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FALE COM UM ESPECIALISTA

Análise de Viabilidade de Projetos: saiba como elaborá-lo e aplicá-lo no seu negócio!

Antes de dar início a qualquer projeto, é muito importante elaborar um planejamento, ordenando os passos necessários para conquistar aquilo que se deseja.

No âmbito empresarial, não seria diferente; para abrir uma empresa ou expandir um negócio, é fundamental considerar a viabilidade desse projeto, tendo em mente as circunstâncias atuais e futuras, a disponibilidade de recursos, o mercado, a concorrência, o público alvo, entre outras variáveis.

No texto de hoje, trazemos o conceito da Análise de Viabilidade de Projetos, dando dicas para a sua elaboração e consequente implementação no seu negócio.

Ela servirá como base para avaliar a solidez do projeto, buscando o sucesso ao analisar os recursos necessários e disponíveis para tirar as ideias do papel. 

Acompanhe!

O que é Análise de Viabilidade de Projetos? 

Basicamente, é considerar se determinado projeto é realizável ou não, analisando informações sobre seu desenvolvimento, implementação, possíveis resultados, impactos, prós e contras.

O objetivo principal ao realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos é verificar e antecipar cenários e resultados otimistas e pessimistas. 

A Análise de Viabilidade de Projetos permite que se façam projeções assertivas, decidindo se o projeto deve ou não ser levado adiante.

Ela permite, também, realizar comparações, sejam elas internas ou em relação a outros atores do mercado, analisando o tamanho do mesmo, considerando a aceitação de um produto ou serviço, ou estimando o retorno financeiro de um projeto.

No aspecto econômico, a viabilidade é estudada através de análises de mercado, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, receita, estimativa de custos e investimentos, rentabilidade, concorrentes, fluxo de caixa, mão de obra necessária, etc.

Há todo um conjunto de informações relevantes para que os tomadores de decisão estabeleçam estratégias para viabilizar uma expansão segura e com perspectivas de faturamento.

Por isso mesmo, essa ferramenta serve como apoio e base para fazer as melhores escolhas para o futuro do seu negócio, devendo ser atualizada com frequência e consultada à medida que os passos são seguidos, mantendo-a realista e condizente com a realidade da empresa. 

Ao elaborar um estudo de viabilidade, fica mais fácil considerar as particularidades do mercado, a capacidade interna da empresa e as necessidades dos clientes.

Sua principal vantagem é minimizar o desperdício de recursos como tempo e dinheiro, otimizando a tomada de decisão e o desenvolvimento de um planejamento estratégico mais eficaz, prevendo ações e cenários futuros. 

Por que essa ferramenta é importante? 

  • Para oferecer informações precisas. As respostas encontradas para as perguntas são exatas ou muito próximas da realidade, tornando possível verificar a viabilidade com base em dados concretos.
  • Para elaborar uma estratégia eficiente. Ao definir os problemas enfrentados e os objetivos a serem conquistados, encontram-se melhores soluções para as questões que surgirem. Por isso, deve-se listar as metas a serem alcançadas, os benefícios esperados através desse projeto, como e quando ele será executado, quem será responsável pelo seu desenvolvimento, como se realizarão as atividades necessárias em cada etapa e quanto esse projeto custará, assim como quanto é esperado de seu retorno.
  • Para fazer projeções claras e ter segurança nas escolhas. Ao ter em mãos as informações necessárias, poderão ser tomadas as melhores decisões, lendo os cenários e se preparando para imprevistos, entendendo se as ações propostas são as mais vantajosas.

Quais são os tipos de Análise de Viabilidade de Projetos?

De forma geral, a Análise de Viabilidade de Projetos pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessário um panorama mais abrangente sobre o desenvolvimento e para estimar os resultados de uma determinada ação.

Normalmente, a Análise de Viabilidade de Projetos se refere ao aspecto financeiro, econômico e técnico.

A análise de viabilidade financeira se baseia em avaliar o investimento inicial necessário para desenvolver um projeto, considerando custos fixos e variáveis e também o potencial de rendimento do empreendimento.

Já a análise econômica verifica oportunidades para que o projeto tenha um melhor desempenho, levando em consideração a projeção de receitas, custos, despesas e investimentos, a projeção de fluxo de caixa e a avaliação de indicadores econômicos.

Por fim, a análise de viabilidade técnica lida com questões mais concretas, como por exemplo no caso de construções – é preciso compreender as condições do solo, as restrições ambientais, entre outras variáveis pertinentes à atividade física da empresa.

Como realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos?

Pessoas trabalhando com Análise de Viabilidade de Projetos.

1. Entenda o seu negócio e o seu mercado de atuação.

Faça uma pré-análise da situação atual da empresa e do mercado e identifique se há um problema a ser resolvido, uma demanda a ser suprida, uma vantagem que pode ser adquirida ou desenvolvida.

Avalie as lacunas que o seu projeto ajuda a preencher e considere quais obstáculos você provavelmente irá enfrentar ao longo dessa jornada.

Para garantir que você não está simplesmente reproduzindo algo que já foi feito e também para trazer um fator de inovação para o seu negócio, analise as características demográficas do mercado de atuação, analise seus concorrentes, entenda como você irá se inserir nesse mercado e estude seu potencial de crescimento.

2. Faça uma projeção das receitas, custos, despesas e do fluxo de caixa

Considerando o que espera obter como retorno desse projeto, seja esse retorno quantitativo ou qualitativo. Isso pode ser útil, inclusive, para convencer e atrair investidores e stakeholders.

Nessa etapa, será necessário projetar, também, o investimento requerido para atingir a meta estabelecida, além de considerar cenários otimistas e pessimistas.

Para fazer essa estimativa, você deve conhecer o volume do mercado, fazer uma projeção de clientes e estimar o preço do produto. 

Logicamente, é preciso conhecer os custos fixos e variáveis e considerar sua oscilação ao longo do período, além de estimar as entradas e saídas a fim de equilibrar o orçamento.

3. Planeje a estrutura e implementação do seu projeto

Configure as operações essenciais para colocá-lo em prática.

Nesta etapa serão determinados os custos operacionais e o investimento inicial necessário, tirando as ideias do papel.

Analise e revise todos os dados, minimizando a necessidade de ajustes e refletindo sobre as melhores decisões a serem tomadas para garantir o sucesso e a viabilidade do projeto.

4. Analise os indicadores e tome sua decisão.

Com todas as informações fundamentais em mãos, servindo como embasamento para a ação, é chegado o momento de compreender se o projeto é viável ou não.

Reflita se vale o esforço, dinheiro e tempo que serão investidos em sua realização e se o projeto está alinhado com os objetivos da empresa.

A Análise de Viabilidade de Projetos é uma ferramenta multifatorial imprescindível para avaliar o sucesso de um empreendimento ou projeto, auxiliando na elaboração de estratégias para otimizar os resultados desejados.

Através de projeções, números, gráficos e relatórios, é possível identificar ou estimar os gastos, prever o retorno, projetar o desempenho, entre outras variáveis. 

Se você estiver com dificuldades para tirar suas ideias do papel e quiser uma ajuda profissional para analisar a viabilidade dos projetos da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a equipe da UCJ e tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta tão importante! 

Se gostou do conteúdo, leia mais no nosso blog.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • agosto 24, 2021
  • 1:33 pm
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
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  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
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COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

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● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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