Para se fazer uma boa gestão de uma empresa é importante que se tome decisões certeiras e que irão resultar no crescimento da empresa, para isso, elas devem se basear em dados e informações confiáveis.
Para que se tenha esses dados confiáveis, existem diversos métodos que podem ser utilizados, onde cada será mais eficiente para a reunião de determinados dados. Portanto, é muito importante para os gestores e administradores das empresas conhecerem muitos desses métodos.
A análise SWOT é um desses métodos e pode ser utilizado para observar os pontos positivos e negativos de um cenário em específico. Esta visão ampla permite que se promova uma tomada de decisão muito mais inteligente por parte da gestão da empresa.
Neste post vamos falar sobre essa análise SWOT e como ela pode te ajudar a criar projetos e tomar decisões com uma segurança muito maior da certeza de que se irá alcançar os resultados esperados.
O que é a Análise SWOT
A análise SWOT tem em seu nome a sigla em inglês dos termos para força, oportunidades, fraquezas e ameaças (Strengths; Oportunities; Weaknesses; Threats). Esses termos se apresentam em inglês dada a origem do conceito, sendo criado nos anos 60, por um consultor empresarial dos Estados Unidos, o Albert Humphfrey.
Sendo criada por Albert na Universidade de Stanford, a análise SWOT foi posteriormente aprimorada por um grupo de professores da Universidade de Harvard.
Sua aplicação se dá, principalmente, na gestão empresarial, onde a análise SWOT funciona como uma ferramenta básica para o planejamento estratégico. Os resultados obtidos com essa técnica são responsáveis pelo diagnóstico das vantagem e desvantagens que se terá ao iniciar um novo projeto, levando em conta as características do mercado, também as características específicas da empresa.
Podemos dividir a avaliação feita nesta análise entre o estudo do produto ou projeto que será lançado pela empresa e o comportamento que o mercado em que o novo produto ou projeto estará inserido irá apresentar.
Além disso, a análise SWOT também traz consigo um maior dinamismo à elaboração de estratégias, pois as informações que são inseridas em seu quando intuitivo é chamado de Matriz SWOT.
Essa matriz permite uma visualização muito mais fácil dos pontos negativos e positivos estudados durante a pesquisa, o que torna um quadro essencial para que se faça a determinação da viabilidade de uma possível medida inovadora.
Temos, portanto, que a análise estratégica visa a aplicação de um conjunto de ferramentas que irão permitir que se tenha uma visão mais ampla de como a empresa está funcionando, assim como o que precisa ser corrigido e quais os pontos fortes e fracos.
Como já foi dito, a análise SWOT conta com quatro conceitos principais: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Precisamos conhecer cada um desses campos para que possamos iniciar da forma correta a análise.
Forças
Temos como forças os pontos positivos do projeto, os grandes diferenciais que irão dar destaque ao produto quando se compara com a concorrência encontrada no mercado.
Utilizar material de qualidade e conhecidos pelo público na produção do novo produto é considerado força, já que dão uma maior garantia de qualidade para os consumidores.
Também podemos citar qualidades inerentes a empresa, onde caso se tenha uma empresa já renomada no mercado, ao lançar um novo produto o público terá uma maior aceitação, já que terá confiança na empresa.
Além disso, processos internos também podem ser destacados como pontos positivos da empresa. Processos automatizados, equipe unida e qualificada, apoio de investidores, são alguns exemplos desses processos internos.
Fraquezas
As fraquezas são os pontos negativos, sejam da empresa ou do produto, ao se comparar com os concorrentes que estão inseridos no mercado.
São considerados pontos que atrapalham o desenvolvimento do empreendimento. Não apenas os pontos que causam prejuízos e danos à marca, mas também aqueles que não permitem uma maior produtividade.
Atrasos com a entrega, máquinas e sistemas desatualizados, matérias-primas perecíveis e clientes há grandes distâncias, são exemplos do que pode ser considerado Fraquezas.
