Toda empresa que deseja manter a saúde dos próprios negócios em dia, sabe que é preciso ter sempre o seu capital de giro disponível.
E para isso acontecer, requer de você, empresário, plena atenção ao bom funcionamento desse ativo empresarial.
A importância do capital de giro na empresa reflete diretamente na boa administração da organização.
Pois, em caso de a empresa correr riscos desnecessários em momentos críticos do mercado, ou por fatores como problemas com pagamentos e dívidas recorrentes, será sempre menos prejudicial se a empresa tiver como contar com um bom capital de giro.
O que é capital de giro?
Também chamado de ativo circulante, o capital de giro de uma empresa representa todos os recursos que a mesma precisa para se manter em suas atividades funcionais, para que possa arcar com todos os custos fixos e variáveis do negócio.
De maneira prática, são todos os recursos que caso sejam necessários, serão utilizados para cumprir as obrigações financeiras e manter todo a operação empresarial em pleno funcionamento.
É também uma forma de nomear todas as contas financeiras que sua empresa movimenta cotidianamente para continuar funcionando. Ou seja, o valor que a empresa tem no caixa versus o que ela deve.
Como funciona o capital de giro?
Para saber como funciona o capital de giro da sua empresa, primeiro você precisa descobrir quanto de recursos se faz necessário por cada período da sua organização.
Isso quer dizer que você terá que fazer um cálculo de todo custo fixo mensal da empresa, juntamente com o cálculo do custo variável por mês.
Lembre que você não pode deixar de fora nenhuma despesa, independente se ela estiver atrelada as vendas ou a produção necessária para o seu produto ou serviço.
Após detectar esses valores e considerá-los, você precisará traçar uma média diária, para saber qual de fato ou aproximado será o seu custo por dia.
Muitos empresários aproveitam esse momento para fazer uma melhor utilização do capital de giro quando tem expresso esse valor.
Qual a importância dessa métrica para sua empresa?
O fator mais importante do capital de giro se baseia no quanto a empresa tem para que em caso de precisão possa sair de uma situação financeira embaraçosa ou até mesmo sanar alguma dificuldade emergencial.
Para isso, alguns especialistas aconselham que seja mantido um fluxo alto de capital de giro, o que determinará uma boa saúde financeira.
Isso quer dizer na prática, que se o capital de giro da sua empresa estiver com alto fluxo, com certeza sua empresa continuará em funcionamento por muito tempo e mantendo seus compromissos em ordem, sem precisar de empréstimos ou coisa do gênero.
Em contrapartida, empresas que possuem um capital de giro baixo, certamente estão mais fadadas a passar por riscos financeiros.
E em tempos de crise e instabilidade econômica são pré-requisitos que contam desfavoravelmente para a continuação de um bom funcionamento empresarial. Isso porque teriam menos recursos financeiros para suportar os problemas existentes.
Como calcular o capital de giro de uma empresa
Normalmente são diversos fatores que determinam o cálculo do capital de giro líquido (CGL) de uma empresa.
Mas, para isso, é uma operação matemática muito simples de se fazer. Desde que você diminua o que chamamos de ativo circulante (AC) do passivo circulante (PC), assim sendo:
- CGL = AC-PC
O passivo circulante compreende todas as despesas e custos fixos, aqueles que já estão programados e não há maneira de não serem realizados. Contas como:
- aluguel;
- contas a pagar;
- fornecedores;
- folha de pagamento.
Já o ativo circulante compreende todos os recursos que a empresa tenha disponíveis e que podem ser liquidados sem maiores problemas.
Geralmente ele tem uma relação diretamente proporcional a capacidade que a empresa tem de investir e cumprir seus compromissos. Estão enquadrados nele:
- contas a receber;
- aplicações financeiras que a empresa tem;
- valores constituídos nas contas bancarias.
Conclusão
Uma boa apresentação de saúde financeira como já vimos, reflete no capital de giro da sua empresa e isso consequentemente traz uma série de vantagens.
Uma das mais recorrentes são as que dizem respeito a financiamentos e empréstimos realizados pelas instituições financeiras.
Já que a principal garantia que essas instituições buscam é a certeza que sua empresa tenha em cumprir com o compromisso e realizar o pagamento dos saldos devedores.
Outra situação que você precisa ficar atento quanto ao cálculo do seu capital de giro é a gestão do seu fluxo de caixa. Afinal, se bem praticado e devidamente detalhado, isso facilitará e muito na hora dos cálculos.
Se sua empresa está iniciando, aí se faz ainda mais necessário que você tenha além de cuidado, atenção mais que redobrada.
Pois, como o faturamento ainda não é o ideal e os lucros ainda são poucos, o montante do seu capital de giro é que fará a diferença e manterá sua empresa menos vulnerável a riscos e problemas de ordem financeira.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é capital de giro e as implicações que ele tem sobre a saúde financeira da sua empresa, aproveite para pôr em prática tudo que aprendeu aqui e boa sorte nos negócios.
Nós podemos te ajudar, então basta entrar em contato clicando aqui.
E se gostou da leitura, confira outros conteúdos no nosso blog.