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FALE COM UM ESPECIALISTA

Consultoria de Processos: 5 sinais para você perceber que precisa de uma

Existe uma grande alta da mortalidade das empresas aqui no Brasil e sabe-se que os dois primeiros anos de uma empresa é uma fase crítica, cerca de um terço dos negócios abertos fecham nesses primeiros anos. 

Muitas delas conseguem iniciar no mercado, crescer e se firmar durante um determinado tempo, apenas com os conhecimentos e experiência que o gestor acumulou ao longo dos anos. 

Porém, em algum momento os conhecimentos passam a não ser suficientes para a gestão, acabam ficando um pouco ultrapassados e param de acompanhar o mercado, que não para de evoluir, e resulta na estagnação da sua empresa. 

É nesse momento que é preciso pensar estrategicamente e considerar contratar ajuda especializada. A consultoria surge como uma excelente opção para quem quer garantir seu Market-share e também uma gestão eficiente da empresa na totalidade. 

A gestão de processos é essencial para que as pessoas consigam entender a dinâmica da organização. 

De fato, criar essa perspectiva nas organizações não é tarefa fácil. Por isso, contratar uma consultoria de processos pode ser uma boa opção.

Nesse post, falaremos um pouco mais sobre a consultoria de processos e como identificar se sua empresa precisa de uma. Vamos lá?!

O que é a Gestão de Processos?

Antes de falarmos sobre a Consultoria de processos, é importante saber sobre gestão de processos para se entender melhor como e em que área será realizada a consultoria. 

Gestão de processos, também conhecida como gerenciamento de processos de negócio ou BPM – Business Process Management,  é um princípio administrativo que fornece ferramentas para analisar, definir, otimizar, monitorar e controlar os processos de uma organização. 

Toda a dinâmica de um negócio é construída com base no desenvolvimento, e o BPM é a ferramenta gerencial ideal para o bom funcionamento de qualquer modelo organizacional.

É um processo que facilita e possibilita alinhar tarefas com os objetivos da empresa, já que trata-se de um conjunto de atividades que são executadas com a finalidade de planejar e monitorar os procedimentos realizados no dia a dia do negócio.

A gestão de processos tem como objetivo melhorar o desempenho das linhas de produção, seja de materiais, seja de serviços, ganhando eficiência e efetividade para se ter uma organização que gere melhores resultados com custos mais baixos. É possível também ter acesso às melhores informações disponíveis para tomar decisões mais assertivas e seguras.

O que é Consultoria de Processos?

Consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa especializada em determinada área. 

Uma consultoria tem a finalidade de levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.

Ela oferece uma visão de fora sobre a empresa, que agrega novos conhecimentos ao gestor e traz evolução para a empresa.

A consultoria de processos é a solução que muitas empresas encontram para aperfeiçoar sua gestão de processos. Normalmente essa necessidade surge quando a empresa está com problemas de produtividade. Ela é responsável por desenvolver estratégias que ajudam a otimizar a gestão das atividades em diversos segmentos do mercado.

Qual é a importância da consultoria de processos?

Criar perspectiva nas organizações não é tarefa fácil para os gestores. Por isso, contratar uma consultoria de processos pode ser uma opção eficiente para essa demanda. 

A consultoria em processos é focada na etapa de gerenciamento de produtos ou serviços, por isso, é essencial a presença de um profissional qualificado para garantir o retorno previsto. 

A partir da consultoria é possível visualizar melhor os impactos que as ações e decisões causam, não somente nos processos, mas num todo. Facilita também compreender o desempenho dos processos e seus reflexos na estratégia e nos resultados do negócio.

Benefícios de contratar uma consultoria de processos

O conhecimento do consultor responsável pela consultoria é desenvolvido em meio aos desafios encontrados através das mais diversas empresas e clientes em que tem atuado e nos mais variados ambientes, o que resulta numa carga de aprendizado gigante que ele usará no seu negócio.

Para assessorar bem seus clientes, o consultor de processos precisa estar sempre atento a novas metodologias, a pesquisa de novas tecnologias, conceitos e ferramentas de ponta para ajudar sua empresa a evoluir em qualidade, rentabilidade e inovação.