Oportunidades
As oportunidades são referentes ao comportamento do mercado, e não das características da empresa como os dois pontos anteriores. Essas oportunidades são definidas por meio de acontecimentos que podem ocorrer e abrir vantagem para o desenvolvimento do projeto.
As oportunidades não podem ser previstas ou influenciadas, mas se pode cogitar e fazer o máximo para estar preparado quando ela surgir. Por exemplo, uma empresa produz suco de laranja e em determinado dia um profissional renomado afirma que o suco de laranja pode ser utilizado para emagrecer, isso poderá gerar um grande crescimento nas vendas da empresa.
Ameaças
Assim como as oportunidades, as ameaças se referem a situações de mercado. Elas se tratam do oposto das oportunidades, ou seja, situações externas que não podem ser previstas ou influenciadas e podem acabar prejudicando o desenvolvimento do projeto.
Novas leis, câmbios e taxas, desastres naturais, entre outras situações, são exemplos de ameaças que podem surgir no mercado e irão afetar a sua empresa negativamente.
Qual a importância da análise SWOT para a sua empresa
A partir da obtenção dos resultados da análise SWOT, é possível passarmos para o próximo passo do planejamento estratégico, já que após a obtenção das informações sobre todos os aspectos que podem afetar o projeto é muito mais simples de se tomar a decisão de seguir com o projeto, ou se será necessário a execução de ajustes.
Para casos onde o planejamento não obtêm bons resultados na análise SWOT, não significa que necessariamente devemos descartar o projeto. Podemos usar a própria análise para identificar ajustes necessários, onde se identifica os aspectos que podem ser transformados para que se coloque o plano em ação.
Sendo possível também a realização de pesquisas aprofundadas sobre a concorrência, principalmente os pontos que possuem como vantagens ou desvantagens, tudo através da análise SWOT.
Logo, esta é uma ferramenta que pode ser aplicada em diversas empresas dos mais variados portes e segmentos. Onde apresenta um método simples e que pode ser utilizado no planejamento não só de novos produtos e serviços, mas também nos diversos setores da empresa.
Análise de Mercado
Para se fazer uma análise de mercado, é muito comum que se faça uma análise SWOT, pois ela permite um entendimento melhor e mais aprofundado do mercado atual, observando suas características, tendências e reação.
Já que se torna possível a avaliação de questões internas e externas, a análise SWOT é uma ferramenta que auxilia na contextualização da sua empresa em relação aos concorrentes e as exigências do consumidor.
Planejamento Estratégico
Já é sabido pela maioria dos empreendedores, a grande importância de se ter um planejamento estratégico de qualidade. Isto é, é necessário que se faça todo um planejamento baseado em dados para que se tenha certeza das decisões que serão tomadas para a empresa.
A execução do plano estratégico se torna muito mais fácil quando se tem acesso a todas as informações que se necessita. A análise SWOT tem grande importância nessa questão, já que além de reunir as informações, elas estão organizadas em um panorama de fácil interpretação.
Suporte à tomada de decisão
Assim como já foi citado, a gestão envolve diversas tomadas de decisão, para isso é necessário que se tenha acesso a dados importantes e confiáveis. Já que muitas das vezes não basta fazer uma escolha, mas sim contextualizá-la, e justificar a validade das estratégias para que outros setores compreendam.
Nesses casos, vemos a grande facilidade trazida pela aplicação da ferramenta SWOT, pois ela gera uma apresentação gráfica e intuitiva das motivações para que se possa tomar as decisões.
Conclusão
Temos, portanto, que essa é uma estratégia que fornece várias informações que podem definir se o produto terá sucesso ou não. No entanto, não se pode resumir a análise SWOT em um indicador da probabilidade de sucesso de um produto. A análise SWOT fornece à empresa informações de mercado, dos concorrentes, possibilidades de melhoria e assim dão aos administradores todas as informações necessárias para tomar as decisões que podem afetar diretamente o futuro da empresa.