance de conversão para a sua marca.
#03. Comunique-se de forma correta e assertiva
A linguagem utilizada na comunicação com seu público pode fazer toda a diferença no sucesso das suas vendas. A partir do comportamento do consumidor, você deve moldar sua comunicação para se conectar com seus clientes, gerando uma identificação de acordo com a percepção dos consumidores, sua idade, região e objetivos. Aqui, reforçamos a importância da pesquisa de mercado para estabelecer uma buyer persona, ou seja, o consumidor ideal do seu produto. Com essa definição, é bem mais fácil desenvolver uma abordagem para a comunicação, estreitando os laços com os consumidores.
#04. Adapte-se às mudanças
É fundamental estar sempre atento ao que ocorre no mercado, observando as ações dos concorrentes. Dessa forma, torna-se possível se antecipar e trazer novidades, lançando ou acompanhando tendências. O contexto atual preza muito pelas inovações, levando a novas experiências e interações. Através das redes sociais, principalmente no momento atual, onde a maior parte das descobertas de marcas e produtos e das transações são feitas em meios digitais, é necessário atuar de forma ativa e ágil, cativando os consumidores não só com aquilo que você oferece para consumo, mas com conteúdos relevantes para o seu dia a dia, relacionando-os com o seu produto.
As redes sociais também são palco para aceitações e rejeições, podendo alcançar um grande público dependendo da repercussão do seu conteúdo postado, seja ele positivo ou negativo. Assim, é muito importante interagir com os clientes e ser criativo ao se inserir nos meios digitais; para isso, você pode contar com o marketing de conteúdo, que leva informações relevantes aos usuários até mesmo quando eles nem sabem que querem consumir. Outro aspecto interessante e bastante comum nas redes sociais são as parcerias com influenciadores, que promovem o seu produto ou serviço para um público específico e conseguem um alcance muito grande quando comparados com outras ações de marketing.
#05. Invista na personalização
Empresas de alimentos e bebidas, por exemplo, devem ficar atentas às mudanças e restrições na alimentação, levando em consideração o público vegano, alérgico, intolerante, etc. O mesmo se aplica à indústria têxtil, por exemplo, onde há um crescimento na demanda pelo uso de materiais recicláveis na elaboração dos tecidos. Prestar atenção aos diferentes interesses dos consumidores e oferecer alternativas para alcançar um maior número de clientes é uma boa tática para fazer o seu negócio crescer.
#06. Fidelize seus clientes.
Um cliente que se identifica com a marca, sua missão, visão e valores e, principalmente, se sente acolhido pelo atendimento, se torna o maior propagador do seu negócio. Ao indicar para seus familiares e amigos, o cliente fidelizado é mais eficaz que diversas estratégias de marketing, servindo, também, para mensurar o nível de satisfação com o que tem sido oferecido por sua empresa. Assim, se encontrar críticas, busque sempre acolhê-las, compreendendo o sentimento do consumidor e se prontificando para resolver o problema apresentado. Um bom atendimento pode converter a experiência negativa em positiva, garantindo a permanência daquele cliente e demonstrando o quanto ele é importante para a sua empresa.
#07. Dê atenção ao pós-vendas
Um dos principais pilares da fidelização de clientes é continuar acompanhando-o mesmo após a finalização da transação. Saber se o produto ou serviço atendeu às expectativas, coletar feedbacks sobre melhorias e oferecer alternativas aos seus gostos são boas formas de manter contato com clientes, além de oferecer benefícios como cartão fidelidade, personalização de serviços, descontos, promoções, etc. Cada vez mais as pessoas buscam por conexões, então estreitar o relacionamento com o seu consumidor é praticamente uma garantia da sua retenção para as próximas compras.
O segredo está nos detalhes! Se coloque no lugar do consumidor e pense em como gostaria de interagir com marcas do seu interesse, como seria o modelo ideal de atendimento, qual produto você gostaria de ver no mercado, por que e por onde você se comunicaria com a marca… Antes de considerá-lo como apenas um consumidor, um número para a sua empresa, lembre-se de que, do outro lado, existe um ser humano buscando algo para suprir uma determinada necessidade.
Acreditamos fortemente que a humanização das relações comerciais é um dos principais pilares para o sucesso de empreendimentos de qualquer tamanho. Se quiser saber mais dicas para ampliar suas vendas e conquistar mais clientes mantendo a qualidade do seu produto e atendimento, acompanhe as postagens do nosso blog e entre em contato com nossa equipe!