O Plano de negócios, muitas vezes, é visto pelo empreendedor como algo supérfluo para se realizar. E muitos ainda não entendem sua importância para o bom andamento da empresa.
Muito provavelmente quando você escuta falar sobre o assunto, assimila logo a um documento grande, com linguagem técnica e cheio de indicadores difíceis de se entender ou talvez pense ser uma mera formalidade. Porém, tudo isso é MENTIRA!
O que grande parte das pessoas não sabem é que a base de um negócio, seja ele uma grande empresa, ou uma startup, é um Plano de Negócios bem estruturado.
Pode-se dizer que ele é o que guia o empreendedor durante todo o trajeto do negócio, e quando elaborado da maneira correta, pode levar a um grande sucesso.
Mas afinal, o que é um plano de negócios?
Um Plano de negócios é um roteiro a ser seguido para a construção e gestão de uma empresa. Além disso, esse roteiro visa impactar em toda formação e/ou reestruturação da companhia (isso mesmo, reestruturação! Pode ser feito também para uma empresa já existente), podendo ser na área administrativa, estrutural, estratégica, financeira, técnica, mercadológica e operacional.
O objetivo é auxiliar no ajuste de ideias, tirando elas da cabeça e tornando-as palpáveis. Com isso, se faz uma projeção de crescimento do seu negócio em um determinado período de tempo, possibilitando uma visualização real e embasada do que deve ser seguido para alcançar seus objetivos.
Evidencia-se também, como uma de suas funcionalidades, o reposicionamento da marca ou o lançamento de um novo produto. Tudo isso com o intuito de entender sua real finalidade, realizando um estudo mercadológico embasado a fim de compreender sua utilidade.
Não adianta agir de forma precipitada e sem pensar na hora de abrir um negócio, uma vez que nenhuma ideia vale por si só e é muito influenciada pelo meio o qual ela está inserida.
Quem pode realizar um plano de negócios?
Atualmente, há empresas especializadas em consultoria empresarial, as quais possuem uma longa jornada auxiliando outros empreendimentos e que tem, como um de seus trabalhos, a realização de um plano de negócios para uma futura empresa e/ou um empreendimento que necessita ser reformulado.
No entanto, não são todos que conseguem pagar altos valores. Isso acaba desencorajando logo de início aquelas pessoas que possuem uma ideia, mas não possuem o valor suficiente para fazê-la “tomar forma”.
É justamente por isso que esse artigo busca não apenas exemplificar o que é um plano de negócios, mas também mostrar como executá-lo, na prática, em alguns passos.
O que não pode faltar num plano de negócios?
O primeiro passo para começar a esboçar um plano de negócios é entender do que se trata seu empreendimento. Com isso, você consegue determinar um nicho de mercado específico, o que torna mais fácil explorá-lo e criar algo mais direcionado.
É interessante ter prioridades no plano de negócios, mas sempre tendo em mente a visão “ponta-a-ponta” do processo. Fazendo isso é possível explorar por completo aquele meio pesquisado. Mais vale realizar um trabalho bem embasado em sua área específica do que não especificá-la e acabar fazendo algo que apenas tangencia um plano de negócios.
Vale ressaltar que o plano de negócios não é simplesmente algo qualitativo. Pelo contrário, é algo bastante quantitativo. Todo argumento necessita de um embasamento para explicá-lo, e nada melhor do que números para que isso aconteça.
Nesse quesito, é interessante possuir metas mensuráveis. Por exemplo, o número de vendas que se pretende atingir nos primeiros anos da companhia ou qual a fatia do mercado que se pretende conquistar.
Abaixo está listado alguns dos principais pontos que não podem faltar em um plano de negócios:
- Descrever o negócio com clareza
- Especificar sua área de atuação no mercado
- Esclarecer o principal papel desempenhado pela empresa
- Definir sua Buyer Persona
- Definir metas e prazos
- Definir seus concorrentes
É válido ressaltar que o plano de negócios não pode ser algo extremamente complexo. E também, não deve deixar de ter uma abordagem clara e objetiva, para não perder o engajamento no projeto.
Lembre-se, se você não consegue explicar seu empreendimento em uma simples frase, talvez ele ainda não esteja tão claro para você.
Quais são os principais erros?
O que comumente ocorre na criação de um plano de negócios é a falta de projeção futura. Muitas pessoas analisam apenas o mercado atual e tomam isso como base para vários anos.
É necessário ressaltar que o crescimento do mercado hoje não necessariamente será o mesmo de amanhã. Dependendo do caso, sua empresa poderá crescer tanto mais, quantos menos em relação a ele.
Para auxiliar no desempenho de sua companhia e para tomar consciência quanto ao seu avanço, utiliza-se também indicadores. Tais indicadores ajudam o empreendedor a visualizar de maneira efetiva o quanto está batendo as metas estipuladas no início.
Caso queira entender um pouco mais sobre isso, possuímos um artigo explicando detalhadamente como eles são feitos:
O que é KPI: Conheça Tudo Sobre os Indicadores Chave para Sua Empresa
Dentre alguns outros erros cometidos na elaboração do plano de negócios, destacam-se:
- Falta de um planejamento financeiro
- Não ter objetivos claros
- Subestimar a concorrência
- Falta de mensuração
Agora que você já entendeu o que é um plano de negócios, o que está esperando para começar a aplicá-lo?
Veja um Case nosso sobre Plano de Negócios e entenda como aplicamos os itens citados na prática em nossos projetos:
Plano de Negócios Internacional – Case
Texto escrito por André Tenório – Consultor de Projetos da UFMG Consultoria Jr.