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FALE COM UM ESPECIALISTA

5W1H: aprenda a elaborar um Plano de Ação

Na busca pela melhoria contínua, as empresas desenvolvem planejamentos, contam com metodologias e ferramentas para alcançar seus melhores resultados.

A Ferramenta 5W1H é utilizada para elaborar Planos de Ação sólidos e funcionais, abordando todos os seus aspectos essenciais!

Continue lendo este texto para conhecer as 6 partes da ferramenta 5W1H para criar Planos de Ação!

A importância dos Planos de Ação

Um plano de ação é uma série de atividades com o objetivo de solucionar um problema identificado.

Por exemplo, ao desenvolver um Planejamento Estratégico novo para a sua empresa, podem ser necessários meses e várias ações, envolvendo diversas pessoas, para resultar em uma boa implementação.

Somente bons planos de ação podem levá-las a alcançar o seu potencial máximo.

Se não são bem documentados, abordando todas as informações necessárias e comunicados aos responsáveis acabam sendo esquecidos e abandonados.

Muitas empresas falham ao tentar executar aquilo que foi planejado. Normalmente é um reflexo da etapa anterior – a elaboração do plano.

Os principais problemas são:

  • Falta de clareza em relação a o que deve ser feito e como fazer;
  • Falta de clareza em relação aos responsáveis por executar cada etapa do plano de ação;
  • Falta de clareza em relação aos prazos a serem cumpridos.

5W1H – Conheça a Ferramenta

O 5W1H surge justamente para neutralizar todos os ricos citados acima. A ferramenta garante total clareza acerca do plano de ação elaborado pela empresa.

A sigla faz referências às 6 perguntas que devem ser respondidas sempre que um plano de ação é elaborado. São elas:

What (ou, “o que”):

Nada mais é do que um detalhamento do que se espera executar, por meio do plano de ação.

Um exemplo seria: “Elaborar uma campanha de divulgação de um novo produto.”

Why (ou, “por que”):

Visa esclarecer a razão por trás da execução do plano de ação. Continuando o exemplo, podemos pensar em algo como: “Para conscientizar potenciais compradores.”

Where (ou, “onde”):

Visa identificar o local no qual o plano de ação acontecerá. Por exemplo: “No Facebook e Instagram.”

Who (ou, “quem”):

Visa atribuir a responsabilidade pela execução desse plano de ação a uma pessoa específica, garantindo que cada plano de ação tenha um dono.

No exemplo, podemos pensar em algo como: “Fernando, da equipe de marketing.”

When (ou, “quando”):

Visa identificar os prazos para a execução do plano de ação. Continuando o exemplo, teríamos: “Até o dia 20 de julho de 2018.”

How (ou, “como”):

Visa apresentar o modo como o plano de ação será desdobrado, ou seja, quais ações devem ser feitas para que aquilo que foi estabelecido no What seja alcançado.

No nosso exemplo seria: “Elaborando a campanha contendo o novo produto e detalhando suas características.”

Um Plano 5W1H na prática:

Para entender como funcionaria na prática, veja este exemplo fictício: 

“O Fernando, da equipe de design, ficará responsável pela elaboração de uma campanha de divulgação para nosso novo produto, visando conscientizar potenciais compradores da existência desse novo produto. Essa campanha será composta por uma arte, contendo o novo produto em destaque, junto às suas características detalhadas. O prazo final é dia 20/07/2018, e utilizará o Facebook e o Instagram da empresa.”

Ao ler essa descrição, vemos que os problemas citados anteriormente como causas de não comprimento de planos de ação foram completamente neutralizados.

Para as ações a serem executadas foi definido um responsável e um prazo. Além disso, está bem explicado o que deve ser feito e o por quê. Agora toda a equipe tem total clareza dos detalhes do que será feito.

Tão importante quanto isso, o Fernando, da equipe de design, agora tem total consciência do que é esperado dele, e dos detalhes da tarefa que ele deve executar. Diminuindo, assim, as chances de que ele cometa algum erro ou gera algum retrabalho.

A importância do “Por que?”

Ao comunicar com os funcionários de sua empresa o plano de ação, o campo do “Por que” é um dos mais importantes!

Além de todas as questões objetivas já definidas como prazos e etapas, é fundamental comunicar também a motivação por trás do trabalho a ser executado.

Isso aumenta o engajamento dos funcionários com as tarefas, melhorando os resultados obtidos.

Outros exemplos para implementar

Qualquer novo planejamento vai desencadear em uma série de planos de ação a serem seguidos.

Abaixo são alguns exemplos de situações que você poderá utilizar o 5W1H, seguido de artigos nossos que vão te ajudar a entender melhor sobre os temas:

  • O Ciclo PDCA: A primeira etapa da metodologia (P de Plan, ou Planejamento) já gera diversos direcionamentos a serem executados na segunda etapa (D de Do, ou Execução).
  • O Gerenciamento de Riscos: Nosso texto ensina 6 passos para implementar o gerenciamento de riscos em sua empresa. Cada um desses pode ser destrinchado em um ou mais planos de ação!
  • O Gerenciamento Estratégico: Se você já tem um planejamento estratégico definido, são necessárias ações recorrentes para a manutenção de seu bom funcionamento!
  • A Gestão de Mudanças Organizacionais: Implementar mudanças na sua empresa pode ser muito complicado e demandará diversas ações de variados responsáveis.

Acompanhando por meio da Gestão à Vista

Realizar um bom acompanhamento dos planos de ação criados com o 5W1H é necessário.

Dessa forma, gera-se o senso de urgência e importância necessário para que as ações sejam executadas no prazo.

Para conseguir os melhores resultados você pode evidenciar os planejamentos por meio de um Gestão à Vista.

Essa ferramenta é indispensável para motivar as equipes, e você pode ler mais no nosso texto:

Gestão à Vista: Aprenda a Comunicar e Direcionar Resultados

Rumo ao sucesso de sua empresa

Em meio de todos os desafios que existem ao gerir uma empresa, uma boa organização muitas vezes é a diferença entre aqueles que obtém sucesso e aqueles que se veem perdidos e sem saída.

Mais do que ter boas ideias, é vital para qualquer empresa conseguir organizar aquilo que deve ser feito, e então garantir a execução.

Com o 5W1H, temos uma ferramenta simples, mas de grande ajuda nesse processo. Ela pode abrir caminho para as mudanças que muitas empresas precisam.

Mãos à obra!

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

Este artigo foi Escrito por Lucas Kumaira, ex Presidente e atual Conselheiro da UFMG Consultoria Jr.

  • julho 11, 2018
  • 9:00 am
  • Um Comentário

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

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E o que isso quer dizer?

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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
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COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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