Além disso, a praticidade e qualidade acarretadas pela contratação de uma consultoria para lidar com seus processos, irá proporcionar mais tempo e liberdade para focar em atividades estratégicas que a empresa demanda.

Outro ponto é que a economia gerada com a otimização e a ampliação da capacidade produtiva por si só já faz a consultoria de processos ser um investimento que se paga sozinho.

Vejamos mais alguns benefícios:

  • Possibilidade de conhecer melhor o mercado;
  • Oferece um olhar de fora do negócio;
  • Estabelece metas; 
  • Auxilia na tomada de decisões;
  • Diagnostica problemas; 
  • Apresenta alternativas e soluções.

5 sinais que indica se sua empresa precisa de uma consultoria de processos

  1. Problemas ou dificuldades financeiras

Esse pode ser o sinal mais alarmante de que uma empresa precisa de ajuda: é quando as dificuldades financeiras começam a aparecer e a crise bater à sua porta. 

Se sua empresa tem apresentado queda no faturamento ou os custos aumentando sem explicação, é hora de procurar uma consultoria. Afinal, esse é um cenário bastante preocupante, ainda mais agravante considerando a situação em que vivemos agora, com a crise financeira assolando todo o país.

  1. Processos indefinidos

Uma empresa com seus processos indefinidos, resulta em equipes que ficam com muitas dúvidas, não somente devido à alta complexidade e burocracia, mas também por falta de conhecimento dos processos.  Por isso, é necessário um alinhamento entre as áreas e os recursos envolvidos – pessoas, processos e tecnologia,  para obter o ajuste necessário e renovar a produtividade. 

A consultoria pode ajudar o gestor a redefinir os processos, tornando-os mais simples, claros e objetivos.

  1. Falta de estruturação

Uma empresa sem estrutura, acaba não tendo a hierarquia e suas responsabilidades bem definidas. A definição dos responsáveis pelas áreas ou processos é fundamental na construção de um planejamento empresarial e também na construção dos resultados almejados. 

Sendo assim, a consultoria consegue orientar o gestor objetivando-o a ter mais foco em assuntos estratégicos da empresa, sem perder tanto tempo com assuntos operacionais que podem ser resolvidos com facilidade pela equipe.

  1. Queda na produtividade

A empresa dispõe de uma equipe que está bem estruturada, com a quantidade ideal de funcionários, mas os resultados são insatisfatórios e abaixo do esperado, é preciso avaliar se os processos não estão complexos e engessados demais, se os funcionários estão em áreas realmente compatíveis com suas habilidades, se o serviço está bem distribuído, entre outros fatores que poderão justificar a queda. 

Quando a produtividade na empresa começa a cair e o gestor não sabe o porquê, o ideal é buscar ajuda através de consultoria para buscar soluções.

  1. Ausência de planejamento 

Toda empresa precisa de planejamento para alcançar suas metas e objetivos. Também é  fundamental que a empresa acompanhe de perto cada passo garantindo que o planejamento seja executado conforme planejado. 

Uma empresa que não faz planejamento pode acabar tendo custos elevados, gargalos nos processos, déficit de pessoal qualificado, ausência de processos, entre outros fatores que podem ocasionar em diversos problemas, que podem resultar em falha em entregas, problemas na produção e até mesmo na diminuição do lucro e dificuldades financeiras para o negócio. 

Se o gestor estiver tendo dificuldades para fazer o planejamento, é importantíssimo contratar ajuda especializada para isso poder ser resolvido.

Conclusão

Muitos negócios se deixam levar pelas urgências do cotidiano e não criam formas inteligentes de realizar suas atividades, o que acaba causando impacto não somente no crescimento sustentável de seu negócio, mas também nos resultados dele. 

Por isso é tão importante ajustar bem os processos de sua organização, pois é ele quem definirá o quanto sua empresa tem condições de crescer e lucrar. 

Se sua empresa apresentou algum desses sintomas ou deseja melhorar ainda mais a performance dela, contratar uma consultoria é a melhor opção!

  • admin
  • julho 16, 2021
  • 10:56 am
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

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Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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