Antes de dar início a qualquer projeto, é muito importante elaborar um planejamento, ordenando os passos necessários para conquistar aquilo que se deseja.
No âmbito empresarial, não seria diferente; para abrir uma empresa ou expandir um negócio, é fundamental considerar a viabilidade desse projeto, tendo em mente as circunstâncias atuais e futuras, a disponibilidade de recursos, o mercado, a concorrência, o público alvo, entre outras variáveis.
No texto de hoje, trazemos o conceito da Análise de Viabilidade de Projetos, dando dicas para a sua elaboração e consequente implementação no seu negócio.
Ela servirá como base para avaliar a solidez do projeto, buscando o sucesso ao analisar os recursos necessários e disponíveis para tirar as ideias do papel.
Acompanhe!
O que é Análise de Viabilidade de Projetos?
Basicamente, é considerar se determinado projeto é realizável ou não, analisando informações sobre seu desenvolvimento, implementação, possíveis resultados, impactos, prós e contras.
O objetivo principal ao realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos é verificar e antecipar cenários e resultados otimistas e pessimistas.
A Análise de Viabilidade de Projetos permite que se façam projeções assertivas, decidindo se o projeto deve ou não ser levado adiante.
Ela permite, também, realizar comparações, sejam elas internas ou em relação a outros atores do mercado, analisando o tamanho do mesmo, considerando a aceitação de um produto ou serviço, ou estimando o retorno financeiro de um projeto.
No aspecto econômico, a viabilidade é estudada através de análises de mercado, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, receita, estimativa de custos e investimentos, rentabilidade, concorrentes, fluxo de caixa, mão de obra necessária, etc.
Há todo um conjunto de informações relevantes para que os tomadores de decisão estabeleçam estratégias para viabilizar uma expansão segura e com perspectivas de faturamento.
Por isso mesmo, essa ferramenta serve como apoio e base para fazer as melhores escolhas para o futuro do seu negócio, devendo ser atualizada com frequência e consultada à medida que os passos são seguidos, mantendo-a realista e condizente com a realidade da empresa.
Ao elaborar um estudo de viabilidade, fica mais fácil considerar as particularidades do mercado, a capacidade interna da empresa e as necessidades dos clientes.
Sua principal vantagem é minimizar o desperdício de recursos como tempo e dinheiro, otimizando a tomada de decisão e o desenvolvimento de um planejamento estratégico mais eficaz, prevendo ações e cenários futuros.
Por que essa ferramenta é importante?
- Para oferecer informações precisas. As respostas encontradas para as perguntas são exatas ou muito próximas da realidade, tornando possível verificar a viabilidade com base em dados concretos.
- Para elaborar uma estratégia eficiente. Ao definir os problemas enfrentados e os objetivos a serem conquistados, encontram-se melhores soluções para as questões que surgirem. Por isso, deve-se listar as metas a serem alcançadas, os benefícios esperados através desse projeto, como e quando ele será executado, quem será responsável pelo seu desenvolvimento, como se realizarão as atividades necessárias em cada etapa e quanto esse projeto custará, assim como quanto é esperado de seu retorno.
- Para fazer projeções claras e ter segurança nas escolhas. Ao ter em mãos as informações necessárias, poderão ser tomadas as melhores decisões, lendo os cenários e se preparando para imprevistos, entendendo se as ações propostas são as mais vantajosas.
Quais são os tipos de Análise de Viabilidade de Projetos?
De forma geral, a Análise de Viabilidade de Projetos pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessário um panorama mais abrangente sobre o desenvolvimento e para estimar os resultados de uma determinada ação.
Normalmente, a Análise de Viabilidade de Projetos se refere ao aspecto financeiro, econômico e técnico.
A análise de viabilidade financeira se baseia em avaliar o investimento inicial necessário para desenvolver um projeto, considerando custos fixos e variáveis e também o potencial de rendimento do empreendimento.
Já a análise econômica verifica oportunidades para que o projeto tenha um melhor desempenho, levando em consideração a projeção de receitas, custos, despesas e investimentos, a projeção de fluxo de caixa e a avaliação de indicadores econômicos.
Por fim, a análise de viabilidade técnica lida com questões mais concretas, como por exemplo no caso de construções – é preciso compreender as condições do solo, as restrições ambientais, entre outras variáveis pertinentes à atividade física da empresa.
Como realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos?
1. Entenda o seu negócio e o seu mercado de atuação.
Faça uma pré-análise da situação atual da empresa e do mercado e identifique se há um problema a ser resolvido, uma demanda a ser suprida, uma vantagem que pode ser adquirida ou desenvolvida.
Avalie as lacunas que o seu projeto ajuda a preencher e considere quais obstáculos você provavelmente irá enfrentar ao longo dessa jornada.
Para garantir que você não está simplesmente reproduzindo algo que já foi feito e também para trazer um fator de inovação para o seu negócio, analise as características demográficas do mercado de atuação, analise seus concorrentes, entenda como você irá se inserir nesse mercado e estude seu potencial de crescimento.
2. Faça uma projeção das receitas, custos, despesas e do fluxo de caixa
Considerando o que espera obter como retorno desse projeto, seja esse retorno quantitativo ou qualitativo. Isso pode ser útil, inclusive, para convencer e atrair investidores e stakeholders.
Nessa etapa, será necessário projetar, também, o investimento requerido para atingir a meta estabelecida, além de considerar cenários otimistas e pessimistas.
Para fazer essa estimativa, você deve conhecer o volume do mercado, fazer uma projeção de clientes e estimar o preço do produto.
Logicamente, é preciso conhecer os custos fixos e variáveis e considerar sua oscilação ao longo do período, além de estimar as entradas e saídas a fim de equilibrar o orçamento.
3. Planeje a estrutura e implementação do seu projeto
Configure as operações essenciais para colocá-lo em prática.
Nesta etapa serão determinados os custos operacionais e o investimento inicial necessário, tirando as ideias do papel.
Analise e revise todos os dados, minimizando a necessidade de ajustes e refletindo sobre as melhores decisões a serem tomadas para garantir o sucesso e a viabilidade do projeto.
4. Analise os indicadores e tome sua decisão.
Com todas as informações fundamentais em mãos, servindo como embasamento para a ação, é chegado o momento de compreender se o projeto é viável ou não.
Reflita se vale o esforço, dinheiro e tempo que serão investidos em sua realização e se o projeto está alinhado com os objetivos da empresa.
A Análise de Viabilidade de Projetos é uma ferramenta multifatorial imprescindível para avaliar o sucesso de um empreendimento ou projeto, auxiliando na elaboração de estratégias para otimizar os resultados desejados.
Através de projeções, números, gráficos e relatórios, é possível identificar ou estimar os gastos, prever o retorno, projetar o desempenho, entre outras variáveis.
Se você estiver com dificuldades para tirar suas ideias do papel e quiser uma ajuda profissional para analisar a viabilidade dos projetos da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a equipe da UCJ e tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta tão importante!
Se gostou do conteúdo, leia mais no nosso blog.
Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!