A ferramenta de gestão de processos Business Process Management (BPM) foi criada por volta dos anos 90, para aumentar o entendimento e a eficiência dos processos da empresa. Com ela podemos mapear processos, obter uma visão funcional e sistêmica.
Em uma adaptação do antigo BPM, a Consultoria Empresarial ELOGroup, parceira da UCJ, criou uma ferramenta mais atualizada, o Business Process Transformation (BTP).
Por meio de transformações nos processos de negócios, ele pode auxiliar sua empresa a atuar de uma maneira proativa e dinâmica no mercado.
Neste texto vamos entender o que era o BPM e conhecer melhor o BPT, a nova ferramenta que irá te ajudar a alavancar sua produtividade!
Mas afinal, o que é o BPM?
Em suma, o Business Process Management tem por objetivo a melhoria dos processos de um negócio utilizando métodos e ferramentas para analisar, modelar e controlar processos.
Antes de iniciar a utilização do BPM, é necessário mapear os processos. Após essa etapa, começa-se o ciclo de transformação.
BPM em 5 Etapas
- Definição: Primeiramente, temos a fase de definição. Nessa etapa, faz-se a identificação dos processos existentes e mapeamento de atores e donos desses.
- Modelagem: A próxima fase é de se modelar os processos e fazer com que esses se tornem tangíveis, levantando pormenores práticos como custos, materiais e pessoas.
- Simulação: Após a etapa de modelagem, é necessário testar as mudanças feitas através de simulações. É realizada uma análise para ver se tudo está de acordo com a estratégia e objetivos da empresa.
- Execução: Depois dos testes, realmente começa a execução dos processos atualizados e corrigidos. Se necessário alguns desses são automatizados e, então, é possível observar os ganhos das transformações.
- Monitoramento: Por fim, são criadas ferramentas para o monitoramento das atividades do negócio, com o intuito de passar todas as mudanças para a cultura e vivência empresarial. Desse modo, com o uso do BPM é possível aumentar a eficiência dos processos e, ademais, permitir uma evolução contínua.
E o que é BPT? ou Business Process Transformation
O BPT foi criado pela ELOGroup com a ideia de atualizar a lógica BPM, tendo como base as seguintes metodologias:
–BPM (Business Process Management): focar no processo de negócio como o centro do debate organizacional;
–LEAN Manufacturing: reduzir desperdícios no que tange à superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos;
–Six-Sigma: aperfeiçoar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos;
–Analytics: fazer análises por meio de dados, facilitando a tomada de decisão;
–Design Thinking: abordar problemas e propor soluções fora da caixa;
–Agile: propor ciclos curtos de transformação;
–Change Management: buscar pessoas engajadas nas mudanças.
Os 7 Princípios do BPT
Em suma, são 7 princípios que transmitem bem a lógica dessa ferramenta de gestão em qualidade:
- Visão ponta a ponta;
- Entregas contínuas;
- Orientações para ganhos;
- Método orientado ao desafio;
- Decisões orientadas por fatos e dados;
- Soluções exequíveis e práticas;
- Mão na massa.
É possível perceber que essas características tornam mais prático e tangível toda a análise processual já feita através do BPM. Isso traz mais vantagens para seu negócio e sistematiza toda a lógica de pensamento através do que é chamado de Rotas de Transformação.
Rotas de Transformação
A metodologia Rotas de transformação busca tirar as ideias do papel, testá-las e aplicá-las. Ela passa por 6 fases:
- Desafio: definir os resultados a serem alcançados, delimitar um escopo de atuação e identificar os principais stakeholders do processo.
- Imersão: construir um diagnóstico qualitativo e quantitativo da situação atual dos processos e identificar causas e dores.
- Solução: propor e priorizar as melhores soluções.
- Experimentação: Prototipar e testar soluções, dar feedbacks de aprendizado das soluções propostas.
- Implantação: colocar em prática as mudanças propostas.
- Estabilização: monitorar execução do processo e estabelecer uma gestão de rotina de processos para que todo o projeto de transformação não seja perdido com o tempo e entre em desuso.
Como exemplo da eficácia do BTP na obtenção de resultados mais expressivos, a UCJ já realizou um projeto de qualidade com foco em transformação de processos de negócio utilizando da metodologia BPT.
O projeto propôs e realizou mudanças em processos vitais de um dos setores do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). Os resultados foram muito positivos.
Seguindo os passos da metodologia Business Process Transformation, você empresário pode ficar mais tranquilo e seguro ao realizar mudanças em processos vitais de seu negócio.
Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre o BPM e o BPT. A ELOGroup oferece um curso completo sobre a metodologia, te capacitando melhor para implementar o BPT dentro de sua empresa.
Lembre-se de passar minuciosamente por cada etapa, desde o desafio até a estabilização. Estabelecer os resultados a serem alcançados e ferramentas de controle para medir o desempenho do processo é fundamental para uma boa transformação.
Adaptado de Texto escrito por Cristiano Ferreira – Consultor da UFMG Consultoria Jr.
Outros Artigos sobre Mapeamento de Processos: