Inovação é a palavra do momento no mundo dos negócios. Por isso, uma ferramenta muito utilizada é o Business Model Canvas, utilizada para desenvolver Planos de Negócio de forma visual!
Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o Busines Model Canvas. Como aprender a utilizá-lo para criar um Plano de Negócios e, ainda, conhecerá o Canvas de Proposta de Valor.
Essas são ferramentas que estimulam a inovação e a criatividade no seu trabalho! Continue lendo.
Você sabe o que é o Business Model Canvas?
O Business Model Canvas, ou, simplesmente Canvas, é uma ferramenta que busca, de maneira estratégica e visual, modelar um negócio inovador com potencial de projetar os empreendimentos do futuro. Diante disso, sua metodologia consiste em estruturar um quadro a partir de nove componentes principais. Sendo eles:
- Segmento de Clientes
- Proposta de Valor
- Canais
- Relacionamento com Clientes
- Fontes de Receita
- Recursos Principais
- Atividades Chave
- Parcerias Principais
- Estrutura de Custo
O Business Model Canvas se estrutura assim:
O modelo oferece diversas vantagens ao empreendedor. Como por exemplo, ganho na agilidade do processo estratégico. Já que é uma ferramenta flexível e de fácil compreensão. Ademais, ele pode ser alterado de acordo com a necessidade encontrada. Além disso, facilita a visualização, mostrando os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de tirar uma ideia do papel.
Conheça cada uma das etapas do Business Model Canvas
Como ilustrado acima, os 9 componentes do Business Model Canvas são divididos em 4 “macropartes”. Juntas, elas concentram todos os pontos importantes que sua empresa possui. Continue lendo e entenda como estruturar cada uma delas.
“Para quem?“
Qualquer negócio deixa de existir se não houver clientela suficiente para consumir tal produto/serviço. Por isso, é aqui que essa macroparte do Canvas atua – em toda interface entre a empresa e o cliente.
Por exemplo, enxergue a área de Marketing da sua empresa como a grande responsável pelo que foi dito acima. Importante, não é? Aqui vai uma breve descrição dos itens que compõem essa parte:
Relacionamento com o Cliente
Trata-se, basicamente, da maneira como o relacionamento com o cliente é feito e nutrido com o passar do tempo. Portanto, preencha com o intuito de manter os clientes retidos e conquistar cada vez mais mercado.
Segmento de Clientes
Faça essas perguntas: Quem é o seu cliente? Como ele se comporta? Onde se localiza? Essas são perguntas que representam esse item. Por isso, o público-alvo da sua organização deve estar bem definido para você saber quais são as suas necessidades e poder satisfazê-lo da melhor maneira possível.
Canais de Distribuição
Os Canais São as formas como a empresa consegue entregar sua proposta de valor. Diante disso, pense nos meios pelo qual os clientes podem acessar e obter informações sobre sobre os produtos/serviços ofertados. Por exemplo, pense no e-commerce, em pontos de vendas e vendedores autônomos.
“O Que?”
Nesta etapa, você precisa falar sobre a importância do valor agregado que seu produto/serviço deve ofertar aos clientes. Por isso, é aqui que você atende as necessidades das pessoas com o valor que seu produto/serviço tem. Ademais, detalhe como você se diferencia dos seus concorrentes.
Proposta de valor
Aqui, proposta de valor diz respeito aos produtos ou serviços ofertados pelo empreendimento em questão e como ele atinge o público. Entretanto, o valor de um produto não está ligado somente a seu preço de mercado ou sua composição. Por isso, o que gera valor agregado, que maximiza os lucros, é a capacidade de atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível.
“Como?”
Nesta etapa, trate da maneira como é feita a entrega dessa proposta de valor comentada anteriormente. Ou seja, o que é necessário para que os clientes-alvo recebam o que você produz para eles.
Desta forma, a composição dessa etapa é formada por três itens:
Atividades principais
Qual medida você tem que tomar para que sua empresa funcione? São essas ações que possibilitam o funcionamento do negócio. Além disso, em correlação com os recursos principais, elas possibilitam a criação de valor para o público.
Recursos principais
Os recursos principais, ou recursos-chave, são o que possibilitam a toda a criação e execução da proposta de valor. Eles podem ser ativos físicos (máquinas ou equipamentos de informática), financeiros, intangíveis (marcas ou patentes) e humanos.
Parcerias Principais
São as parcerias, sociedades ou alianças que empresas – em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo – utilizam umas com as outras para obtenção de melhores resultados.
“Quanto?“
Por fim, e não menos importante, a parte monetária do Business Model Canvas. Tratamos da estrutura de receitas e dos custos.
O setor financeiro tem interface com todas as outras células de uma empresa. Ele trabalha para dar rentabilidade e competitividade à entrega de valor da empresa.
Porém, para realizar um bom acompanhamento do desempenho financeiro da sua empresa, é preciso estabelecer bons indicadores de performance. Caso não tenha certeza sobre os seus indicadores, leia o nosso artigo sobre Indicadores Chave de Desempenho.
Estrutura de Custos
Representa todos os componentes que causam alguma consequência econômica na estrutura da empresa. Por isso, os empreendimentos podem adotar duas estratégias, uma de foco na geração de valor, outra na minimização dos custos. Estas são estratégias de diferenciação ou de liderança de mercado ao reduzir os custos.
Receitas
Nesta etapa, a receita é representada por tudo que é recebido dos clientes pela proposição de valor gerada a eles. Todas as fontes de receita, listando os principais produtos, receitas financeiras, patrocínios, etc.
As macroetapas se complementam. Por isso, é praticando as principais atividades e utilizando os recursos-chave, que a empresa oferece a sua proposta de valor para um segmento de clientes. Possibilitada por seus canais de distribuição, e gerando, assim, fontes de receita.
Agora, você já conhece tudo sobre o Business Model Canvas e pode começar a preencher o Canvas da sua empresa.
Se você tem uma preocupação grande com entender o seu cliente, continue lendo, pois vamos te apresentar o Canvas de Proposta de Valor. É um outro modelo que foca nos interesses do cliente em relação ao seu produto.
Baixe um Modelo do Business Model Canvas
Uma vantage do Business Model Canvas é trabalhar com a facilidade de distribuir e visualizar as ideias. Pensando nisso, nós disponibilizamos um modelo em PDF. Além disso, as dimensões do arquivo são grandes o suficiente para você imprimir em uma folha A3.
Faça o download agora:
Dica: Pegue caneta, post-its, adesivos. Depois, chame seus sócios e faça um brainstorming! Porque esse é um momento de anotar todas as informações importantes sobre a sua empresa no Canvas.
Com estas ferramentas à disposição, inovar não parece mais uma tarefa tão difícil e incerta. Não é mesmo?
Escrito por: Vitor Alexandre e João Melo, Consultores da UFMG Consultoria Jr.