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FALE COM UM ESPECIALISTA

Business Model Canvas: Tudo Sobre Essa Ferramenta de Plano de Negócios

Inovação é a palavra do momento no mundo dos negócios. Por isso, uma ferramenta muito utilizada é o Business Model Canvas, utilizada para desenvolver Planos de Negócio de forma visual!

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o Busines Model Canvas. Como aprender a utilizá-lo para criar um Plano de Negócios e, ainda, conhecerá o Canvas de Proposta de Valor.

Essas são ferramentas que estimulam a inovação e a criatividade no seu trabalho! Continue lendo.

Você sabe o que é o Business Model Canvas?

O Business Model Canvas, ou, simplesmente Canvas, é uma ferramenta que busca, de maneira estratégica e visual, modelar um negócio inovador com potencial de projetar os empreendimentos do futuro. Diante disso, sua metodologia consiste em estruturar um quadro a partir de nove componentes principais. Sendo eles:

  1. Segmento de Clientes
  2. Proposta de Valor
  3. Canais
  4. Relacionamento com Clientes
  5. Fontes de Receita
  6. Recursos Principais
  7. Atividades Chave
  8. Parcerias Principais
  9. Estrutura de Custo

O Business Model Canvas se estrutura assim:

O modelo oferece diversas vantagens ao empreendedor. Como por exemplo, ganho na agilidade do processo estratégico. Já que é uma ferramenta flexível e de fácil compreensão. Ademais, ele pode ser alterado de acordo com a necessidade encontrada. Além disso, facilita a visualização, mostrando os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de tirar uma ideia do papel.

Conheça cada uma das etapas do Business Model Canvas

Como ilustrado acima, os 9 componentes do Business Model Canvas são divididos em 4 “macropartes”. Juntas, elas concentram todos os pontos importantes que sua empresa possui. Continue lendo e entenda como estruturar cada uma delas.

“Para quem?“

Qualquer negócio deixa de existir se não houver clientela suficiente para consumir tal produto/serviço. Por isso, é aqui que essa macroparte do Canvas atua – em toda interface entre a empresa e o cliente.

Por exemplo, enxergue a área de Marketing da sua empresa como a grande responsável pelo que foi dito acima. Importante, não é? Aqui vai uma breve descrição dos itens que compõem essa parte:

Relacionamento com o Cliente

Trata-se, basicamente, da maneira como o relacionamento com o cliente é feito e nutrido com o passar do tempo. Portanto, preencha com o intuito de manter os clientes retidos e conquistar cada vez mais mercado.

Segmento de Clientes

Faça essas perguntas: Quem é o seu cliente? Como ele se comporta? Onde se localiza? Essas são perguntas que representam esse item. Por isso, o público-alvo da sua organização deve estar bem definido para você saber quais são as suas necessidades e poder satisfazê-lo da melhor maneira possível.

Canais de Distribuição

Os Canais São as formas como a empresa consegue entregar sua proposta de valor. Diante disso, pense nos meios pelo qual os clientes podem acessar e obter informações sobre sobre os produtos/serviços ofertados. Por exemplo, pense no e-commerce, em pontos de vendas e vendedores autônomos.

“O Que?”

Nesta etapa, você precisa falar sobre a importância do valor agregado que seu produto/serviço deve ofertar aos clientes. Por isso, é aqui que você atende as necessidades das pessoas com o valor que seu produto/serviço tem. Ademais, detalhe como você se diferencia dos seus concorrentes.

Proposta de valor

Aqui, proposta de valor diz respeito aos produtos ou serviços ofertados pelo empreendimento em questão e como ele atinge o público. Entretanto, o valor de um produto não está ligado somente a seu preço de mercado ou sua composição. Por isso, o que gera valor agregado, que maximiza os lucros, é a capacidade de atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível.

“Como?”

Nesta etapa, trate da maneira como é feita a entrega dessa proposta de valor comentada anteriormente. Ou seja, o que é necessário para que os clientes-alvo recebam o que você produz para eles.

Desta forma, a composição dessa etapa é formada por três itens:

Atividades principais

Qual medida você tem que tomar para que sua empresa funcione? São essas ações que possibilitam o funcionamento do negócio. Além disso, em correlação com os recursos principais, elas possibilitam a criação de valor para o público.

Recursos principais

Os recursos principais, ou recursos-chave, são o que possibilitam a toda a criação e execução da proposta de valor. Eles podem ser ativos físicos (máquinas ou equipamentos de informática), financeiros, intangíveis (marcas ou patentes) e humanos.

Parcerias Principais

São as parcerias, sociedades ou alianças que empresas – em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo – utilizam umas com as outras para obtenção de melhores resultados.

“Quanto?“

Por fim, e não menos importante, a parte monetária do Business Model Canvas. Tratamos da estrutura de receitas e dos custos.

O setor financeiro tem interface com todas as outras células de uma empresa. Ele trabalha para dar rentabilidade e competitividade à entrega de valor da empresa.

Porém, para realizar um bom acompanhamento do desempenho financeiro da sua empresa, é preciso estabelecer bons indicadores de performance. Caso não tenha certeza sobre os seus indicadores, leia o nosso artigo sobre Indicadores Chave de Desempenho.

Estrutura de Custos

Representa todos os componentes que causam alguma consequência econômica na estrutura da empresa. Por isso, os empreendimentos podem adotar duas estratégias, uma de foco na geração de valor, outra na minimização dos custos. Estas são estratégias de diferenciação ou de liderança de mercado ao reduzir os custos.

Receitas

Nesta etapa, a receita é representada por tudo que é recebido dos clientes pela proposição de valor gerada a eles. Todas as fontes de receita, listando os principais produtos, receitas financeiras, patrocínios, etc.

As macroetapas se complementam. Por isso, é praticando as principais atividades e utilizando os recursos-chave, que a empresa oferece a sua proposta de valor para um segmento de clientes. Possibilitada por seus canais de distribuição, e gerando, assim, fontes de receita.

Agora, você já conhece tudo sobre o Business Model Canvas e pode começar a preencher o Canvas da sua empresa.

Se você tem uma preocupação grande com entender o seu cliente, continue lendo, pois vamos te apresentar o Canvas de Proposta de Valor. É um outro modelo que foca nos interesses do cliente em relação ao seu produto.

Baixe um Modelo do Business Model Canvas

Uma vantage do Business Model Canvas é trabalhar com a facilidade de distribuir e visualizar as ideias. Pensando nisso, nós disponibilizamos um modelo em PDF. Além disso, as dimensões do arquivo são grandes o suficiente para você imprimir em uma folha A3.

Faça o download agora:

Dica: Pegue caneta, post-its, adesivos. Depois, chame seus sócios e faça um brainstorming! Porque esse é um momento de anotar todas as informações importantes sobre a sua empresa no Canvas.

Com estas ferramentas à disposição, inovar não parece mais uma tarefa tão difícil e incerta. Não é mesmo?

Escrito por: Vitor Alexandre e João Melo, Consultores da UFMG Consultoria Jr.

  • novembro 22, 2016
  • 10:00 am
  • 3 Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

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  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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 O QUE SÃO COOKIES?
 

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Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

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Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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