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5 benefícios da gestão de processos que pequenas empresas precisam!

Não é de hoje que se fala sobre processos em meio a assuntos relacionados à gestão. E a cada dia que passa, é um assunto que tem se tornado mais recorrente e debatido no meio empreendedor. 

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, pequenas empresas têm se destacado, não somente pelos produtos ou serviços oferecidos, mas principalmente pelo valor que tem agregado aos seus clientes. E para isso, os processos precisam estar alinhados em todos os aspectos. 

Quando se trata da gestão da empresa, eles precisam ser aperfeiçoados e atualizados continuamente para que o negócio obtenha bons resultados e consiga não somente se estabilizar no mercado, mas também expandir de forma sustentável.

A gestão de processos é um conjunto de práticas que analisam e monitoram o fluxo de trabalho dentro de uma organização. É uma ferramenta com total impacto e controle do que está sendo produzido e oferecido para o cliente final. 

Gerir processos permite que a empresa promova a melhoria contínua de acordo com os objetivos, políticas e estratégias que atendam todas as partes interessadas: fornecedores, sócios, colaboradores e clientes. 

Por isso, é essencial entender a gestão de processos, como funciona e seus benefícios e com isso alavancar o sucesso do seu negócio. 

O que é gestão de processos?

Para entender melhor o conceito de gestão de processos, vamos reforçar o significado do processo para a organização.

Processo é toda ação ou conjunto de ações que leva ao cumprimento de um objetivo. Trata-se de conjuntos de atividades realizadas por pessoas ou equipamentos de uma organização.

Por exemplo: Em uma indústria automobilística, existe o setor de revisão.

O processo de revisão da montagem é composto por uma série de outros processos, chamados de secundários, que analisam se o produto está apto para ser disponibilizado para venda. 

É esse processo que irá garantir a qualidade e fazer a eliminação de falhas. 

A gestão de processos consiste no gerenciamento de um negócio através do controle de processos.  Ou seja, a gestão é feita através de uma visão sistêmica da organização. 

Ela busca otimizar os resultados de uma empresa, eliminando etapas desnecessárias, definindo, medindo, monitorando e melhorando os processos que se alinhem com os objetivos e estratégias da organização.

A principal função da gestão de processos é equilibrar e promover o alto desempenho de todos os processos de uma organização e a interação entre eles, com o intuito de atingir com sucesso os objetivos da empresa.

Dessa forma, uma empresa organizada e conectada através da gestão de processos, consegue entregar valor, alcançar melhores resultados, ter planejamento e previsibilidade, facilitando tanto a identificação de desvios como a capacidade de enxergar novas oportunidades e aplicar uma gestão de alta performance. 

Qual a importância da gestão de processos?

Se compararmos há anos atrás, o mercado tem ficado cada vez mais complexo e diversificado e com isso os clientes se tornaram mais exigentes ainda. 

Considerando esse cenário, a necessidade de aprimorar mais e mais a empresa e seus processos é ainda mais evidente.

Como seu foco é o aprimoramento contínuo, a gestão de processos ajuda a tornar todos os aspectos de negócio mais bem-sucedidos, alinhados, claros e organizados em todas as suas esferas. 

A gestão de processos é essencial para o controle dos processos enxergando-os como uma união para atingir objetivos específicos da empresa. Também é importante em outras situações, como:

  • Permite conhecer melhor o seu negócio;
  • Estabelece processos claros e bem definidos;
  • Mensura os resultados;
  • Confere a rapidez no processo de tomada de decisão;
  • Reduz custos;
  • Otimiza o tempo;
  • Aumenta a satisfação de clientes;
  • Padroniza os processos internos;
  • Verifica e sugere outro processo de oportunidade ou de mais-valia a organização;
  • Consolida e esclarece as funções e responsabilidades;
  • Distribui melhor os recursos;
  • Automatiza os processos.

5 benefícios da gestão de processos

Pequenas empresas são fadadas a terem um bom acompanhamento de sua gestão. Isso porque a grande maioria delas tem como objetivo crescimento empresarial e expansão. A gestão de processos é uma ferramenta chave para que isso ocorra de forma sustentável e com uma estrutura sólida para competir com empresas maiores. 

Além disso, existem diversos benefícios em fazer a gestão de processos. Iremos falar sobre os 5 deles:

  1. Otimização e melhor aproveitamento do tempo

Como a gestão de processos utiliza ferramentas para análise de dados, é possível identificar gargalos e/ou falhas nos processos e, assim, tomar medidas para otimizar os fluxos de trabalho e o tempo dos funcionários na execução das suas tarefas. Além disso, com os dados e informações geradas, é possível otimizar também o tempo para tomada de decisões gerenciais.

Com um processo modelado ou aperfeiçoado o resultado é ter o mínimo desperdício de tempo. É possível também explorar oportunidades de automação e os gestores e colaboradores tenham mais tempo para executar tarefas menos operacionais, focando nas demandas intelectuais, como por exemplo: as estratégias da empresa. 

  1. Aumento da produtividade

Da mesma forma que a empresa obtém ganho e melhor aproveitamento de tempo, ela aumenta a produtividade e a velocidade dos processos internos. O aumento de produtividade é válido tanto para os colaboradores, como para os processos organizacionais que ocorrem com maior agilidade.

Uma grande aliada para a gestão de processos, é uso de tecnologias digitais. De acordo com uma pesquisa do Senai, o uso da tecnologia nos processos gera aumento de cerca de 22% na produtividade de pequenas e médias empresas.

Outro fator para melhoria na produtividade, é que processos bem estruturados e padronizados fazem com que os colaboradores consigam entender melhor, agilizando as demandas e garantindo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado.

3. Redução de custos

Aproveitar melhor o tempo disponível já é, por si só, uma economia.

Porém, a gestão de processos organizacionais procura oportunidades de reduzir custos em frentes diversas: visualizando desperdícios, gastos desnecessários, atividades mal executadas, pessoas desnecessárias para execução das atividades, entre outros. Com isso, pode melhorar o desenvolvimento dos processos e gerar economias substanciais na empresa.

4. Satisfação dos clientes

Como vimos, a organização dos processos resultam na entrega de valor aos clientes. Ponto primordial para uma pequena empresa se tornar diferenciada das demais que já existem no mercado. 

Portanto, a análise de dados proporcionada pela gestão de processos possibilita  estruturar melhor os processos que resultam em impactos positivos para os consumidores capazes de gerar maior satisfação com a sua empresa, o que também gera maiores vendas e melhores resultados para seu negócio.

5. Melhora na tomada de decisão

Podemos afirmar que esse seja o principal aspecto da análise de dados relacionada à gestão de processos organizacionais. Afinal, com o mapeamento correto e na rapidez de disponibilizar as informações, podendo até chegar a ser em tempo real, os gestores podem tomar decisões mais ágeis e assertivas com informações confiáveis e precisas sobre a operação do seu negócio.

Viu quantos benefícios sua empresa pode ter com a gestão de processos mesmo estando num porte ainda pequeno?

A gestão de processos pode ser a chave que abrirão as portas para crescimento e expansão do seu negócio. Além de ser essencial para uma gestão de alta qualidade. Então, mapeei e implemente seus processos e faça a sua gestão de processos impulsionadora do seu negócio! 

  • novembro 8, 2021
  • 1:35 pm
  • Sem Comentários

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Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
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 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

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Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

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  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

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Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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