O que são os canais de marketing?
Os Canais de marketing compreendem os meios que são utilizados para realizar a distribuição de um produto, ou seja, consistem da forma como o produto é disponibilizado ao público.
O estabelecimento dos canais de marketing deve ser realizado com o intuito de se disponibilizar produtos ou serviços ao consumidor final de acordo com suas demandas e exigências.
Para conseguir alcançar os resultados esperados com a utilização dos canais de marketing é necessário definir primeiramente um plano de marketing de conteúdo.
Com o objetivo de se ter um plano de sucesso, é necessário conhecer suas personas além de saber quais são seus problemas. Dessa maneira, é possível produzir conteúdos adequados que lhes ofereçam valor.
Quais são os canais de marketing?
Os tipos de canal de marketing se referem à forma como esse processo acontece, que pode ou não contar com o trabalho de intermediários.
Os principais intermediários que atuam nos canais de marketing são:
Varejistas
Os varejistas podem ser donos de lojas, supermercados ou comércios específicos relacionados a produção, que realizarão a venda ao cliente final. Esse canal é mais utilizado por fabricantes que produzem bens de consumo como roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, etc.
Atacadista
O atacadista realiza compras em grandes quantidades diretamente do fabricante para revendê-la aos estabelecimentos industriais, outros comerciantes ou para varejistas. Por realizar compras em grandes quantidades, o atacadista consegue reduzir de parcialmente os custos do produto para o consumidor.
Distribuidor
Consiste no empreendedor que vende, armazena ou provê assistência técnica em uma determinada região. Em seu papel, o distribuidor realiza a compra e revenda de produtos. Como exemplo podem ser citados os distribuidores de bebidas.
Agentes
Os agentes são responsáveis por auxiliar com as transações entre todos os participantes do canal de marketing quando a distribuição do produto envolve mais de um intermediário.
Os canais de marketing podem ser divididos da seguinte maneira:
1. Vendas diretas
Englobam vendas que são realizadas diretamente entre o fabricante ou vendedor e consumidor final, sem a necessidade de agentes intermediários no processo.
Como exemplo, pode ser citada a interação existente entre um feirante que planta hortaliças e as vende ao consumidor final em pequenas feiras municipais.
2. Vendas por intermediários
São de vendas realizadas com auxílio de agentes intermediários e sendo caracterizada por não existir nenhuma interação entre aquele que produz o produto e o consumidor final. Dessa forma, os principais modelos que caracterizam essas vendas são: varejo, distribuidoras, atacado e revendedoras.
Por exemplo, uma empresa que produz balas, a qual, gastaria muito dinheiro para possuir lojas com o objetivo de vender o produto ao consumidor final.
Sendo assim, uma empresa que produz balas pode utilizar de pequenas lojas distribuídas pelo país para serem suas intermediárias no processo de venda das balas.
3. Vendas de distribuição dual
No processo de distribuição dual, o fabricante pode vender seus produtos diretamente ao consumidor final, ou utilizar os intermediários para isso.
Como exemplo, pode ser citado o comércio de smartphones, os quais podem ser adquiridos diretamente das empresas que os produziram ou então podem ser adquiridos em lojas que desempenham o papel de intermediárias realizando a revenda desses produtos.
Como definir o melhor canal de marketing para o seu empreendimento?
Para se definir qual é a melhor maneira do canal de marketing a ser utilizado em cada negócio, é necessário entender bem qual estratégia está mais alinhada ao produto a ser comercializado.
Para se alcançar os melhores resultados possíveis, é importante realizar ações como as elencadas abaixo:
- Avaliar mercados que podem trabalhados;
- Analisar necessidades, comportamentos e características dos seus clientes;
- Determinar as características essenciais do produto como dimensões, e graus de padronização para otimizar o transporte;
- Analisar a dispersão geográfica e consumo do produto;
- Avaliar as características que as empresas intermediárias envolvidas no seu canal devem possuir.
Além disso, é necessário realizar uma análise da integração entre os membros de cada canal, com o intuito de garantir que o produto chegue às mãos do consumidor no momento certo.
Como realizar a distribuição dos produtos:
Distribuição intensiva
Consiste no fabricante vender seus produtos através de todos os intermediários possíveis e deve ser utilizada no comércio de produtos que possuam baixo valor unitário agregado e uma grande frequência de compra. Dessa maneira, o produto sempre estará disponível aos consumidores.
Distribuição seletiva
Deve ser utilizada para a venda de produtos que possam ser comparados a outros similares.
Nessa opção o fabricante deverá vender seu produto para um grupo de intermediários selecionados, pois eles estarão preparados para vender o produto da melhor maneira e também para defender a marca produtora.
Distribuição exclusiva
Deve ser direcionada para a venda de produtos que demandam esforço especializado de venda. Nessa opção, é necessário que a empresa produtora escolha seus próprios revendedores, os quais, terão suas atividades bem controladas além de realizarem a distribuição exclusiva do produto.
Precisa de ajuda com os canais de marketing?
Devido ao grande número de canais de marketing disponíveis atualmente no mercado definir qual deles é o mais adequado tem se tornado cada vez uma tarefa mais complicada.
Mesmo assim, é de extrema importância fazer uso desses métodos para se alcançar seus consumidores de maneira efetiva.
Caso você precise de ajuda para uma estratégia de marketing efetiva para seu produto ou negócio, entre em contato conosco, podemos combinar um diagnóstico gratuito para te ajudar a entender melhor suas necessidades