Para que um negócio seja realmente considerado bom, não basta somente oferecer um bom produto ou serviço para o mercado, requer principalmente uma boa gestão.
Os números do seu empreendimento dizem muito sobre ele e reflete a excelência em que está sendo administrado para o mercado.
E para que isso ocorra, a análise financeira é fundamental. Afinal todo empreendedor ou gestor deseja o sucesso em todas as áreas do seu negócio.
Mas você sabe o que é análise financeira? Qual a sua importância? Quais dados são necessários?
Se não sabe, é nesse post que terá as respostas para esclarecer tudo o que precisar para iniciar o processo de análise das finanças da sua empresa.
O que é a análise financeira e qual sua importância?
A análise financeira, também conhecida como análise econômica, consiste no acompanhamento da vida financeira de sua empresa. É o esforço dedicado à compreensão das finanças do seu negócio.
Pois, é através dela que identificamos ferramentas que nos permitem constatar a real situação financeira da organização e compreender a viabilidade do seu negócio se baseando na avaliação da estabilidade e na capacidade de geração de lucro.
Por esse motivo, deverá ser atividade estratégica constante na empresa e precisará partir do planejamento e monitoramento dos resultados da operação.
Após isso, teremos informações suficientes que ajudarão a identificar o desempenho verídico e se as finanças estarão positivas ou negativas, mostrando assim a capacidade econômica da empresa.
Outro fator muito importante para a prática desse processo é a atualização dos dados e informações contábeis.
Nesse momento, o contador ou escritório de contabilidade é indispensável. São eles quem oferecem e elaboram os relatórios financeiros da instituição:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrativo do Resultado do Exercício;
- Relatórios de Fluxo de Caixa;
- Entre outros.
Passo a passo para fazer uma análise financeira eficaz
As empresas têm demonstrado dificuldades em se manter competitiva ou até mesmo imponente diante do mercado.
Porém, isso poderá estar relacionado com problemas internos da própria instituição, falta de estrutura organizacional ou até mesmo má administração.
Podendo ocasionar na queda do desempenho da empresa ou até mesmo na geração de lucro, descontrole do fluxo de caixa, falta de capital de giro, entre outros prejuízos na organização.
Mas, a análise financeira, além de permitir mensurar a saúde das finanças, permite também prever o desempenho futuro da empresa.
1. Identifique o equilíbrio da sua empresa
O equilíbrio deverá ser a prioridade da sua análise financeira.
Pois, quando se trata desse quesito, significa que sua receita deverá ser superior às despesas e custos operacionais.
Dessa forma, é possível identificar se seu negócio é realmente viável.
Além disso, existem diversos fatores que irão interferir na avaliação do seu fluxo de caixa, além de várias técnicas simples que deverão compor sua análise.
Acompanhe aqui algumas delas:
Faturamento periódico
O faturamento nada mais é que o seu volume de venda. É através dele que conseguirá conhecer e também acompanhar as vendas do dia a dia, tendo assim ciência dos seus produtos e serviços, por quanto e para quando estão sendo vendidos.
Custo Fixo
É conhecido também como custo de estrutura e são aqueles que não sofrem alteração com o aumento ou diminuição do volume de vendas, mas são primordiais para manutenção e existência da empresa. São exemplos de custo fixo: aluguel, segurança, limpeza.
Seu acompanhamento deverá ser realizado com regularidade, assim como as ações para minimizá-los.
Custo Variável
São aqueles que variam de acordo com o volume da produção em determinado prazo e interferem diretamente os valores de venda: matéria-prima, mão-de-obra, comissões de vendas, insumos, entre outros.
Um dos objetivos estratégicos das organizações deverá ser fazer com os custos fixos se tornem variáveis.
Lucro Operacional
Já o lucro operacional é o resultado após dedução de custos fixos e variáveis.
Margem de Contribuição
Corresponde a quantia que sobra da receita obtida das vendas após o abatimento dos custos e despesas variáveis.
Além disso, o índice que possibilita a realização das análises de viabilidade, ponto de equilíbrio, da lucratividade e a avaliação de novos projetos. Quanto maior esse índice, mais fortalecida a saúde financeira da empresa.
Preço de Vendas
Essa é uma das primeiras avaliações que deverá ser realizada. Pois, definir o preço de vendas deverá ser mais que uma ação técnica, precisará ser uma ação estratégica que considera fatores como:
- competitividade;
- lucratividade;
- visão do consumidor;
- posicionamento de mercado;
- procura pelos serviços ou produto.
Fluxo de Caixa
Não deverá atender apenas a elaboração do fluxo de caixa com a base nas informações operacionais, mas sim em realizar a projeção estratégica das negociações de compra e venda e também da estrutura de custos. Isso é relevante para o equilíbrio financeiro e para que os saldos continuem positivos.
Crescimento
Esse indicador é representado pela análise do patrimônio líquido. Nessa etapa, a análise financeira realiza um raio-x no patrimônio da empresa, analisando o crescimento não somente desse patrimônio, como também do volume de faturamento e até mesmo o aumento de toda estrutura empresarial.
É importante salientar que a gestão não deverá confundir o crescimento físico com o econômico. Embora possa existir um crescimento estrutural e também no volume de estoque, não necessariamente significa crescimento econômico.
2. Monitores os Indicadores Econômicos do negócio
Esses índices têm o objetivo de revelar a saúde da organização e também viabilizar comparativos de desempenhos, avaliando os resultados das alternativas tomadas em determinados períodos de tempo.
Pois, permite que o gestor avalie os eventuais erros, suas correções e soluções para minimizar os impactos econômicos na organização.
A seguir, alguns índices econômicos aos quais os gestores deverão se atentar para melhoria econômica|financeira do seu negócio:
Índice de Liquidez
Este analisa a capacidade da empresa para cumprir com suas obrigações.
Nem sempre uma empresa em boa situação financeira a longo prazo, apresenta esse mesmo resultado quando se trata do curto prazo. Tudo dependerá de como é o perfil de vencimentos da organização.
É no balanço patrimonial que o gestor encontrará as informações necessárias para essa análise.
A apuração ocorre inicialmente através da liquidez corrente, que relaciona o ativo com o passivo circulantes, resultando na longevidade da empresa.
Quando o índice é negativo, é necessário analisá-lo em conjunto com os demais indicadores, a fim de determinar os próximos passos e as medidas a serem adotadas.
- capital circulante;
- liquidez seca;
- liquidez geral.
Índice de endividamento
Tem como objetivo identificar qual o nível de endividamento da empresa e o impacto que as suas dívidas causam na saúde financeira do negócio, avaliando o volume das dívidas em relação ao seu capital.
É através dele que a empresa acompanha o quanto está sendo utilizado do capital de terceiros e o que é financiado pelo seu próprio capital.
Índice de prazo médio de pagamento
Esse índice calcula o prazo de dias que a empresa demora para liquidar suas dívidas ou obrigações com os fornecedores.
Índice de prazo de recebimento
Calcula o prazo de dias que a empresa demanda para receber o valor de suas vendas.
Agora é possível que você gestor juntamente com seu contador e sua equipe, implemente na empresa o processo de análise financeira.
Conclusão
É importante que compreenda que todas as empresas, mesmo que sejam pequenas, façam a análise periodicamente e lembre-se que a análise financeira é a chave do sucesso para sobrevivência no mundo dos negócios.
A análise financeira é mais que um simples registro. Ela será sua bússola e indicará o caminho que suas operações deverão seguir para se manter como modelo de saúde financeira.
Gostou do conteúdo? Se sim, confira mais textos em nosso blog.
Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!