A todo tempo as tendências e ferramentas de gestão empresarial mudam. Elas estão sempre se atualizando e inovando para que a gestão possua ferramentas que possibilitem o crescimento organizacional.
Para haver um crescimento sustentável, as organizações precisam estar nutridas de soluções flexíveis e completas que possam se adaptar ao desenvolvimento das novas tendências e ferramentas que podem surgir depois. Esse depois pode ser em um curto espaço de tempo, por isso é importante estar sempre preparado.
Algumas mudanças iniciam-se através dos processos, que podem exercer transformações altamente inovadoras e importantes nas empresas.
Redução de custos, ganhos de tempo e experiência do cliente são quesitos que se tornam propulsores de tais transformações, capazes de gerar mais valor ao negócio e seus clientes e impulsionar o desenvolvimento do negócio.
A gestão por processos alavanca condições ideais para que novos sistemas sejam implementados, para ajustar fluxos de trabalho ou até mesmo propor melhorias nas estruturas organizacionais e com isso os resultados da empresa conseguem alcançar níveis muito melhores e o negócio tem condições de crescer.
Nesse post, iremos falar sobre os benefícios e como implementar o Business Process Transformation na sua empresa. Boa leitura.
O que é Business Process Transformation?
O Business Process Transformation – BTP é uma adaptação do antigo Business Process Management- BPM, que tem por objetivo a melhoria dos processos de um negócio utilizando métodos e ferramentas que analisam, modelam e controlam processos.
Traduzido do inglês para “gerenciamento da transformação do negócio”, trata-se de um complexo processo de mudança organizacional que tem o objetivo de alterar a maneira como a empresa se relaciona com os diversos componentes do ambiente econômico onde ela se encontra.
Gerenciamento de transformação de processos
O Business Process Transformation foi criado pela ELOGroup com o intuito de atualizar a lógica Business Process Management, que nada mais é que o Gerenciamento de Processos de Negócio.
O BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais das empresas.
O Business Process Transformation – BPT veio como evolução dessa abordagem diante da crescente necessidade de mudança e transformação rápida das empresas para se manterem competitivas e com condições de expansão e/ou crescimento.
O BPT tem as seguintes metodologias:
- BPM – Business Process Management – foco no processo de negócio como o centro do debate organizacional;
- LEAN Manufacturing – redução de desperdícios no que tange à superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos, tudo que está relacionado à operação da empresa;
- Six-Sigma – aperfeiçoamento sistemático dos processos ao eliminar defeitos;
- Analytics – análises por meio de dados capazes de a tomada de decisão;
- Design Thinking – abordagem de problemas e novas soluções;
- Agile – proposta de ciclos curtos de transformação;
- Change Management – busca por pessoas engajadas nas mudanças.
As metodologias funcionam como forma de nortear o processo de gerenciamento da transformação e facilitar a implementação para que haja bons resultados e os objetivos sejam alcançados.
Como deve ser conduzida o Business Process Transformation?
O Business Process Transformation é a transformação através da evolução planejada de um processo de negócio baseando-se nas metodologias e uma abordagem disciplinada para garantir que essa transformação no processo continue a atingir os objetivos do negócio mesmo diante da mudança na forma como os processos são executados.
Essa transformação propõe implementar o que foi construído na fase de análise e desenho de processos, levando em consideração os aspectos relativos à mudança no ambiente organizacional sendo orientada à melhoria contínua e otimização de processos.
É comum que a transformação de processos seja confundida com automação de processos, o que, na prática, não passa de um equívoco, pois trata-se de ferramentas diferentes.
É possível ter transformação de um processo de negócio sem necessariamente ter que realizar implementações ou desenvolver um sistema de informação para realizá-lo e seja alcançado os resultados.
Existe a transformação com viés de automação de processos no negócio, as realizadas através da implantação de sistemas ou melhorias em funcionalidades, que possibilitam a redução no tempo da execução do processo por meio da automação de tarefas, porém, com a possibilidade de intervenção humana quando houver existência de decisões críticas com maior impacto para o processo.
Os processos otimizados são aqueles que atingem as metas predefinidas em termos de eficiência e efetividade e alcançam os objetivos sem tanta intervenção humana, mas vale salientar que qualquer processo mesmo que automatizado requer em algum momento essa intervenção, afinal o processo pode interferir diretamente nas tomadas de decisões e nesse caso, as tomadas de decisões são realizadas pelo gestor.
As informações geradas na transformação são essenciais para decisões e melhorias na gestão do negócio.
Benefícios do Business Process Transformation
As transformações trazem diversos benefícios. O principal é o conhecimento sobre os principais pontos do seu negócio: operação, processos, colaboradores, gastos, etc.
Vivemos em uma era em que as mudanças acontecem tão rapidamente que é difícil até de acompanhar. Por isso, é tão importante está sempre atualizado e aberto a mudanças.
As transformações trazem força e competitividade ao negócio, trazendo também inovação que pode gerar ainda mais destaque no mercado. Afinal, transformar processos não se trata apenas de melhorá-los, mas sim de gerar mudanças que agreguem valor ao cliente e, consequentemente, à empresa.
Alguns benefícios que transformação dos processos do negócio pode trazer:
- Longevidade da organização;
- Melhoria nos resultados da empresa se tornando acima da média no mercado;
- Atratividade no mercado;
- Organização dos processos, entre outros.
Como implementar o Business Process Transformation
É uma demanda na qual muitas mudanças podem ser realizadas e isso envolve todo o time, ter objetivos desafiadores, contar com tecnologia e até mesmo reinvestir parte dos lucros.
O importante é entender que a maior parte das transformações não acontecem da noite para o dia e que é necessário bastante conhecimento do negócio.
Como já citamos acima, o primeiro passo para qualquer implementação é conhecer seu negócio e suas necessidades internas. O gerenciamento de processos é essencial para que ocorra da melhor forma sem prejudicar a operação do negócio e seja uma transformação realmente efetiva.
O processo de transformação é construído por meio de programas de melhoria contínua, dedicados a identificar e superar os gargalos existentes e dificuldades encontradas na empresa. Portanto, tem por objetivo melhorar continuamente.
Portanto, outro passo para mudança é saber o objetivo dela para que com a implementação consiga-se alcançá-los e também mensurar seus resultados.
A transformação é um tema que pode trazer muitas dúvidas e também medo para implementar, mas sem mudanças a empresa pode ficar para trás e perder participação no mercado. Por outro lado, se muda, pode superar seus concorrentes. Sendo assim, a transformação é vital para seu negócio.
Parece muita coisa, não é mesmo? Mas, não tenha medo. É mais simples do que parece. Então, se deseja se manter vivo e com destaque no mercado, mão na massa!