“A cultura organizacional está para a organização como a personalidade esta para o indivíduo”
A cultura organizacional exerce um forte papel motivacional na equipe. Unidade, sinergia, identificação, integração, eficácia e fundamentalmente resultados melhores.
As empresas que apresentam resultados excelentes são aquelas que cultivam sua estratégia em seus colaboradores. Em outas palavras, são as que possuem uma forte cultura organizacional – as características que as diferencia de outras empresas.
Neste artigo você ira aprender a relação entre uma cultura empresarial forte e os bons resultados!
A Cultura Organizacional e a Estratégia
Cabem às lideranças de uma corporação zelar pela construção da cultura organizacional de suas empresas. Ela é tão importante quanto o zelo pelos resultados financeiros positivos. Apenas uma empresa com a cultura certa e forte consegue se recuperar de uma má situação financeira!
A estratégia bem desenhada e que engaja os funcionários consolida uma cultura empresarial e gera resultados mais expressivos que suas concorrentes.
Muitas empresas em momentos de crise tentam se reestruturar financeiramente, rever sua gestão ou explorar um novo mercado. Com uma forte cultura empresarial, fica mais fácil realizar essas melhorias em períodos de crise.
A Relação entre Cultura e Estratégia
O segredo do sucesso de uma empresa esta em ter pessoas boas e que se identificam com o propósito abordado, ou seja, com a missão da corporação.
Uma organização de sucesso além de um planejamento estratégico bem trabalhado deve apresentar alinhamento entre seus colaborados.
Desse modo, é fundamental que para o alcance dos resultados traçados no Planejamento Estratégico a equipe de trabalho internalize os valores da organização e se mantenha obstinada para o alcance das metas estabelecidas.
Missão, visão, valores, metas, tudo isso só faz sentido se a rotina de trabalho da empresa é orientada por estes “mandamentos”.
Implementando com a Liderança
Cada empresa é dotada de suas peculiaridades que trazem desafios singulares para cada organização. Cabe à liderança a construção de um ambiente corporativo benéfico à participação da equipe e estimulante à geração de respostas rápidas às dificuldades.
Uma empresa é como um organismo vivo em que cada setor exerce funções vitais à sua sobrevivência, a cultura organizacional é a personalidade que torna esse organismo dinâmico.
A cultura organizacional é um conjunto de características que distingue a empresa de sua concorrência e conecta os funcionários.
Um bom empresário deve sempre se preocupar com a construção de uma cultura que reflita as singularidades da empresa. Buscar enxergar de forma sistêmica as interfaces de setores para garantir integração entre uma gestão adequada e pessoas capacitadas.
Escrito por: Juan Schiavo, Gerente Financeiro UCJ.